Doe para manter a versão nacional       Assine a edição local de Uberlândia

Nossos sites

Parceiros

Expediente

Políticas do Portal

Contribua para manter o Parque Nacional Serra da Capivara | Patrimônio Mundial pela Unesco
GERAL CADERNO 1 CADERNO 2 CADERNO 3
CADERNO 4 BLOGS LINKS ÚTEIS METEOROLOGIA

#zikazero | CLIQUE AQUI, SAIBA MAIS E PARTICIPE | #zikazero
A sociedade mobilizada para vencer a luta contra o mosquito

Instituto Eu Quero Viver
 
terça-feira, 8 novembro, 2011 10:12

Mercedes-Benz apresenta na FIMAI 2011 soluções ambientais com viabilidade imediata

 
 
 
Mercedes-Benz do Brasil
 
   
  As mais recentes ações da Mercedes-Benz neste campo estarão expostas na FIMAI 2011  
     

A Mercedes-Benz do Brasil mantém, há tempos, ampla sinergia entre o processo produtivo de seus veículos e a interação harmoniosa com o Meio Ambiente.

Como maior fabricante de caminhões e ônibus do mercado latino-americano, a Companhia atua de maneira incessante no desenvolvimento de avançadas tecnologias que possam garantir uma mobilidade mais eficiente e, ao mesmo tempo, diminuir impactos ambientais.

As mais recentes ações da Mercedes-Benz neste campo estarão expostas na FIMAI 2011 – Feira Internacional de Meio Ambiente Industrial e Sustentabilidade, promovida entre os dias 8 e 10 de novembro, no Expo Center Norte, na capital paulista.

Com olhar atento sobre as demandas ambientais, a Empresa antecipa o futuro e apresenta um pacote de soluções totalmente viáveis para implantação imediata. Entre as principais novidades estão as tecnologias BlueTec 5 e BlueEFFICIENCY, que equipam os veículos da marca, e os avançados testes em campo com combustíveis alternativos, como o diesel de cana.

Opções eficientes e sustentáveis
Em seu estande no evento, a Mercedes-Benz demonstra a exclusiva tecnologia BlueTec 5, presente nos motores que equipam a linha 2012 de veículos comerciais da marca. O novo atributo atende à próxima fase da lei ambiental brasileira, o PROCONVE P-7 (equivalente à norma europeia Euro 5) que exige a diminuição de 80% nas emissões de material particulado e de 60% nas emissões de Óxidos de Nitrogênio (NOx), em relação ao padrão atual.

O conceito BlueTec 5 permite redução comprovada dos níveis de emissão de poluentes. Essa tecnologia inclui a adição do ARLA 32 (Agente Redutor Líquido de NOx Automotivo) no escapamento do veículo para o processo de pós-tratamento dos gases por redução catalítica seletiva.

Os benefícios também estão presentes na forma de redução dos custos operacionais dos clientes. Os caminhões e ônibus equipados com o sistema BlueTec 5 garantem considerável economia no consumo de combustível e requerem manutenção em intervalos maiores de tempo.

O avanço tecnológico e o pioneirismo da Mercedes-Benz também estão presentes nos diversos testes com combustíveis alternativos. Além do uso do biodiesel, a Companhia prossegue com os testes em campo com o diesel extraído da cana-de-açúcar. Após experiências bem-sucedidas realizadas em parceria com a Amyris e a Petrobras na frota paulistana de transporte coletivo, a pesquisa pioneira está sendo aplicada no Rio de Janeiro, com 30 ônibus abastecidos com uma mistura de 30% de diesel de cana e 70% de diesel fóssil S-50 (proporção 50 ppm - partes por milhão de enxofre).

Já em seus automóveis de passeio (os modelos das Classes C, SLK, E, CL e S) e também nos modelos de furgão e van Sprinter, a Mercedes-Benz inseriu os motores CGI (Charged Gasoline Injection), com injeção direta de gasolina baseada no conceito BlueEFFICIENCY, tecnologia que alia excelente desempenho a significativas vantagens para o meio ambiente.

O sistema também está presente no modelo S 400 Hybrid, o primeiro veículo híbrido vendido no mercado brasileiro, lançado pela marca em 2009. O motor V6 a gasolina e o motor elétrico compacto tornam este sedã de luxo o mais econômico do mundo com motor de ciclo Otto. Além disso, este é o primeiro híbrido equipado com uma bateria de íon-lítio, especialmente eficiente e desenvolvida para uso automotivo.

Programação especial para os visitantes FIMAI
Este ano, a participação da Mercedes-Benz na feira contará com mais um atrativo. Trata-se de uma série de palestras realizadas no estande da marca (confira programação abaixo).

Entre os principais tópicos a serem abordados está o detalhamento sobre a Gestão Ambiental da Empresa, uma iniciativa alinhada às diretrizes da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) que visa a não geração, redução, reutilização, reciclagem, tratamento dos resíduos sólidos e disposição final ambientalmente adequada dos rejeitos.

Além disso, os colaboradores da Mercedes-Benz formam um time de profissionais plenamente consciente de sua responsabilidade ambiental. A filosofia da Companhia nesse sentido engloba as áreas produtivas e administrativas com práticas de sustentabilidade. Entre os destaques estão o ‘Projeto Produção Mais Limpa’ e as campanhas fixas com conduta diária em prol da preservação do meio ambiente.

Ao longo de sua trajetória, a Empresa também promove um conjunto de atividades direcionadas à comunidade visando despertar e ampliar a consciência em relação à necessidade de preservar a natureza.

Mercedes-Benz na FIMAI 2011
Local: Expo Center Norte - Pavilhão Azul
(Rua José Bernardo Pinto, 333 - Vila Guilherme - São Paulo – SP)
Dias 8, 9 e 10 de novembro de 2011, das 14 às 21 horas

Programação de palestras
(retirar senha para participação, no estande da marca, com 20 minutos de antecedência)

8 de novembro
16h - Gerenciamento de resíduos sólidos
17h - Biodiversidade
18h - Tratativa ambiental com concessionários
19h - Sustentabilidade

9 de novembro
16h - Cera a base d’água – benefícios da utilização
17h - Ecoeficiência
18h - Sustentabilidade
19h - Sustentabilidade

10 de novembro
16h - Programa para uso racional de água
17h - Programa de eficiente consumo de energia elétrica
18h - Gerenciamento de resíduos sólidos
19h - Biodiversidade

Ana Carolina Costa | Imprensa / Mercedes-Benz do Brasil

Material jornalístico de uso livre segundo as atribuições específicas de cada fonte exceto quando especificado em contrário. Fotos e textos podem pertencer a autores diferentes, sempre devidamente identificados. Créditos das fotos devem ser preservados. Nenhuma das fontes mantém qualquer vínculo comercial ou de outra ordem conosco. Em caso de dúvida, consulte. Leia também nossos Termos de Uso e Serviço | Preços, prazos, links e demais informações podem sofrer alteração e correspondem ao dia em que o material foi publicado sendo de responsabilidade da fonte original.

Considere contribuir com o nosso trabalho!!! Obrigado!!!

Últimas no FarolCom

Veja também

Mapas do Triângulo

Meteorologia

FarolCom no Twitter

FarolCom no Pinterest