Contribua   Assine   ou Acesse nossa campanha no Apoia-se

Nossos sites

Parceiros

Expediente

Políticas do Portal

Contribua para manter o Parque Nacional Serra da Capivara | Patrimônio Mundial pela Unesco
GERAL CADERNO 1 CADERNO 2 CADERNO 3
CADERNO 4 BLOGS LINKS ÚTEIS METEOROLOGIA

#zikazero | CLIQUE AQUI, SAIBA MAIS E PARTICIPE | #zikazero
A sociedade mobilizada para vencer a luta contra o mosquito

Instituto Eu Quero Viver
quarta-feira, 28 março, 2012 10:06

De dar água na boca

Pedro Reis/FarolCom - arquivo
Comida di Buteco está de volta a Uberlândia e, desta vez, o destaque será o Queijo de Minas

Mais uma vez Uberlândia recebe o concurso gastronômico Comida di Buteco. A edição 2012 apresenta algumas novidades. Uma delas, diferente da edição passada, é que os botequeiros da cidade terão de incluir nos pratos um ingrediente obrigatório.

Mas, certamente, eles não terão problemas com as receitas porque se trata do Queijo de Minas ou Queijo Minas (como é conhecido popularmente), produto de muita aceitação em todo país e de fácil combinação em diversos pratos. A exigência trata-se de uma homenagem ao estado de Minas Gerais. Não só Uberlândia irá incluir o Queijo Minas nos pratos, mas sim, todas as cidades mineiras participantes.

“O concurso nasceu em Minas Gerais, então resolvemos prestar essa homenagem a este estado conhecido mundialmente pela sua culinária e história. Estou certo que os botequeiros de Minas vão fazer bonito na composição dos pratos”, afirma Eduardo Maya, gastrônomo, especialista em comidas de boteco e idealizador do concurso.

O Comida di Buteco 2012 acontece simultaneamente, de 13 de abril a 14 de maio, nas 15 cidades que recebem o concurso espalhadas por várias regiões do Brasil: Belo Horizonte (capital mundial do boteco), Belém, Campinas, Fortaleza, Goiânia, Ipatinga, Juiz de Fora, Manaus, Montes Claros, Poços de Caldas, Rio de Janeiro, Ribeirão Preto, Salvador, São José do Rio Preto e Uberlândia.

Outra novidade da edição 2012 é a inclusão de São Paulo, que se torna a 16ª cidade, no roteiro do Comida di Buteco. Pela primeira vez os paulistanos vão participar do maior concurso gastronômico do país, que acontece em uma data distinta das demais: a partir de 1º de junho.

Cada cidade terá um número particular de botecos participantes. Em Uberlândia serão 15, que vão concorrer ao título de melhor boteco da cidade. O público e o júri especializado avaliam de zero a dez o tira gosto, a higiene, o atendimento e a temperatura da bebida. “Uberlândia sempre se destacou no concurso pelos pratos concorrentes. Vejo que esta edição será muito equilibrada e com isso quem ganha é o verdadeiro crítico gastronômico: o público”, explica Maya.

O concurso
O objetivo do Comida di Buteco é resgatar e valorizar a culinária de raiz dos botecos mais tradicionais da cidade, demarcando, por consequência, um roteiro urbano de sociabilidade e entretenimento, norteado pela culinária típica desses pequenos estabelecimentos. Também é objetivo do projeto desenvolver uma nova conscientização dos pequenos empresários a cerca da importância do seu trabalho para o desenvolvimento da gastronomia e do turismo.

Qualificação gratuita
Com o aumento do público, devido ao Comida di Buteco, exige-se mais contratação de mão de obra, que muito vezes permanece mesmo após o evento. Em parceria com instituições como Senac, CDL’s e universidades a mão de obra dos botecos é qualificada, gratuitamente, antes do início do evento.

Edição 2011
No ano passado participaram 329 botecos, que atenderam mais 2,3 milhões de pessoas durante o período do concurso, que totalizou em mais de 258 mil tira gostos vendidos, somando todas as cidades incluídas no roteiro do Comida di Buteco. Foram mais de 258 mil tira gostos vendidos. Além disso, o concurso gerou R$ 17,6 milhões de mídia espontânea, mais de 700 mil acessos ao site oficial (com 5,5 min de permanência), 24 mil pessoas no Facebook, sete mil seguidores no Twitter e 20 mil downloads do aplicativo Apple. Ou seja, exposição gratuita e eficiente aos botequeiros participantes.
Mais informações: www.comidadibuteco.com.br

Veja o que falamos do Comida di Buteco em 2011

Parceiros
Apresentação: Nestlé
Cerveja Oficial: Bohemia
Patrocínio: Hellmann’s e Gasmig
Promoção: TV Integração
Apoio: Pepsi, Doritos, Senac, Prefeitura Municipal de Uberlândia, Revista Bares e Restaurantes, Extra FM, São Geraldo Gontijo, Amendoim Pepsico, ABC, Laticínios Calu, Abrasel
Apuração: Vox Populi

via Anderson Tissa | Serifa

Veja também o que publicamos sobre queijo

Material jornalístico de uso livre segundo as atribuições específicas de cada fonte exceto quando especificado em contrário. Fotos e textos podem pertencer a autores diferentes, sempre devidamente identificados. Créditos das fotos devem ser preservados. Nenhuma das fontes mantém qualquer vínculo comercial ou de outra ordem conosco. Em caso de dúvida, consulte. Leia também nossos Termos de Uso e Serviço | Preços, prazos, links e demais informações podem sofrer alteração e correspondem ao dia em que o material foi publicado sendo de responsabilidade da fonte original.

Documento sem título
Considere contribuir com nosso trabalho

Últimas no FarolCom

Veja também

Mapas do Triângulo

Meteorologia

FarolCom no Twitter

FarolCom no Pinterest