Contribua   Assine   ou Acesse nossa campanha no Apoia-se

Nossos sites

Parceiros

Expediente

Políticas do Portal

Contribua para manter o Parque Nacional Serra da Capivara | Patrimônio Mundial pela Unesco
GERAL CADERNO 1 CADERNO 2 CADERNO 3
CADERNO 4 BLOGS LINKS ÚTEIS METEOROLOGIA

#zikazero | CLIQUE AQUI, SAIBA MAIS E PARTICIPE | #zikazero
A sociedade mobilizada para vencer a luta contra o mosquito

Instituto Eu Quero Viver
segunda-feira, 4 julho, 2011 23:01

Crianças vão produzir queijo em escola infantil

ilustração/agência minas/arquivo
Os queijos serão preparados na tarde desta terça-feira (5) por 25 alunos de 4 anos

Um projeto da Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Profª Maria Beatriz Vilela de Oliveira tem levado os alunos a uma prática bem diferenciada.

Com a proposta de mostrar como os produtos surgem e atrelar a experiência ao conhecimento, foi criado o projeto Alfabetizando com Receitas.

Os queijos serão preparados na tarde desta terça-feira (5) por 25 alunos de 4 anos. Eles vão utilizar pratinhos, forminhas e vários ingredientes. Colocar a receita em prática faz parte do resultado pedagógico que os professores desenvolveram com as crianças baseado no tema “Leite”.

As aulas mostrarão de onde vem o leite, como ele chega às prateleiras dos supermercados e à mesa das casas.

A diretora Maria Margarete Faria Dias coordena a confecção dos queijos acompanhada das professoras e educadoras. Criada em fazenda, ela resolveu implementar a prática na escola como forma de proporcionar uma melhor assimilação do conhecimento.

“O importante é a criança aprender através da experiência, porque ela tem um aprendizado mais fácil e tranqüilo. O queijo é uma paixão minha. A gente ensina pras crianças a situação da química e já começa a trabalhar a prática da leitura e escrita ao mostrar que os produtos utilizados possuem rótulos com informações importantes”, explicou.

Ainda segundo a diretora, cada turma costuma uma vez ao mês trabalhar com receitas. Já foi trabalhada a produção de gelatina, bolo e doces. “O interessante também é que as crianças vejam que as coisas não surgem prontas. Há um processo antes delas ficarem prontas”, completou Maria Margarete.

Secom PMU

Veja também o que publicamos sobre queijo

Material jornalístico de uso livre segundo as atribuições específicas de cada fonte exceto quando especificado em contrário. Fotos e textos podem pertencer a autores diferentes, sempre devidamente identificados. Créditos das fotos devem ser preservados. Nenhuma das fontes mantém qualquer vínculo comercial ou de outra ordem conosco. Em caso de dúvida, consulte. Leia também nossos Termos de Uso e Serviço | Preços, prazos, links e demais informações podem sofrer alteração e correspondem ao dia em que o material foi publicado sendo de responsabilidade da fonte original.

Documento sem título
Considere contribuir com nosso trabalho

Últimas no FarolCom

Veja também

Mapas do Triângulo

Meteorologia

FarolCom no Twitter

FarolCom no Pinterest