CALDOQUANTICOHOLOPRAXISCQLCRESENTESJANCOMFALE CONOSCO O GRUPOIMPRENSA 
CAPACIDADESEVENTOSARTIGOSAÇÕES AFIRMATIVAS
AGROESPECIAISVIAJARVIVER BEMENDEREÇOSQUALIDADE DE VIDA
METEOROLOGIASINEPROCON UBERLÂNDIAPONTO DE VISTA
QUEIMADASDEFESA CIVILVÍDEOSHISTÓRIA 
  ANO 2 | UBERLÂNDIA | MG | BRASIL | FALE CONOSCO | EXPEDIENTE | ANUNCIE 
Uberlândia

Vacinação anti-rábica vai até 08 de agosto na zona rural - Etapa urbana será de 18 a 23 de agosto



A etapa rural da 26ª Campanha de Vacinação Anti-rábica Animal do município de Uberlândia, iniciada em 07 de julho, vai até 8 de agosto. As equipes do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) imunizaram, até o dia 29 de julho, mais de 6700 animais, entre cães e gatos, das fazendas da região. A etapa urbana da Campanha será de 18 a 23 de agosto.

A expectativa do CCZ é vacinar, até o fim desta etapa, mais de sete mil cães e gatos que vivem nas fazendas próximas à cidade. Uma equipe volante do CCZ continuará a imunização na zona rural de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h até sexta-feira, dia 8.

A veterinária do Programa de Controle da Raiva do CCZ, Fabiane Alves Ferreira, faz um apelo para que os donos de fazenda mantenham uma pessoa nas propriedades para que os agentes possam imunizar os animais.

Etapa urbana acontece de 18 a 23 de agosto
A meta do CCZ é vacinar mais de 70 mil animais que vivem na cidade

A etapa urbana da 26ª Campanha de Vacinação Anti-rábica animal será realizada de 18 a 23 de agosto em mais de 200 pontos espalhados pela cidade durante os seis dias de trabalho. A cada dia da semana as equipes estarão em postos de vacinação distribuídos nos distritos sanitários do Município conforme roteiro estabelecido pelo Centro de Controle de Zoonoses (veja arquivo de endereços anexo*).

O Ministério da Saúde estima que a população de cães de uma cidade seja relativa a 13,5% de seu número de habitantes. Portanto, em Uberlândia estima-se uma população de cerca de 83 mil cães e aproximadamente 8.300 gatos. A expectativa é vacinar 80 % destes animais, sendo 66.457 cães e cerca de 6 mil gatos.

De acordo com informações do Ministério da Saúde, a raiva é transmitida pela lambedura, mordedura e arranhadura de animais contaminados com o vírus. Em caso de acidente, segundo orientações do Ministério, a vítima deve lavar o ferimento com água e sabão e procurar o centro de saúde mais próximo de sua residência.
Confira aqui o roteiro vacinação anti-rábica 2008


31/07/2008
SEGESC / PMU
Uberlândia /MG
Material jornalístico protegido por direitos autorais - Proibido reproduzir sem autorização expressa dos detentores dos direitos



+ SOBRE O TEMPO
AGENDA
Caderno Comunidades