CALDOQUANTICOHOLOPRAXISCQLCRESENTESJANCOMFALE CONOSCO O GRUPOIMPRENSA 
CAPACIDADESEVENTOSARTIGOSAÇÕES AFIRMATIVASCIDADÃO REPÓRTER
QUARTA VIPESPECIAISVIAJARVIVER BEMENDEREÇOSQUALIDADE DE VIDA
METEOROLOGIASINEPROCON UBERLÂNDIAPONTO DE VISTA  
QUEIMADASDEFESA CIVILVÍDEOSHISTÓRIA 
  ANO 2 | UBERLÂNDIA | MG | BRASIL | FALE CONOSCO | EXPEDIENTE | ANUNCIE 
Que marcas você quer deixar no planeta? Calcule sua Pegada Ecológica.
Belo Horizonte
Criação de peixes será alternativa de renda para o Baixo Mucuri

BELO HORIZONTE (03/09/08) - A criação de peixes em tanques-rede como alternativa de renda para as comunidades dos municípios da região do Baixo Mucuri será discutida em Nanuque, nesta quinta-feira (4). O Instituto de Desenvolvimento do Norte e Nordeste de Minas Gerais (Idene) vai lançar as bases para a implementação de um pólo de piscicultura para essa região que visa ao desenvolvimento sustentável dos setores pesqueiros e aqüicolas localizados às margens de lagos e em pequenas propriedades rurais.

O programa de Implantação do Pólo de Psicultura do Baixo Mucuri Mineiro prevê a criação em cativeiro de peixes da espécie Tilápia do Nilo, em sistema intensivo e na transferência de tecnologia do cultivo. O projeto vai beneficiar cerca de 63 famílias de pescadores dos municípios de Nanuque, Serra dos Aimorés e Carlos Chagas, cidades da região do Vale do Mucuri.

Segundo a diretora de Programas e Projetos do Idene, Simone Pereira, a proposta de desenvolver a aqüicultura na região do Baixo Mucuri é de grande importância estratégica para o Nordeste do Estado, tendo em vista a condição econômica dos municípios desta região, além das poucas opções de trabalho e negócios que estimulem a reversão desta situação.

“O Governo de Minas, em parceria com o Ministério da Integração Nacional, vem propor mais essa linha de ação, na busca da redução das desigualdades e no incentivo à participação da população no planejamento e execução das políticas públicas. Em Nanuque vamos criar o comitê gestor do projeto que vai atuar em parceria com o poder público nas tomadas de decisão”, afirma.

Outras entidades como a Emater, Epamig e IEF, além das prefeituras municipais, serão parcerias na execução do projeto, que conta com cerca de R$900 mil de recursos dos governos estadual e federal. Inicialmente, serão instaladas 21 unidades produtivas, com capacidade de produção de 1200 kg de peixes/mês/unidade e, após a implantação do fluxograma de produção o potencial será de aproximadamente 300 toneladas/ano. O pescado produzido será transportado para as unidades de filetamento de peixes para posterior comercialização para as demais regiões dos Estados do Espírito Santo e Minas gerais.

Para a secretária de Estado Extraordinária para o Desenvolvimento dos Vales do Jequitinhonha, Mucuri e do Norte de Minas, Elbe Brandão, o projeto deve assistir pescadores e agricultores familiares enfatizando o aproveitamento dos recursos hídricos regionais. “Com esse projeto vamos potencializar e fortalecer os arranjos produtivos locais, além de gerar trabalho e renda para as mulheres, melhorar a vida do pequeno produtor rural e fortalecer a economia, diz.


04/09/2008
Agência Minas
LINK ORIGINAL
Material jornalístico protegido por direitos autorais - Proibido reproduzir sem autorização expressa dos detentores dos direitos
no blog
Últimas do Farol no
Notícias no Google News Brasil


outros destaques:

Educação e Prevenção Contra o Fogo

Luiz Humberto Carneiro representa Antônio Anastasia em solenidade

Fosfértil terá que contratar mais de 100 pessoas com deficiência

Itaipu apresenta veículo elétrico para catadores no 7º Festival Lixo e Cidadania, em Belo Horizonte (MG)


Anuncie no Caderno Brasil
R$ 380,00
por 6 meses

 
+ SOBRE O TEMPO
AGENDA
Caderno Comunidades


Exibir mapa ampliado