CaldoQuantico Holopraxis CQL CreSentes DNAtos PARCEIROS EXPEDIENTE ANUNCIE PRIVACIDADE E USOS
 
Capa Geral Caderno 1 Caderno 2 Caderno 3 Caderno 4 Blogs Links Úteis Meteorologia
Instituto Eu Quero Viver

6ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

quinta-feira, 8 outubro, 2009 19:10

Funed abre as portas para disseminação do conhecimento em ciência e tecnologia em saúde

 
Divulgação Funed
Escorpiões
 

Leia também:

Venenos raros e preciosos

 

Neste mês de outubro, a Funed receberá estudantes de escolas públicas e particulares na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, de 19 a 23 de outubro, com o tema “Animais peçonhentos – conhecer e não temer”.

A semana é realizada desde 2004 por iniciativa do Ministério da Ciência e Tecnologia e o tema deste ano é “Cientistas brasileiros”. Por meio de um edital divulgado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), mais instituições produtoras de conhecimento tiveram a oportunidade de participar com exposições e atividades em Minas Gerais, e a Funed se inseriu na programação, com atividades em sua sede, na Rua Conde Pereira Carneiro, 80, Gameleira.

A programação inclui atividades que estimulam os cinco sentidos – visão, audição, olfato, tato e paladar -, apresentando a ciência de forma lúdica. A exposição foi estruturada em forma de um passeio, com cerca de duas horas de duração, percorrendo as várias “estações” do conhecimento (confira abaixo). Espera-se receber, entre estudantes e funcionários, cerca de 1.500 visitantes, que vão poder conferir vídeos educativos; tocar em modelos de animais, com uma orientação especial para crianças e adolescentes com deficiência visual; informações sobre biodiversidade, conservação e biotecnologia e também um jogo de adivinhações para testar os conhecimentos aprendidos durante o trajeto.

Segundo a pesquisadora e bióloga Giselle Agostini Cotta, a proposta do evento é aliar conhecimento e conteúdo à diversão e ao prazer de aprender. “Queremos derrubar o mito de que animais peçonhentos são criaturas temíveis, mostrando que há diversas pesquisas para descobrir novos medicamentos a partir dos venenos. Esperamos que o esclarecimento de algumas dúvidas e a melhor compreensão do tema possam incentivar a formação de futuros cientista”, explica Giselle. “É uma forma de democratizarmos o conhecimento produzido aqui na Funed e levarmos as informações à comunidade”, comenta a pesquisadora e bióloga Flávia Cappuccio, uma das autoras do projeto. “A programação foi planejada de forma a permitir receber um grande público e, ao mesmo tempo, fornecer informação de qualidade”, ressalta Flávia. O horário de visitação para os servidores da Funed será de 12h às 14h.

Inscrições:
As escolas devem se inscrever até o dia 14 de outubro, pelo e-mail semana.cet@funed.mg.gov.br ou pelo telefone (31) 3371-9524. As visitas poderão ser agendadas entre 8h e 12h e de 14h às 17h. Só serão recebidos grupos com agendamento prévio.

Programação

Estação “Caminhos Percorridos”
Conhecendo um pouco mais dos 102 anos de trajetória da Fundação Ezequiel Dias (Funed), uma das maiores instituições públicas na área de saúde, ciência e tecnologia.

Estação “Morfologia”
Uma oportunidade para conhecer melhor a estrutura dos animais peçonhentos.

Estação “Toque aqui”
Toque e sinta algumas peças dos animais como chocalhos e pele. Trabalho especial que visa a inclusão dos estudantes com deficiência visual.

Estação “Abelhas”
Mostra a biologia de algumas espécies de abelhas e também a diversidade dos produtos originados da criação destes animais.
Estação “Diversidade e Conservação”
Conhecendo a biologia e a diversidade de serpentes, aranhas e escorpiões.

Estação “Venenos/Anti-venenos”
Saiba mais sobre os venenos animais: de que são constituídos, como e onde são secretados, qual sua função biológica, descobertas recentes sobre venenos e como eles têm sido utilizados na indústria farmacêutica.

Estação “Biotecnologia”
Informe-se sobre o ramo da ciência que pesquisa a utilização de técnicas envolvendo materiais biológicos em benefício da sociedade.

Estação “Brincar e Aprender”
Participe de um jogo de adivinhações onde você irá praticar o que aprendeu.

Fundação Ezequiel Dias
R. Conde Pereira Carneiro, 80 - bairro Gameleira
Belo Horizonte - MG / CEP 30.510-010
www.funed.mg.gov.br


Material jornalístico passível de direitos autorais.
Fotos e textos podem pertencer a autores diferentes.
Antes de reproduzir por qualquer meio, consulte sobre autorização
Leia também nossos Termos de Uso e Serviço
Preços, prazos e links podem sofrer alteração e correpondem ao dia em que o material foi publicado

FarolCom no Pinterest
Ciência, Pesquisa e Tecnologia
6ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia
Brasil no Google Maps
Meteorologia