Doe para manter a versão nacional       Assine a edição local de Uberlândia

Nossos sites

Parceiros

Expediente

Políticas do Portal

Contribua para manter o Parque Nacional Serra da Capivara | Patrimônio Mundial pela Unesco
GERAL CADERNO 1 CADERNO 2 CADERNO 3
CADERNO 4 BLOGS LINKS ÚTEIS METEOROLOGIA

#zikazero | CLIQUE AQUI, SAIBA MAIS E PARTICIPE | #zikazero
A sociedade mobilizada para vencer a luta contra o mosquito

Instituto Eu Quero Viver
quinta-feira, 18 julho, 2013 11:15

Afinal o que é estratégia?

Marcio Karsten/divulgação
A estratégia da empresa envolve diversas variáveis

Para muitos, estratégia é pagar as contas em dia, manter o fluxo de caixa controlado, cuidar para que o funcionário desempenhe bem suas funções. Lamentavelmente, é muito mais do que isso.

Estratégia é o diferencial competitivo que sua empresa tem, que a torna única para o seu consumidor, o seu cliente. A forma como você se relaciona com ele é estratégica. Você estimula que seus vendedores ajam de forma transacional ou relacional?

Outro ponto: dificilmente uma máquina (ou qualquer outro item que se possa comprar) pode ser considerado estratégico. Seu concorrente tem, da mesma forma que você, acesso à essas tecnologias ou, inclusive, mais modernas.

Por outro lado, pessoas são estratégicas. Elas são a base de qualquer organização. Máquinas sem pessoas para operar não realizam nada. Pessoas sem capacitação, não sabem operar máquinas modernas e eficientes. Então, vê-se que, capacitação é igualmente importante para uma organização que pretende se diferenciar.

Avançando um pouco mais, qual estratégia você adota para seus produtos? Segundo Porter, existem 3 formas estratégicas para tal: por liderança em custos, por diferenciação ou por enfoque.

A diferenciação por liderança em custo exige que se tenha operações otimizadas, com pouca margem para falhas, que causam retrabalho e perda de matéria prima.

Por diferenciação exige que a empresa crie produtos que sejam considerados (ou com atributos considerados) únicos perante seus concorrentes.

A questão de enfoque faz com que a empresa atenda seu alvo estratégico estreito mais efetiva ou eficientemente que os demais participantes da indústria.

Essas são questões básicas que uma empresa precisa considerar quando inicia seu planejamento estratégico, caso nunca tenha pensado sobre o assunto.

Há ainda, questões relacionadas à fidelização e comunicação com os clientes, tão estratégicas quanto as demais que, da mesma forma, devem estar alinhadas às demais decisões estratégicas da empresa.

Isso porque, para garantir a efetividade da comunicação, a empresa deve estar preparada para atender a suposta demanda que esta divulgação pode trazer. Se não com estoque de produtos, mas, pelo menos, com capacidade produtiva.

A estratégia da empresa envolve diversas variáveis. Muitas vezes não se consegue pensar em todos os detalhes de uma só vez, mas quanto mais for considerado, melhor. Procurei juntar algumas delas neste texto para orientá-los.

Até a próxima.

Leia outros artigos de Marcio Karsten
Márcio Karsten Administrador com especialização em MBA Empresarial. Atua como consultor de empresas nas áreas de Estratégia Empresarial e Marketing, já tendo atendido organizações de diversos segmentos e portes. É, também, professor em cursos técnicos, palestrante, conferencista e articulista, com diversos textos publicados em sites e revistas especializadas.

Material jornalístico de uso livre segundo as atribuições específicas de cada fonte exceto quando especificado em contrário. Fotos e textos podem pertencer a autores diferentes, sempre devidamente identificados. Créditos das fotos devem ser preservados. Nenhuma das fontes mantém qualquer vínculo comercial ou de outra ordem conosco. Em caso de dúvida, consulte. Leia também nossos Termos de Uso e Serviço | Preços, prazos, links e demais informações podem sofrer alteração e correspondem ao dia em que o material foi publicado sendo de responsabilidade da fonte original.

Considere contribuir com o nosso trabalho!!! Obrigado!!!

Últimas no FarolCom

Veja também

Mapas do Triângulo

Meteorologia

FarolCom no Twitter

FarolCom no Pinterest