CaldoQuantico Holopraxis CQL CreSentes DNAtos PARCEIROS EXPEDIENTE ANUNCIE PRIVACIDADE E USOS
 
CAPA | GERAL | CADERNO 1 | CADERNO 2 | CADERNO 3 | CADERNO 4 | BLOGS | LINKS ÚTEIS
Instituto Eu Quero Viver

sexta-feira, 17 outubro, 2008 19:50 - UBERABA

Prefeitura cria o Serviço de Inspeção Municipal e cadastra produtores de queijo

 
 
  Arquivo IMA  
   
  O objetivo é orientar os produtores no sentido de promover adequações em suas instalações buscando um produto de qualidade com certificação  
     

Uberaba é o 10º município que mais produz leite no Brasil e conta com mais de 180 fabricantes de queijo

Criado para atender legislação federal e, ao mesmo tempo, ao Procon no apoio ao aprimoramento das micros, pequenas e médias indústrias do município, que industrializam os produtos de origem animal, garantindo melhor controle de qualidade dos alimentos para a população, o Serviço de Inspeção Municipal de Produtos de Origem Animal já está em funcionamento e tem como primeira atividade cadastrar os produtores de leite.

O objetivo é orientar os produtores no sentido de promover adequações em suas instalações buscando um produto de qualidade com certificação.

De acordo com o titular da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Sagri), José Humberto Guimarães, Uberaba é o 10º maior produtor de leite do país. Hoje são cerca de 1.800 produtores de leite no município e 10% deste total produzem queijo.

" Muitos fabricantes de queijos são os chamados artesãos que fazem o produto através de um sistema amador, comprometendo a sua qualidade", ressalta o secretário, explicando que a partir de agora ele serão orientados quanto às formas corretas, de acordo com as exigências sanitárias e com o Código do Consumidor.

Guimarães adianta que a Sagri tem pessoal qualificado para acompanhar todo o processo de profissionalização do produtor, indo desde a questão da sanidade animal, passando pela ordenha, produção do queijo e até transporte final do produto.

" Com a criação do SIM, os produtos que não tiverem certificado de qualidade ficarão fora do mercado", diz o secretário, ressaltando que "a partir de agora para permanecer no mercado em situação de competitividade o produtor terá que se profissionalizar e a secretaria lhe dará todo apoio para tal".

José Humberto Guimarães explica que o produtor de leite não é o único alvo do SIM. O Serviço de Inspeção Municipal tem atribuições de certificar, inspecionar e monitorar o funcionamento de estabelecimentos do tipo de abatedouro de suínos, caprinos, ovinos, aves, coelho e de outras espécies devidamente aprovadas para o abate, fábricas de conservas, de embutidos, charqueadas, entrepostos de carnes e derivados e fábrica de produtos de origem animal.

Também as granjas leiteiras, postos de recebimento de leite, postos de desnatação, queijarias, usinas de processamento de leite e fábrica de entrepostos de laticínios serão alvos do SIM.

Os entrepostos de pescado e fábrica de conserva de pescado, entrepostos de ovos e fábrica de conservas de ovos, apiários, mini agroindústrias e processamentos artesanais também necessitarão do certificado do SIM.

O SIM está sob a responsabilidade do médico veterinário Valdair Landin que vai contar com dois veterinários e quatro técnicos em agro-indústria para desenvolver o trabalho no município.

Qualquer outra informação pode ser obtida na Sagri pelo telefone 3318-0443.

Jorn. Donátila de Souza | PM Uberaba

Veja também o que publicamos sobre queijo


Material jornalístico passível de direitos autorais.
Fotos e textos podem pertencer a autores diferentes.
Antes de reproduzir por qualquer meio, consulte sobre autorização
Leia também nossos Termos de Uso e Serviço
Preços, prazos e links podem sofrer alteração e correpondem ao dia em que o material foi publicado

FarolCom no Pinterest
Queijo & Cia.
Brasil no Google Maps
Meteorologia