Contribua   Assine   ou Acesse nossa campanha no Apoia-se

Nossos sites

Parceiros

Expediente

Políticas do Portal

Contribua para manter o Parque Nacional Serra da Capivara | Patrimônio Mundial pela Unesco
GERAL CADERNO 1 CADERNO 2 CADERNO 3
CADERNO 4 BLOGS LINKS ÚTEIS METEOROLOGIA

#zikazero | CLIQUE AQUI, SAIBA MAIS E PARTICIPE | #zikazero
A sociedade mobilizada para vencer a luta contra o mosquito

Instituto Eu Quero Viver
segunda-feira, 8 dezembro, 2014 - 8:29

Sebrae e produtores lançam marca Região do Queijo da Canastra

Denise Sobral / EPAMIG - arquivo
A conquista da identidade própria vai abrir mercado para 800 produtores que fabricam 16 toneladas por dia da iguaria

No próximo dia 10 de dezembro, quarta-feira, o Sebrae Minas, em parceria com o Siccob/Saromcredi e a Associação dos Produtores de Queijo da Canastra (Aprocan) promove, em São Roque de Minas, no Centro-Oeste do estado, o lançamento da marca Região do Queijo da Canastra.

A iguaria é um dos mais legítimos representantes da gastronomia mineira, tombada como Patrimônio Cultural e Imaterial Brasileiro, e certificada pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) com o selo Indicação Geográfica (IG), na modalidade Indicação de Procedência (IP), que garante sua origem.

De acordo com a Aprocan, a região (local de nascimento do lendário Rio São Francisco) abriga cerca de 800 produtores, distribuídos por sete municípios – Bambuí, Delfinópolis, Medeiros, Piumhi, São Roque de Minas, Tapiraí e Vargem Bonita (a primeira cidade banhada pelo Velho Chico). A produção total, inteiramente artesanal, chega a 16 mil quilos por dia.

A altitude e o clima são determinantes para as características do produto e contribuem para definir o terroir, a exemplo dos melhores queijos franceses e italianos. Estes são, aliás, alguns dos requisitos para a denominação do Queijo Canastra conforme exigência do INPI.

Na cidade de Medeiros foi erguido o Centro de Qualidade, registrado no Sistema Brasileiro de Inspeção (SISBI), o que lhe autoriza vender o Queijo Canastra em todo o território nacional. Item praticamente obrigatório na cozinha do brasileiro, um Queijo Canastra consome, na sua produção, de 10 a 12 litros de leite, coalho e fermento lácteo natural, tirado do próprio soro. Uma vez pronto, o queijo entra em maturação por cerca de 22 dias. Este processo, usado para “curar” a iguaria, confere-lhe mais qualidade.

A marca

O lançamento da marca Região do Queijo da Canastra é parte integrante do trabalho que é desenvolvido pelo Sebrae Minas junto aos produtores da Serra da Canastra. “Através da organização de um grupo de produtores de Queijo da Canastra, e trabalhando sua identidade com foco em novos mercados, nosso objetivo é fortalecer sua marca e origem junto aos diversos compradores e consumidores”, ressalta o analista do Sebrae Minas, Ricardo Boscaro.

As ações do Sebrae Minas começaram em 2013. Os produtores foram orientados sobre a importância do trabalho em grupo, o fortalecimento do associativismo, a revisão do regulamento de uso da Indicação de Procedência e a análise do mercado. A união dos produtores resulta, agora, no lançamento da marca própria, com novo posicionamento frente ao mercado e consequente fortalecimento do Queijo da Canastra, dos produtores e do território. “É o desenvolvimento da região a partir do queijo, da valorização das tradições e do modo de vida da sua gente”, resume o analista. Novas ações serão desenvolvidas a partir de 2015 visando a ativação das estratégias definidas neste ano.

Imprensa do Sebrae Minas

Veja também o que publicamos sobre queijo

Material jornalístico de uso livre segundo as atribuições específicas de cada fonte exceto quando especificado em contrário. Fotos e textos podem pertencer a autores diferentes, sempre devidamente identificados. Créditos das fotos devem ser preservados. Nenhuma das fontes mantém qualquer vínculo comercial ou de outra ordem conosco. Em caso de dúvida, consulte. Leia também nossos Termos de Uso e Serviço | Preços, prazos, links e demais informações podem sofrer alteração e correspondem ao dia em que o material foi publicado sendo de responsabilidade da fonte original.

Documento sem título
Considere contribuir com nosso trabalho

Últimas no FarolCom

Veja também

Mapas do Triângulo

Meteorologia

FarolCom no Twitter

FarolCom no Pinterest