Contribua   Assine   ou Acesse nossa campanha no Apoia-se

Nossos sites

Parceiros

Expediente

Políticas do Portal

Contribua para manter o Parque Nacional Serra da Capivara | Patrimônio Mundial pela Unesco
GERAL CADERNO 1 CADERNO 2 CADERNO 3
CADERNO 4 BLOGS LINKS ÚTEIS METEOROLOGIA

#zikazero | CLIQUE AQUI, SAIBA MAIS E PARTICIPE | #zikazero
A sociedade mobilizada para vencer a luta contra o mosquito

Instituto Eu Quero Viver
segunda-feira, 13 fevereiro, 2012 22:56

Frutas e cachaça de Minas na Fruit Logística 2012

Entre os rios São Francisco e Verde Grande, existe uma grande projeto de gricultura irrigada, que reúne o Governo Federal, o Governo Estadual, a iniciativa privada e agricultores familiares. A região do Jaíba tem hoje destaque internacional pela qualidade dos seus produtos.

A história remonta aos anos 1950 e você pode saber os detalhes na página do projeto na internet e nos links do final da matéria.

Pela terceiro ano consecutivo produtores e exportadores mineiros estiveram em Berlim, na Alemanha, promovendo as frutas da região do Jaíba e cachaça de Minas Gerais durante a Fruit Logistica 2012, principal feira do setor de frutas, verduras e legumes e porta de entrada para todo o mercado europeu.

A Central Exportaminas coordenou a delegação mineira durante a feira. O estande mineiro, localizado no "Brazilian Fruit", pavilhão oficial do Brasil organizado pelo Ibraf (Instituto Brasileiro de Frutas), em conjunto com a Agência Brasileira de Promoção das Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), recebeu a visita de centenas de compradores internacionais, autoridades e imprensa especializada.

Missão Comercial
A promoção comercial de produtos de Minas Gerais continuará neste mês de fevereiro. Entre os dias 12 e 16, a Central Exportaminas participa da Missão Empresarial do Brasil ao Oriente Médio, Arábia Saudita e Emirados Árabes liderada pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), a Câmara de Comércio Árabe Brasileira (CCAB) e a Confederação Nacional da Indústria (CNI).

O objetivo é contribuir para a ampliação do fluxo comercial, promovendo as exportações brasileiras e auxiliando as empresas no seu processo de internacionalização. Participarão da missão a coordenadora de Comércio Exterior da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SEDE), Elisabete Seródio; o diretor da Central Exportaminas, Ivan Barbosa Netto; consultores de investimentos do BDMG e as empresas Café Fazenda Caeté (café individual preparado por imersão) e Maricota (massas e alimentos congelados), além da Associação dos Fruticultores do Norte de Minas - Abanorte e de representantes da CeasaMinas.

Gulf Food
Pelo terceiro ano consecutivo, a Central Exportaminas vai liderar missão de Minas Gerais à GulFood, maior feira de alimentos e bebidas do mundo árabe e principal porta de entrada para os mercados do Oriente Médio e Norte da África, que será realizada em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, entre os dias 19 e 22 de fevereiro. A Central Exportaminas coordenará o estande Minas Gerais no pavilhão oficial do Brasil, organizado pelo Instituto Brasileiro de Frutas (Ibraf) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), sob a identidade visual BrazilianFruit. Participam da 17ª edição da feira empresas associadas à Abanorte (Associação dos Fruticultores do Norte de Minas), a TranscomexGG, o Grupo Borborema, Ceasa Minas e Café Fazenda Caeté.

 
divulgação/Central Exportaminas
 
   
  Da esquerda para a direita: Darcy Glória (presidente da Aslim); Jorge Luis Raymundo de Souza (presidente da Abanorte); Elisabete Serodio (coordenadora Especial de Comércio Exterior da SEDE); Ivan Barbosa Netto (diretor da Central Exportaminas); Elmiro Nascimento (secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais); Claudio Luiz Oliveira (Sebrae-MG) e Lucas Scarascia (Superintendente de Gestão dos Mercados Livres dos Produtores Rurais da Seapa)  
     
     
 
Dentre as autoridades presentes no estande de Minas Gerais, estiveram as ministras da Agricultura de Portugal, Assunção Cristas, e da Alemanha, Ilse Aigner. Visitantes e autoridades puderam conhecer as frutas e a cachaça mineiras, além de degustarem a famosa caipirinha, feita na hora com a cachaça Pendão, produzida e engarrafada em Itatiaiuçú, a 70 km de Belo Horizonte.

