Contribua   Assine   ou Acesse nossa campanha no Apoia-se

Nossos sites

Parceiros

Expediente

Políticas do Portal

Contribua para manter o Parque Nacional Serra da Capivara | Patrimônio Mundial pela Unesco
GERAL CADERNO 1 CADERNO 2 CADERNO 3
CADERNO 4 BLOGS LINKS ÚTEIS METEOROLOGIA

#zikazero | CLIQUE AQUI, SAIBA MAIS E PARTICIPE | #zikazero
A sociedade mobilizada para vencer a luta contra o mosquito

Instituto Eu Quero Viver
sábado, 29 agosto, 2015 - 14h35

Queijaria familiar do Sul de Minas se transforma em modelo de qualidade

Agroindústria atrai interessados em conhecer instalações e o processo de legalização. Diariamente são produzidos cerca de 25 quilos de queijo

Queijo Minas Artesanal, cabacinha, nozinho, muçarela e defumado. Essas são algumas das variedades de queijos produzidas em uma agroindústria familiar do município de Itumirim, no Sul de Minas.

Com apoio da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG), os produtores investiram na regulamentação junto ao Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) e se transformaram em referência de qualidade.

A família de Leidjane Aparecida Pereira, 51, se dedica à fabricação de queijo há mais de 20 anos. Em determinado momento desanimou-se com a produção e esteve para abandonar a atividade.

Foi quando, por intermédio da Emater-MG, conheceu um programa de capacitação que visava melhorar a cadeia produtiva do leite e derivados produzidos por agricultores familiares.

“Em 2013 fomos incentivados pela Emater-MG a participar de cursos de capacitação. Foi uma oportunidade para conhecer boas práticas de produção, informações técnicas, cuidados com higiene e com as instalações e equipamentos. Aí conheci a importância de legalizar a nossa queijaria e falei que, se fosse para continuar na atividade, teria que ser tudo da forma certa, tudo legalizado”, conta Leidjane.

Divulgação/Emater
Diariamente são produzidos cerca de 25 quilos de queijo | Divulgação/Emater
Diariamente são produzidos cerca de 25 quilos de queijo

Legalização da atividade

A legalização de uma agroindústria é um processo que envolve diversas etapas, como produção da matéria-prima, estrutura física da unidade de produção, do processamento à gestão e comercialização de seus produtos.

Com apoio da Emater-MG foi elaborado o projeto para construção e inspeção da queijaria de Leidjane, junto ao IMA. Foram investidos aproximadamente R$ 50 mil, obtidos com o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf).

“Fizemos todo processo para legalização da propriedade. Houve um projeto de construção da queijaria e para adequação do ambiente. Foram feitas as análises da água e do queijo para garantir a qualidade e o rebanho também é certificado através de exames para atestar a saúde dos animais. Após todo processo a queijaria recebeu o selo do IMA para comercialização dos produtos”, destaca o extensionista da Emater-MG, Márcio Edgard.

Agroindústria modelo

Atualmente a produção leiteira da propriedade é de aproximadamente 280 litros por dia. Ela é toda voltada para a agroindústria, onde são produzidos diariamente cerca de 25 quilos de queijo. A maior parte da produção é vendida na região, principalmente em Lavras, e também para distribuidores.

A queijaria da família de Leidjane é a única do município de Itumirim legalizada pelo IMA. Segundo o extensionista da Emater-MG, Márcio Edgard, o local acabou se transformando em propriedade modelo e atrai diversos interessados em legalizar a produção.

“Vários produtores vão até a propriedade para conhecer de perto e entender como funciona o processo de legalização e construção da queijaria. Elaboramos, inclusive, eventos na propriedade para compartilhar as boas práticas e experiências adquiridas no processo de certificação”, ressalta.

Agência Minas

Veja também o que publicamos sobre queijo

Material jornalístico de uso livre segundo as atribuições específicas de cada fonte exceto quando especificado em contrário. Fotos e textos podem pertencer a autores diferentes, sempre devidamente identificados. Créditos das fotos devem ser preservados. Nenhuma das fontes mantém qualquer vínculo comercial ou de outra ordem conosco. Em caso de dúvida, consulte. Leia também nossos Termos de Uso e Serviço | Preços, prazos, links e demais informações podem sofrer alteração e correspondem ao dia em que o material foi publicado sendo de responsabilidade da fonte original.

Documento sem título
Considere contribuir com nosso trabalho

Últimas no FarolCom

Veja também

Mapas do Triângulo

Meteorologia

FarolCom no Twitter

FarolCom no Pinterest