Contribua   Assine   ou Acesse nossa campanha no Apoia-se

Nossos sites

Parceiros

Expediente

Políticas do Portal

Contribua para manter o Parque Nacional Serra da Capivara | Patrimônio Mundial pela Unesco
GERAL CADERNO 1 CADERNO 2 CADERNO 3
CADERNO 4 BLOGS LINKS ÚTEIS METEOROLOGIA

#zikazero | CLIQUE AQUI, SAIBA MAIS E PARTICIPE | #zikazero
A sociedade mobilizada para vencer a luta contra o mosquito

Instituto Eu Quero Viver
sábado, 13 julho, 2013 23:00

Minas Láctea vai mostrar queijos com baixo teor de sódio

Ana Cristina Ajub/EPAMIG
Queijos desenvolvidos com menor teor de sódio

Alunos do Cândido Tostes desenvolvem queijos com baixo teor de sódio. Tecnologia será apresentada durante o Minas Láctea 2013

Alunos do Curso Técnico em Leite e Derivados do Instituto de Laticínios Cândido Tostes (ILCT) da EPAMIG participantes do Desafio Sal e Saúde desenvolveram cinco tipos de queijos com teor de sódio reduzido. O grupo vencedor apresentou mussarela com redução 100% de sódio, de excelente aceitação sensorial nos atributos: sabor, odor e aparência.

Para a aluna Érica Cristina Paiva a expectativa é de que a nova tecnologia possa ser implantada por uma indústria de queijos e chegue ao mercado consumidor. “Esse projeto atende a expectativa da indústria - produzir produtos de acordo com a legislação, e, do consumidor em buscar mais qualidade de vida”, afirma.

Os experimentos estarão expostos durante o Minas Láctea, no estande da Merck indústria química, e o grupo vencedor ainda será premiado pela empresa com três Ipads. Foi a parceria da incubadora Merck com o ILCT que viabilizou o Desafio Sal e Saúde. A empresa desenvolveu o ingrediente ‘Sub4Salt’ e propôs juntamente com o ILCT que os alunos elaborassem queijos usando o novo sal que resultassem em produtos com baixo teor de sódio.

A pesquisadora do ILCT, Denise Sobral, que coordenou os trabalhos dos alunos, explica que “um estudo divulgado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) em 2012 revelou que os queijos comercializados no Brasil possuem altos teores de sódio, e esse Sub4Salt é utilizado exatamente para redução do sódio nos alimentos”.

Sal e Saúde
Segundo os especialistas, sódio em excesso pode aumentar o risco de hipertensão, acidente vascular cerebral, catarata, cálculo renal, câncer de estômago, entre outros males. O Desafio Sal e Saúde prevê a substituição de 50% e de 100% do sal co-mum utilizado no processo de fabricação de queijo Minas frescal, mussarela, queijo prato, requeijão e gorgonzola.

A recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS) é de que o consumo de sal seja menor que cinco gramas diários por pessoa até 2020. De acordo com o IBGE, o consumo individual de sal, apenas nos domicílios brasileiros, foi de 9,6 gramas diários, enquanto o consumo total foi estimado em aproximadamente 12g diários, o que representa mais do que o dobro do recomendado pela OMS.

Meta
A redução do consumo de sódio no Brasil é uma das estratégias do Brasil para o enfrentamento às doenças crônicas, como hipertensão arterial e doenças cardiovasculares. O acordo firmado entre governo e representantes da indústria ali-mentícia prevê a redução gradual de sódio em 16 categorias de alimentos – batatas fritas e batata palha, pão francês, bolos prontos, misturas para bolos, salgadinhos de milho, maionese e biscoitos (doces ou salgados). As metas devem ser cumpridas pelo setor produtivo até 2014 e aprofundadas até 2016. Saiba mais em http://www.epamig.br/minaslactea.

Epamig | Imprensa

Veja também o que publicamos sobre queijo

Material jornalístico de uso livre segundo as atribuições específicas de cada fonte exceto quando especificado em contrário. Fotos e textos podem pertencer a autores diferentes, sempre devidamente identificados. Créditos das fotos devem ser preservados. Nenhuma das fontes mantém qualquer vínculo comercial ou de outra ordem conosco. Em caso de dúvida, consulte. Leia também nossos Termos de Uso e Serviço | Preços, prazos, links e demais informações podem sofrer alteração e correspondem ao dia em que o material foi publicado sendo de responsabilidade da fonte original.

Documento sem título
Considere contribuir com nosso trabalho

Últimas no FarolCom

Veja também

Mapas do Triângulo

Meteorologia

FarolCom no Twitter

FarolCom no Pinterest