Contribua   Assine   ou Acesse nossa campanha no Apoia-se

Nossos sites

Parceiros

Expediente

Políticas do Portal

Contribua para manter o Parque Nacional Serra da Capivara | Patrimônio Mundial pela Unesco
GERAL CADERNO 1 CADERNO 2 CADERNO 3
CADERNO 4 BLOGS LINKS ÚTEIS METEOROLOGIA

#zikazero | CLIQUE AQUI, SAIBA MAIS E PARTICIPE | #zikazero
A sociedade mobilizada para vencer a luta contra o mosquito

Instituto Eu Quero Viver
domingo, 27 março, 2011 23:00

Superagro 2011 vai premiar o melhor queijo minas artesanal

IMA/arquivo
Queijo Minas artesanal

Produto tipicamente mineiro, o queijo minas artesanal terá um concurso na Superagro 2011, abrangendo a produção das cinco regiões onde o produto é hoje caracterizado, representadas pelo Serro, Canastra, Araxá, Cerrado e Vertentes.

Serão avaliados os quesitos textura, cor, consistência, sabor, aroma e apresentação (formato e acabamento). O concurso é uma parceria entre a Secretaria de Estado de Agricultura de Minas (Seapa), Emater-MG e o sistema cooperativista de Minas (Ocemg e Sescoop-MG).

A Emater-MG vai realizar previamente concursos municipais e regionais que irão selecionar os 21 melhores queijos das cinco regiões. Ao final, durante a Superagro, em 3 de junho, serão premiados os três melhores produtos.

Os objetivos do concurso são promover e valorizar o queijo minas artesanal dos produtores cadastrados no Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA); incentivar a produção com qualidade e, por meio da divulgação, buscar novos mercados e consumidores para o produto, informa a assessora da Superintendência de Segurança Alimentar e Apoio à Agricultura Familiar da Secretaria, Luciana Siqueira Rapini.

O júri que vai escolher os vencedores será formado por representantes de instituições públicas com conhecimento técnico sobre a qualidade do queijo minas artesanal. A Secretaria de Agricultura de Minas estima que cerca de 30 mil produtores rurais mineiros produzam aproximadamente 11 mil toneladas de queijo minas artesanal por mês.

Multimostra do agronegócio mineiro - A Superagro será realizada de 25 de maio a 5 de junho, no complexo Parque de Exposições da Gameleira e Expominas, em Belo Horizonte. A Feira é uma realização do governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) e Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), junto com a iniciativa privada, representada pela Federação da Agricultura e Pecuária de Minas (Faemg) e Sebrae-MG.

A programação da Superagro 2011 inclui a Feira de Pesca, Aqüicultura, Náutica e Turismo (Superpesca); 15ª. Expocachaça, 2ª. Expovet e a tradicional Exposição Estadual Agropecuária , na sua 51ª. edição. E ainda, o 16º. Encontro Nacional de Educação Sanitária e Comunicação (Enesco) e o Ciclo de Aulas Técnicas, voltado para estudantes de áreas afins ao agronegócio.

www.superagro2011.com.br
superagro@ima.mg.gov.br

Vanúsia Duarte | Result

Veja também o que publicamos sobre queijo

Material jornalístico de uso livre segundo as atribuições específicas de cada fonte exceto quando especificado em contrário. Fotos e textos podem pertencer a autores diferentes, sempre devidamente identificados. Créditos das fotos devem ser preservados. Nenhuma das fontes mantém qualquer vínculo comercial ou de outra ordem conosco. Em caso de dúvida, consulte. Leia também nossos Termos de Uso e Serviço | Preços, prazos, links e demais informações podem sofrer alteração e correspondem ao dia em que o material foi publicado sendo de responsabilidade da fonte original.

Documento sem título
Considere contribuir com nosso trabalho

Últimas no FarolCom

Veja também

Mapas do Triângulo

Meteorologia

FarolCom no Twitter

FarolCom no Pinterest