CaldoQuantico Holopraxis CQL CreSentes DNAtos PARCEIROS EXPEDIENTE ANUNCIE PRIVACIDADE E USOS
 
Capa Geral Caderno 1 Caderno 2 Caderno 3 Caderno 4 Blogs Links Úteis Meteorologia
Instituto Eu Quero Viver

6ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

quinta-feira, 8 outubro, 2009 18:30

Ciência no Brasil: vem aí a sexta edição da Semana Nacional de C&T

 
Ministério da Ciência e Tecnologia

Evento, que este ano acontece de 19 a 25 de outubro, já conta com mais de oito mil atividades cadastradas O evento vai mobilizar instituições de pesquisa e ensino de todo o país em exposições e debates, todos gratuitos.

O tema desta edição é "A Ciência no Brasil". O objetivo da SNCT é despertar a atenção dos brasileiros para a ciência e tecnologia. O principal público-alvo são as crianças e os jovens, mas a Semana busca também apresentar para a população em geral as pesquisas científicas realizadas em todos os estados.

Para que isso aconteça, as mais de oito mil atividades - cadastradas no site da Semana até esta quinta-feira - serão realizadas por todo o país, mobilizando centenas de instituições. Entre as propostas, estão feiras de ciência em praças públicas, concursos, oficinas e palestras, visitas de pesquisadores às escolas, jornadas de iniciação científica, distribuição de cartilhas de divulgação científica e exibição de filmes e vídeos sobre assuntos relacionados com a ciência.

Esta é sexta edição do evento. A SNCT acontece anualmente em outubro, desde 2004, quando foi criada por decreto. Na primeira edição, 257 instituições, distribuídas por 252 municípios do país, promoveram 1.848 atividades. Já no ano passado, a Semana incluiu 10.859 eventos, promovidos por 755 instituições em 445 cidades - um crescimento de 487% em cinco anos.

A escolha do tema desta edição, "A Ciência no Brasil", deve-se ao fato de a maioria dos brasileiros não conhecer cientistas e instituições de pesquisa importantes no país. Pesquisa do MCT, realizada em 2006 e 2007, aponta que 85% das pessoas não sabiam citar nomes dessa área. Outro motivo da escolha é 2009 ser o ano de comemoração de dois importantes marcos científicos nacionais: a construção do primeiro balão brasileiro de ar quente, por Bartolomeu de Gusmão, e o centenário da descoberta da doença de Chagas, por Carlos Chagas.

A programação completa da SNCT pode ser consultada na internet, na página:
http://semanact.mct.gov.br

MCT


Material jornalístico passível de direitos autorais.
Fotos e textos podem pertencer a autores diferentes.
Antes de reproduzir por qualquer meio, consulte sobre autorização
Leia também nossos Termos de Uso e Serviço
Preços, prazos e links podem sofrer alteração e correpondem ao dia em que o material foi publicado

FarolCom no Pinterest
Ciência, Pesquisa e Tecnologia
6ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia
Brasil no Google Maps
Meteorologia