Que marcas você quer deixar no planeta? Calcule sua Pegada Ecológica.

CAPA - GERAL - EVENTOS - ARTIGOS - AÇÕES AFIRMATIVAS - CIDADÃO REPÓRTER - QUALIDADE DE VIDA - AGRO - ESPECIAIS - VIAJAR - VIVER BEM - ENDEREÇOS
VÍDEOS - FOTOS - AUTOS - SAÚDE - CULTURA - EDUCAÇÃO - CIÊNCIA - MEIO AMBIENTE - COMUNIDADES - METEOROLOGIA

BLOGS
- ARAGUARI | ARAXÁ | UBERABA | UBERLÂNDIA | MINAS | BRASIL | NÚCLEO DA MÚSICA
- CANAIS - YouTube | GoogleNews | Orkut | Twitter | Facebook | Flickr | LinkedIn
EXTRAS - QUEIMADAS - SINE - PROCON - DEFESA CIVIL - CEMIG - DMAE - CTBC - DETRAN'S - CINES - SOBRE NÓS - PARCEIROS | FALE CONOSCO | EXPEDIENTE | ANUNCIE | PRIVACIDADE


Ações Afirmativas

Alcoa mobiliza cerca de três mil funcionários em ação de cidadania no Brasil

Mês Mundial de Serviços Comunitários contará com mais de 50 eventos, distribuídos pelas 10 unidades da Companhia

Na Alcoa, em todo o mundo, Outubro é sinônimo de voluntariado e dedicação à comunidade. Neste mês, pelo terceiro ano consecutivo, os funcionários da Companhia participam do Mês Mundial de Serviços Comunitários. Nas 10 unidades da Alcoa no Brasil estão previstos mais de 50 eventos e a participação de aproximadamente três mil funcionários. Globalmente haverá mais 450 ações e a participação de 16 mil voluntários, em 25 países. O objetivo é comemorar e reconhecer o compromisso da Empresa com o trabalho voluntário de seus funcionários e colaboradores.

Franklin L. Feder, presidente da Alcoa América Latina e Caribe, lembra que o Mês Mundial de Serviços Comunitários concentra os esforços dos Alcoanos em todo o mundo, mas a contribuição às comunidades e a atuação voluntária dos funcionários da Empresa acontecem diariamente em todas as localidades onde a Alcoa atua.

Uma das atividades programadas para São Pauloserá a visita de 40 adolescentes do Projeto Sol à sede da Empresa, em 21 de Outubro. Os jovens participarão de atividades e palestras esportivas. Estão agendadas também ação comunitária no Lar da Mamãe Clory, plantio de mudas no Projeto Arrastão, bazar de instituições apoiadas pelo Instituto Alcoa e reconhecimento do trabalho voluntário feito pelos funcionários ao longo do ano.

Ações regionais - Em São Luís-MA, onde está localizada a fábrica do Consórcio Alumar, será realizado, em 17 de Outubro, o 3º Painel Comunitário de São Luís. Para o dia 16, além do reconhecimento dos voluntários, estão programadas visitas às instituições que receberam recursos da Alcoa Foundation e do Instituto Alcoa, com representantes do Conselho e Diretoria do Instituto Alcoa. Para finalizar as atividades da localidade, será realizada em 18 de Outubro uma ação comunitária no bairro do Maracujá, na Ilha de São Luis.

Em Itajubá-MG serão realizadas ações comunitárias, workshops e atividades pedagógicas. Giancarlo Tasso, gerente geral da unidade, fará o pronunciamento de abertura do Mês Mundial para os funcionários locais, em 6 de Outubro.

Uma oficina do programa Internethos (Rede de Responsabilidade Social Empresarial pela Sustentabilidade) e apresentações culturais e dos resultados das relações comunitárias serão alguns dos temas desenvolvidos pela unidade de Itapissuma-PE. Foram programadas também ação comunitária no abrigo Cristo Redentor, visita ao parque ecológico Centro do Peixe Boi e reconhecimento do trabalho voluntário feito pelos funcionários ao longo do ano.

Na unidade de Tubarão-SC também haverá intensa programação, distribuída em 15 dias de atividades. Serão apresentações teatrais, ações sociais e palestras. E visitas de jovens e crianças e doações de brinquedos serão algumas das atividades desenvolvidas com os comunitários dos municípios paulistas de Santo André e Sorocaba.

Os funcionários da fábrica de Poços de Caldas-MG farão o plantio de mudas de árvores, no Parque Municipal local, pintura de salas de aula na escola estadual Dr. Edmundo Gouvea Cardillo, inauguração de projetos comunitários e eventos de confraternização pelos resultados conquistados em 2007, por meio do Programa Bravo!, que destina o equivalente em reais a US$ 250 para cada instituição na qual um funcionário realiza, pelo menos, 50 horas de trabalho voluntário, fora do expediente de trabalho.

Em Juruti-PA haverá ação comunitária na escola Américo Pereira Lima e outra com brincadeiras, entrega de brinquedos e kits de higiene bucal para a comunidade rural do Batata.

Alcoa é referência em voluntariado

As ações voluntárias fazem parte da agenda de compromissos dos funcionários e colaboradores da Alcoa. Para incentivar ainda mais o voluntariado na Companhia, foi criada a Rede do Bem Alcoa (www.rededobemalcoa), com mais de 500 usuários cadastrados e diversas ações voluntárias desenvolvidas exclusivamente pelos funcionários e colaboradores da Alcoa.

O participante tem à disposição um espaço na rede (blog pessoal) para criar e administrar suas próprias ações voluntárias, compartilhando conhecimento e oportunidades. Todos podem divulgar as idéias e projetos, relatar suas experiências, participar de fóruns, convidar outros participantes, promover encontros, conhecer ações desenvolvidas por outros voluntários e pelo Instituto Alcoa, além de receber informações sobre a própria Rede do Bem Alcoa.

O site está aberto para os funcionários e colaboradores da Alcoa para troca de experiências e relatos, mas todas as pessoas podem acessá-lo para conhecer um pouco do trabalho realizado pelo time da Alcoa. Em 2009 o objetivo é abrir este espaço também para as instituições parceiras.

"Consideramos todas essas atividades bastante importantes para a nossa estratégia mundial de sustentabilidade, que inclui a participação ativa junto às comunidades onde atuamos. O diálogo, a troca de informações e demais atividades voltadas à responsabilidade social empresarial são sempre tratados com prioridade dentro da Alcoa", afirma Franklin Feder.

Sobre o Instituto Alcoa
Criado em 1990 no Brasil, o Instituto Alcoa tem como principal objetivo melhorar a condição de vida das comunidades onde a Companhia e suas subsidiárias atuam.

Sobre a Alcoa Foundation
A Alcoa Foundation, com sede nos Estados Unidos e criada em 1952, tem o objetivo de alocar recursos para projetos comunitários das unidades da Empresa em todos os países.

Sobre a Alcoa
Há 43 anos no Brasil, a Alcoa Alumínio S.A. é subsidiária da Alcoa Inc., líder mundial na produção e transformação do alumínio, que atua nos mercados aeroespacial, automotivo, embalagens, construção, transportes comerciais e no mercado industrial.
www.alcoa.com.br


13/10/2008
Ricardo Morato
www.cdicom.com.br
Material jornalístico protegido por direitos autorais - Proibido reproduzir sem autorização expressa dos detentores dos direitos

Ações Afirmativas

Brasil no Google Maps
no blog
Últimas do Farol no
Notícias no Google News Brasil


 

Arte Sexualidade Corporalidade