Contribua   Assine   ou Acesse nossa campanha no Apoia-se

Nossos sites

Parceiros

Expediente

Políticas do Portal

Contribua para manter o Parque Nacional Serra da Capivara | Patrimônio Mundial pela Unesco
GERAL CADERNO 1 CADERNO 2 CADERNO 3
CADERNO 4 BLOGS LINKS ÚTEIS METEOROLOGIA

#zikazero | CLIQUE AQUI, SAIBA MAIS E PARTICIPE | #zikazero
A sociedade mobilizada para vencer a luta contra o mosquito

Instituto Eu Quero Viver
quinta-feira, 27 setembro, 2012 13:50

28ª Festa do Queijo do Serro

Tiago Geisler
Os queijos serão avaliados de acordo com os seguintes critérios: apresentação; cor; textura; consistência; paladar e aroma

Concurso Queijo Minas Artesanal é destaque da 28ª Festa do Queijo do Serro. Participam da disputa produtores de onze municípios da região

Entre os dias 27 e 30 de setembro acontece no município do Serro, na região Central, a 28ª Festa do Queijo. A programação reúne diversas atrações. Destaque para o Concurso Regional do Queijo Minas Artesanal da Microrregião do Serro.

A disputa é organizada pela Emater-MG em parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais do Serro, Associação dos Produtores Artesanais de Queijos do Serro (Apaqs) e Cooperativa dos Produtores Rurais do Serro.

O concurso será realizado no dia 28 a partir das 15h. Participam da disputa produtores de onze municípios: Alvorada de Minas, Conceição do Mato Dentro, Coluna, Dom Joaquim, Materlândia, Paulistas, Rio Vermelho, Sabinópolis, Santo Antônio do Itambé, Serra Azul de Minas e Serro. Cada município será representado pelos três primeiros colocados nos concursos municipais de queijo minas artesanal.

“O evento é importante para valorizar uma tradição de séculos na região, estimular a produção dentro das exigências da legislação e preservar a qualidade e o sabor do queijo minas artesanal do Serro”, afirma a extensionista Margarida Carvalhais Barroso.

Os queijos serão avaliados de acordo com os seguintes critérios: apresentação; cor; textura; consistência; paladar e aroma. A comissão de jurados terá cinco integrantes. “Os queijos participantes da disputa são produtos cadastrados e seguem as orientações para a produção de um alimento seguro”, diz a extensionista Edna Silva de Abreu.

Serão premiados os cinco melhores queijos. Os produtores vencedores estarão classificados para o Concurso Estadual do Queijo Minas Artesanal do ano que vem. A disputa reúne os melhores queijos das regiões caracterizadas como produtoras de queijo minas artesanal: Cerrado, Araxá, Campo das Vertentes, Canastra e Serro.

Segundo a coordenadora estadual do Programa de Melhoria da Qualidade do Queijo Minas Artesanal/Emater-MG, Marinalva Soares, a iniciativa tem sido importante para divulgar a iguaria. “O nosso objetivo tem sido alcançado. A cada ano os queijos concorrentes apresentam mais qualidade. Há também uma divulgação muito boa tanto dentro do Estado como fora”, diz Marinalva Soares.

Festa do Queijo do Serro
O evento é promovido pelo Sindicato dos Produtores Rurais do Serro e tem o apoio da Emater-MG, Associação dos Produtores Artesanais de Queijos do Serro (Apaqs) e demais parceiros. A iniciativa tem como objetivos manter e divulgar a tradição e qualidade do queijo do Serro. A programação reúne concurso leiteiro, exposição de animais, rodeios, shows, cavalgada e eleição da rainha do queijo 2012.

via Agência Minas

Veja também o que publicamos sobre queijo

Material jornalístico de uso livre segundo as atribuições específicas de cada fonte exceto quando especificado em contrário. Fotos e textos podem pertencer a autores diferentes, sempre devidamente identificados. Créditos das fotos devem ser preservados. Nenhuma das fontes mantém qualquer vínculo comercial ou de outra ordem conosco. Em caso de dúvida, consulte. Leia também nossos Termos de Uso e Serviço | Preços, prazos, links e demais informações podem sofrer alteração e correspondem ao dia em que o material foi publicado sendo de responsabilidade da fonte original.

Documento sem título
Considere contribuir com nosso trabalho

Últimas no FarolCom

Veja também

Mapas do Triângulo

Meteorologia

FarolCom no Twitter

FarolCom no Pinterest