Contribua   Assine   ou Acesse nossa campanha no Apoia-se

Nossos sites

Parceiros

Expediente

Políticas do Portal

Contribua para manter o Parque Nacional Serra da Capivara | Patrimônio Mundial pela Unesco
GERAL CADERNO 1 CADERNO 2 CADERNO 3
CADERNO 4 BLOGS LINKS ÚTEIS METEOROLOGIA

#zikazero | CLIQUE AQUI, SAIBA MAIS E PARTICIPE | #zikazero
A sociedade mobilizada para vencer a luta contra o mosquito

Instituto Eu Quero Viver
sexta-feira, 2 setembro, 2011 8:57 - NEGÓCIOS

Laticínios Porto Alegre investe em construção verde

Nova fábrica, na zona da mata mineira, permitirá a ampliação da participação da empresa em outros Estados e será a maior em processamento de soro do país.

A empresa mineira Laticínios Porto Alegre inaugura, no próximo dia 9 de setembro, um complexo industrial na cidade de Ponte Nova (MG), fruto de um investimento de R$ 50 milhões. Esta construção, bem como as demais do Laticínios Porto Alegre, é também ecologicamente correta.

Possui Estação de Tratamento de Efluentes (ETE) dimensionada para tratar a totalidade dos efluentes gerados nos processos produtivos e contempla, ainda, a destinação correta dos resíduos sólidos gerados, como a reciclagem de plástico e papelão. A fábrica conta, também, com uma estação de tratamento de água capaz de permitir o reaproveitamento de águas industriais e de chuvas.

Além disso, o Laticínios Porto Alegre está em fase de implantação da certificação para venda de crédito de carbono junto à Organização das Nações Unidades. O gás metano gerado na ETE será utilizado para queima na caldeira protegendo, assim, a camada de ozônio. As caldeiras também utilizam combustíveis renováveis. “Este é o maior projeto de queijos e soro de leite em pó desenvolvido por uma empresa de Minas Gerais. Sua implantação terá grande importância econômica e social para nosso Estado e para todo o país”, aponta João Lúcio Barreto Carneiro. Serão gerados cerca de 300 empregos diretos com o investimento.

A nova fábrica aumentará a capacidade de produção da empresa em cerca de 100% e a tornará a maior do Brasil em processamento de soro e a maior de Minas Gerais em processamento de queijos. O complexo possibilitará o aumento da fabricação em larga escala de derivados do leite de maior valor agregado, como requeijão cremoso, manteiga, queijo minas e queijo cottage. A marca também pretende ampliar seu market share nos mercados do Rio de Janeiro e Espírito Santo, além de consolidar seu crescimento em Minas Gerais, onde já é líder em vários segmentos. A antiga fábrica, também em Ponte Nova, será desativada.

Sobre o Laticínios Porto Alegre
A história do Laticínios Porto Alegre começou em 1991 com a inauguração de uma agroindústria para beneficiar o leite produzido na Fazenda Porto Alegre, tradicional produtora de leite da cidade de Rio Doce (MG). Inicialmente, eram produzidas mussarela e manteiga. Logo em seguida, devido à boa aceitação dos produtos, começou a produção do leite pasteurizado tipo C. Em 1994, com o mercado pedindo mais remessas e novos produtos, a pequena agroindústria modernizou-se, sendo transferida para a cidade de Ponte Nova (MG), com estrutura maior, tecnologias e equipamentos mais modernos. A partir daí, a empresa pôde lançar novos produtos e aumentar sua capacidade de produção.

Flávia Rios | Rede

Veja também o que publicamos sobre queijo

Material jornalístico de uso livre segundo as atribuições específicas de cada fonte exceto quando especificado em contrário. Fotos e textos podem pertencer a autores diferentes, sempre devidamente identificados. Créditos das fotos devem ser preservados. Nenhuma das fontes mantém qualquer vínculo comercial ou de outra ordem conosco. Em caso de dúvida, consulte. Leia também nossos Termos de Uso e Serviço | Preços, prazos, links e demais informações podem sofrer alteração e correspondem ao dia em que o material foi publicado sendo de responsabilidade da fonte original.

Documento sem título
Considere contribuir com nosso trabalho

Últimas no FarolCom

Veja também

Mapas do Triângulo

Meteorologia

FarolCom no Twitter

FarolCom no Pinterest