CaldoQuantico Holopraxis CQL CreSentes DNAtos PARCEIROS EXPEDIENTE ANUNCIE PRIVACIDADE E USOS
 
CAPA | GERAL | CADERNO 1 | CADERNO 2 | CADERNO 3 | CADERNO 4 | BLOGS | LINKS ÚTEIS
Instituto Eu Quero Viver

Sábado, 26 julho, 2008 16:48

Zona Franca de Manaus terá entreposto em Uberlândia

 
 
  Nilse Martins/Gazeta de Uberlândia  
   
  Parceria entre estados cria entreposto em Uberlândia  
     

A instalação do entreposto da Zona Franca de Manaus (ZFM) em Uberlândia começa a tornar-se realidade a partir desta quarta-feira, (30/07), às 16h, quando os governadores Aécio Neves, de Minas Gerais, e Eduardo Braga, do Amazonas, assinam o protocolo de intenções no auditório da Prefeitura Municipal de Uberlândia.

O entreposto é um pólo de distribuição de produtos fabricados em Manaus, com grande impacto na economia local pela geração de emprego e movimentação de cargas.

A decisão por Uberlândia se deu graças ao empenho da prefeitura e da Associação Comercial e Industrial de Uberlândia (Aciub), através da presidente Rosalina Vilela, responsável pela apresentação do projeto, em nome do empresariado local, ao governo de Minas Gerais. A implantação do projeto do entreposto de Manaus em Uberlândia consolida a economia da cidade e dá a oportunidade a Minas Gerais de ser um pólo avançado da produção das indústrias da Zona Franca.

Rosalina Vilela explica que, com o entreposto, Uberlândia passará a receber remessas de produtos industrializados da Zona Franca de Manaus para depósito em um armazém geral, destinados à comercialização em qualquer ponto do território nacional ou até mesmo para exportação. "Seremos responsáveis pela logística de distribuição destes produtos, contribuindo para a geração de empregos, renda, arrecadação de tributos, além de tornar Uberlândia e região em um centro atrativo para outros projetos industriais. Partindo daqui, temos num raio de 600 quilômetros, o maior mercado consumidor brasileiro", reforça a presidente.

Com o entreposto, a cidade será sede de um dos mais importantes Pólos de Distribuição de Mercadorias de Minas e do Brasil. "Uberlândia tem o privilégio de sediar este projeto por diversos fatores positivos, entre estes está a presença dos maiores atacadistas brasileiros, empresas que transformaram este segmento de negócio em uma das principais bases econômicas da cidade e uma de suas maiores vocações", ressalta Rosalina Vilela.

A proposta do entreposto Uberlândia nasceu dentro da Aciub, com projeto sugerido pelo diretor Wilder Cunha, que propôs, também, a criação do Núcleo Integrado de Logística (NIL), que tem o objetivo de unir e apoiar a classe empresarial em torno de um órgão que aglutine competências em favor do desenvolvimento e modernização de atividades logísticas nesta região de Minas.

" A partir de agora, Uberlândia inicia mais uma virada na rodada de negócios. O pólo logístico representará um grande salto para a economia do Município, mudando o panorama econômico de toda a região do Triângulo Mineiro. Podemos afirmar, com segurança, que estamos aptos e preparados para desempenhar o programa de distribuição e cumprir a missão a nós confiada pelas indústrias de Manaus. Esta sempre foi, e continuará sendo, a luta da Associação Comercial, que é unir para crescer", otimiza Rosalina.

Saiba mais sobre a Zona Franca

A ZFM foi criada há 31 anos, em 1967, para estimular o desenvolvimento econômico daquela região, principalmente a produção industrial para exportação. É considerado o maior pólo industrial de eletroeletrônicos; de duas rodas; relojoeiro e de produção de celulares da América do Sul, com reconhecido destaque pelo expressivo número de empresas instaladas, além do número de postos de trabalho envolvidos bem como pela variada linha de produtos produzidos.

A ZFM foi instituída pelo Decreto-Lei nº 288, de 28 de fevereiro de 1967, com o objetivo de estabelecer um pólo de desenvolvimento industrial, comercial e agropecuário. Para compensar as desvantagens logísticas da Amazônia, o mencionado decreto-lei definia a ZFM também como área de livre comércio de importação e exportação, além de contar com incentivos fiscais especiais.

Claiton M. Ramos / Carlos Guimarães Coelho | Comunicação da Aciub

Leia também:

Entreposto da Zona Franca de Manaus completa 1 ano em Uberlândia

Oficializado o Entreposto da Zona Franca de Manaus em Uberlândia

Parceria entre estados cria entreposto em Uberlândia

Zona Franca de Manaus terá entreposto em Uberlândia

Governadores oficializam a instalação da Zona Franca de Manaus em Uberlândia


Material jornalístico passível de direitos autorais.
Fotos e textos podem pertencer a autores diferentes.
Antes de reproduzir por qualquer meio, consulte sobre autorização
Leia também nossos Termos de Uso e Serviço
Preços, prazos e links podem sofrer alteração e correpondem ao dia em que o material foi publicado

Uberlândia

 
FarolCom no Pinterest
Uberlândia no Google Maps
Meteorologia