Durante a feira, a Embaixada do Brasil em Berlim ofereceu uma recepção à delegação de Minas Gerais que, segundo a coordenadora especial de Comércio Exterior do Governo de Minas, Elisabete Serodio, "de grande valia para a aproximação entre o governo federal e os empresários mineiros".

"Participaram da delegação mineira 32 empresários e produtores de frutas da região do Jaíba, alguns deles pela primeira vez e outros com o objetivo de conhecer novos mercados para seus produtos", afirma o diretor da Central Exportaminas, Ivan Barbosa Netto, presente na feira. Também participam da missão o Secretário de Agricultura de Minas Gerais (Seapa), Elmiro Alves do Nascimento, a Coordenadora Especial de Comércio Exterior da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SEDE), Elisabete Serodio, o Superintendente de Gestão dos Mercados Livres dos Produtores Rurais da Seapa, Lucas Scarascia, o diretor geral do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), Altino Rodrigues Neto, a analista de comércio exterior da Exportaminas Andressa Borges, os técnicos do Sebrae-MG Claudio Luiz Oliveira, Claudio Wagner de Castro, Jadilson Ferreira Borges e Raquel Brasil, o aluno do curso de Relações Internacionais do Centro Universitário Newton Paiva Wellington Corelli, além de produtores e empresas de grande, médio e pequeno porte do Norte de Minas como Brasnica, Benassi, Grupo Borborema, Aslim e Abanorte, entre outros.
 
     

via Márcia França de Azevedo | Imprensa SEAPA

Leia também:

Reforma agrária avançou, mas ainda encontra desafios

Crédito e extensão rural: desafios da agricultura familiar

Professor aponta entraves no avanço da agricultura familiar

Novo Plano Safra traz esperança para a agricultura familiar

Autoridades destacam desafios da agricultura familiar

Eficiência Energética no Jaíba

Agricultura familiar se prepara para exportar manga palmer

Região do Jaíba receberá R$ 30 mi em investimentos para infraestrutura

Marca "Jaíba" certifica fruticultura do Norte de Minas

Programas transformam vidas no Norte de Minas

Barragens viabilizam convivência com a seca

Frutas e cachaça de Minas na Fruit Logística 2012

Assentados em Uberlândia receberam curso de plantio de hortaliças

Exportaminas coordena participação de produtores do Jaíba na Fruit Logística

Para tirar agricultores familiares da informalidade

Novas regras para a agroindústria caseira rural beneficiam pequenos produtores

Produção de oleaginosas pela agricultura familiar será ampliada no Estado

Banana orgânica do Jaíba alcança o mercado de São Paulo

Missão mineira participa de feira internacional de frutas em Berlim

Anastasia autoriza troca de sistemas de irrigação em Jaíba

Material jornalístico de uso livre segundo as atribuições específicas de cada fonte exceto quando especificado em contrário. Fotos e textos podem pertencer a autores diferentes, sempre devidamente identificados. Créditos das fotos devem ser preservados. Nenhuma das fontes mantém qualquer vínculo comercial ou de outra ordem conosco. Em caso de dúvida, consulte. Leia também nossos Termos de Uso e Serviço | Preços, prazos, links e demais informações podem sofrer alteração e correspondem ao dia em que o material foi publicado sendo de responsabilidade da fonte original.

Documento sem título
Considere contribuir com nosso trabalho

Últimas no FarolCom

Veja também

Mapas do Triângulo

Meteorologia

FarolCom no Twitter

FarolCom no Pinterest