CaldoQuantico Holopraxis CQL CreSentes DNAtos PARCEIROS EXPEDIENTE ANUNCIE POLÍTICA DE PRIVACIDADE

início     cemig
Siga FarolCom on Twitter facebook youtube dmae
meteorologia whos ctbc
CAPA | GERAL | CADERNO 1 | CADERNO 2 | CADERNO 3 | CADERNO 4 | BLOGS | LINKS ÚTEIS
  Instituto Eu Quero Viver
sexta-feira, 6 janeiro, 2012 21:56

Meteorologia prevê ocorrência de mais chuvas em Minas nos próximos dias

 
 
 
Lúcia Sebe/Secom MG
 
   
  Frente fica estacionada no Estado até terça-feira, aumentando riscos  
     

O serviço de meteorologia está prevendo fortes chuvas em quase todo o Estado a partir desta sexta-feira (6). Em função deste alerta, o governador Antonio Anastasia determinou que fiquem de prontidão a Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros, o Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG) e a Copasa, para que dêem absoluta atenção e assistência em caso de agravamento ocasionado pelas chuvas.

“Há um alerta para esse próximo final de semana, detectado tanto pelo nosso serviço meteorológico da Defesa Civil do Estado como também pela Defesa Civil Nacional, e também reforçado pelos senhores ministros. Estou determinando às unidades da Polícia Militar e especialmente do Corpo de Bombeiros, o regime de prontidão a partir de agora, para dar toda atenção no caso de se confirmar essas previsões. Há a possibilidade de chuvas fortes, especialmente na Zona da Mata e na região Central, onde o solo ainda está muito encharcado. Peço o apoio da imprensa para alertar as pessoas para que tenham uma atenção redobrada a partir desse final de semana até a próxima terça-feira. As nossas unidades do DER e da Copasa também devem ficar de prontidão absoluta para dar assistência no caso de eventual agravamento”, ressaltou o governador.

De acordo com o meteorologista Ruibran dos Reis, do Minas Tempo, as chuvas atingirão quase todo Estado e podem ocasionar novos deslizamentos. “Uma frente fria está se formando em Minas Gerais (a pressão atmosférica está caindo gradativamente) e ficará estacionada no Estado até a próxima terça-feira (10), provocando fortes chuvas. Possivelmente, de hoje até terça teremos entre 100 a 150 milímetros de chuva. As regiões que podem ser mais afetadas são região Central, região Metropolitana de Belo Horizonte, Campo das Vertentes, Sul de Minas, Zona da Mata e parte da região Leste, próxima ao município de Caratinga. Como o solo já está totalmente saturado, o risco de deslizamentos é muito alto, independente do volume de chuva que cair. Atenção especial para os municípios de Sabará, Nova Lima e Ouro Preto”, explica Ruibran.

O ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra também emitiu seu alerta. “Os alertas meteorológicos indicam que a partir da madrugada do domingo até terça-feira teremos chuvas mais intensas em Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro. A instalação do grupo de monitoramento e acompanhamento do governo federal é uma iniciativa nova, está atuando não só em Minas, como no Espírito Santo e no Rio de Janeiro, de forma articulada com a Defesa Civil dos Estados. Isso para que, ao receber os alertas, possam prevenir as populações e, em caso necessário, evacuar, deslocar as populações para que a gente alcance o objetivo de evitar a perda de vidas humanas e, sobretudo, mitigar os danos materiais”, explicou Bezerra.

A população também poderá acompanhar a atualização dos avisos meteorológicos em Minas Gerais por meio do boletim emitido pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec) diariamente (www.defesacivil.mg.gov.br).

via Agência Minas

Avisos:
Banco do Brasil abre conta para receber doações em solidariedade às vítimas das chuvas em Minas Gerais. Ag. 1229-7 Conta-corrente 64.529-x Servas e Defesa Civil lançam campanha de solidariedade às vítimas das chuvas
ALMG recolhe donativos para vítimas das chuvas em Minas SES cadastra voluntários para atuarem na Força Estadual de Saúde
Leia outras notícias sobre as chuvas em Minas Gerais no Especial: Chuvas MG 2012


Material jornalístico passível de direitos autorais. Fotos e textos podem pertencer
a autores diferentes. Antes de reproduzir por qualquer meio, consulte sobre autorização

Minas

Brasil no Google Maps
Grupos do Google
Participe do grupo Farol Comunitário
E-mail:
Visitar este grupo