Doe para manter a versão nacional       Assine a edição local de Uberlândia

Nossos sites

Parceiros

Expediente

Políticas do Portal

Contribua para manter o Parque Nacional Serra da Capivara | Patrimônio Mundial pela Unesco
GERAL CADERNO 1 CADERNO 2 CADERNO 3
CADERNO 4 BLOGS LINKS ÚTEIS METEOROLOGIA

#zikazero | CLIQUE AQUI, SAIBA MAIS E PARTICIPE | #zikazero
A sociedade mobilizada para vencer a luta contra o mosquito

Instituto Eu Quero Viver
quinta-feira, 16 agosto, 2012 22:23

Riquezas de Minas mostra o morango, o azeite e o café

Reprodução
Nova série de reportagens mostra a produção de morango, azeite e café em Minas

Sul de Minas apresenta suas riquezas em nova série de reportagens

A Agência Minas apresenta uma série de reportagens sobre as riquezas da região Sul de Minas Gerais.

O Sul é uma das regiões mais ricas do Estado. Tem um Produto Interno Bruto acima de R$ 12 bilhões, o que representa 14% do PIB estadual. A exportação também é um grande negócio, o Sul de Minas é o segundo maior exportador do Estado.

Nossa equipe foi a fazendas em Pouso Alegre, Lavras e Maria da Fé para mostrar técnicas avançadas de produção, novas tecnologias e produtos que até pouco tempo atrás não eram cultivados em nosso Estado. Assista os vídeos abaixo

A primeira reportagem é sobre a produção de morango
O Estado é responsável por 65 % da safra nacional e Pouso Alegre é a campeã no cultivo. Técnicos da Emater orientam os agricultores a ter produtividade sem agredir o meio ambiente. A fruta é produzida o ano inteiro garantindo renda a muitas famílias.

A segunda reportagem é sobre o azeite
Nossa equipe foi até Maria da Fé, um dos lugares mais frios do Estado. A temperatura, que chega a menos 4 graus, favorece o cultivo das oliveiras. A fazenda experimental da Epamig é referência no Brasil em pesquisas para a produção de azeitona e azeite de oliva.

O Governo de Minas investiu meio milhão de reais em pesquisas. O resultado foi a diminuição no tempo de produção. Enquanto na Europa as oliveiras demoram 7 anos para produzir,em Minas são necessários 4 anos para a primeira colheita.

A produção de café é o tema da terceira reportagem
Minas Gerais é o estado que mais colhe café no país. É responsável por metade da produção nacional e a maior parte das lavouras está na região Sul. Você vai conhecer o Polo de Excelência do Café, um dos maiores centros de pesquisa em cafeicultura do País, resultado de uma parceria entre a Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia e Secretaria Estadual de Agricultura.

Ele é vendido para cerca de 60 países do mundo. Com mais de um milhão de hectares plantados, Minas Gerais é responsável por metade da safra brasileira. A maior parte das lavouras está concentrada na região Sul.

O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), investe em programas para fortalecer a produção mineira do grão, criando novas oportunidades de negócio nos mercados nacional e internacional. Um deles é o Programa Certifica Café que orienta os produtores a seguir regras de sustentabilidade ambiental, social e econômica.

via Agência Minas

Material jornalístico de uso livre segundo as atribuições específicas de cada fonte exceto quando especificado em contrário. Fotos e textos podem pertencer a autores diferentes, sempre devidamente identificados. Créditos das fotos devem ser preservados. Nenhuma das fontes mantém qualquer vínculo comercial ou de outra ordem conosco. Em caso de dúvida, consulte. Leia também nossos Termos de Uso e Serviço | Preços, prazos, links e demais informações podem sofrer alteração e correspondem ao dia em que o material foi publicado sendo de responsabilidade da fonte original.

Considere contribuir com o nosso trabalho!!! Obrigado!!!

Últimas no FarolCom

Veja também

Mapas do Triângulo

Meteorologia

FarolCom no Twitter

FarolCom no Pinterest