início     cemig
Siga FarolCom on Twitter facebook youtube dmae
meteorologia whos ctbc
CAPA | GERAL | CADERNO 1 | CADERNO 2 | CADERNO 3 | CADERNO 4 | BLOGS | LINKS ÚTEIS
Instituto Eu Quero Viver
sexta-feira, 11 dezembro, 2009 13:14

Atividade Paranormal

   
  Divulgação  
   
  Assista o Programa Cinema & Vídeo  
   
 

Direção: Oren Peli
Roteiro: Oren Peli
Elenco: Katie Featherston (Katie), Micah Sloat (Micah)

Sinopse: Um casal é perseguido por um espírito demoníaco dentro de sua própria casa. Dispostos a desvendar o mistério que assombra suas noites de sono, eles instalam câmeras por toda a casa, com as quais captam as estranhas atividades paranormais que acontecem.

 

Atividade Paranormal é um filme de suspense extremamente simples e ao mesmo tempo inteligente. Mas para assistir uma produção como esta é muito importante que o público esteja atento a tudo que acontece e preste atenção em todos os detalhes, pois só assim o filme se torna interessante.

Falo isso por que infelizmente onde vi este filme a sala estava lotada e nela não havia nenhum segurança para retirar alguns adolescentes estúpidos que foram ao cinema fazer graça, gritar e contar piadinhas sem graça para atrapalhar a diversão de quem realmente estava interessado na história. Desculpem-me o desabafo, mas os responsáveis pelas salas de exibição deviam se atentar para isso e colocar funcionários para que filmes assim não sejam atrapalhados por gente baderneira e que não tem mais o que fazer.

Voltemos à análise crítica...

Sou fã de boas produções feitas de forma barata, simples, sem produções milionárias, sem nomes famosos no elenco e direção, mas que nos surpreendem a cada minuto e nos dão principalmente a liberdade de imaginação. E é exatamente isso que acontece com Atividade Paranormal. Um filme de apenas 11 mil dólares, feito por um programador de vídeo game sem nenhuma experiência cinematográfica, rodado em pouco mais de uma semana na casa do diretor, com dois atores desconhecidos e com apenas uma câmera que na maioria das vezes estava fixada em um tripé dentro de um quarto.

Todo o sucesso dessa simplicidade se deve a inteligência do diretor de deixar com que o público crie em sua imaginação todas as situações vividas pelo casal aterrorizado por um demônio durantes suas noites de sono. Vale destacar que em momento algum não vemos nenhuma criatura horripilante na tela. Apenas “rastros” de que ela realmente existe e está bem ali dentro daquela casa pronta para atacar suas vítimas. E isso é mais fantástico desse filme. Cada espectador imagina algo diferente vendo o mesmo filme.

O tempo todo o filme parece ser uma gravação caseira com a câmera balançando o tempo todo como aconteceu em bons filmes como Cloverfield, REC e A Bruxa de Blair. E os atores, mesmo sem nenhuma experiência nas telonas, se mostraram eficazes de realizar algo tão próximo à realidade que somos capazes de nos identificar com eles o tempo todo e sentir os mesmo medos e problemas enfrentados naquela casa.

NÃO LEIA SE NÃO VIU O FILME:

Infelizmente no ato final desta produção, que é sem dúvida o ponto chave e crucial do filme, o único defeito foi a transformação de Katie numa espécie de monstro que olha pra câmera com um rosto desconfigurado. Isso ficou ruim já que mesmo possuída por um demônio a sua face não precisava parecer com um bicho feio. Por causa de apenas uns 3 segundos finais esta produção se tornaria perfeita.

Nota 9

 

+ Cinema & Vídeo

Programação do cinemais em
Anápolis-GO | Cuiabá-MT
Guaratinguetá-SP | Manaus-AM
Marília-SP | Patos de Minas-MG
São José do Rio Preto-SP
Sertãozinho-SP | Tangará da Serra-MT
Uberaba -MG | Uberlândia-MG
 

Assista ao Cinema & Vídeo
mais recente aqui

Brasil no Google Maps