Contribua   Assine   ou Acesse nossa campanha no Apoia-se

Nossos sites

Parceiros

Expediente

Políticas do Portal

Contribua para manter o Parque Nacional Serra da Capivara | Patrimônio Mundial pela Unesco
GERAL CADERNO 1 CADERNO 2 CADERNO 3
CADERNO 4 BLOGS LINKS ÚTEIS METEOROLOGIA

| Dengue, Zika e Chikungunya no Caderno Saúde |
A sociedade mobilizada para vencer essa luta

Instituto Eu Quero Viver
terça-feira, 2 julho, 2013 11:22

Afinal, o que é política?

Tânia Rêgo | Agência Brasil
Ir às ruas é o primeiro passo

Afinal, o que é política? Nessa fase onde todo mundo se engaja, faz cartaz e vai pra rua, o que acontece com aqueles que não entendem nada de política?

E principalmente aqueles que não entendem nada mas querem sim que algo mude, porque percebem que tem algum parafuso fora do lugar? Dá pra entender da guerra no meio da batalha? Dá sim! E inclusive, ouso dizer que a melhor hora para entender o que está acontecendo em um lugar é quando chegamos nele.

O momento pelo qual o Brasil está passando fez surgir em quase todo mundo a vontade de entender mais. Graças a toda essa confusão, estamos descobrindo o que é PEC, o que é plebiscito, qual o papel do presidente do Comitê dos Direitos Humanos (e o que ele faz de errado lá), quem é o presidente da Câmara e qual a capacidade que ele tem e por aí vai. Mas a gente sempre se pergunta: é o suficiente? A minha informação está correta?

É claro que é preciso apurar antes de confiar em qualquer notícia que lemos, mas as redes sociais têm ajudado bastante no esclarecimento desse mundo tão complexo. E mais importante: está incentivando o debate. E aí que mora a resposta da nossa questão. Afinal, o que é política e como posso me engajar, de fato, com o que acontece à minha volta?

Política é isso. Política também é pegar o metrô olhando se todo mundo está confortável como você. Política também é analisar se a segurança do seu bairro está bem. Política também é parar para olhar o quanto de impostos você paga. Não é só falar bonito e saber o significado de todas as siglas do planeta. É fazer um trabalho social, é ajudar na manutenção adequada de seu condomínio. É deixar um espacinho na agenda para falar sobre todos os acontecimentos, e principalmente, fazer perguntas. Questionar-se ao menos se concorda ou não. E nem é preciso baixar a cabeça para tudo, porque política também é ter uma outra opinião e ter de aplicá-la à vida social.

Em suma, o que vale ressaltar é que nesse momento, o mais importante de tudo que está acontecendo é ver como a política está começando a fazer verdadeiramente parte da vida do brasileiro. Como agora estamos mais cientes das leis, como estamos mais ligados aos jornais, como estamos mais abertos à conversar, de forma pacífica, sobre os caminhos do país. Isso é o maior proveito que poderíamos tirar de tudo isso.

Então, se você às vezes também fica perdido, e não sabe exatamente o que é política, pensando até em se afastar do tema, reconsidere. Porque apesar de soar mais difícil do que podemos entender, é mais fácil do que imaginamos. Afinal, política mesmo é o que vivemos diariamente, sob as mais diversas formas possíveis. É o arroz e feijão que a gente come, o caminho de volta para a casa, e o salário que a gente ganha. É absolutamente tudo que nos cerca. E todos nós somos letrados quando o assunto é sobreviver a esse dia-a-dia.

Leia outros artigos de Dannie Karam
Dannie Karam tem cinco nomes enormes, mas espalha seus textos com um e meio. Já estudou em dezesseis escolas, morou em quase dez cidades, e já rasgou mais de trezentas poesias. Transita entre oito e oitenta, mas só costuma bater o pé por uma ou duas coisas. Criou com três amigas o Pipoca, Pimenta e Poesia. Vive mergulhada em milhares de folhas amassadas e acha que nasceu pra letras. Odeia esse negócio de números... E aceita assinantes em sua página do facebook

Material jornalístico de uso livre segundo as atribuições específicas de cada fonte exceto quando especificado em contrário. Fotos e textos podem pertencer a autores diferentes, sempre devidamente identificados. Créditos das fotos devem ser preservados. Nenhuma das fontes mantém qualquer vínculo comercial ou de outra ordem conosco. Em caso de dúvida, consulte. Leia também nossos Termos de Uso e Serviço | Preços, prazos, links e demais informações podem sofrer alteração e correspondem ao dia em que o material foi publicado sendo de responsabilidade da fonte original.

Documento sem título
Considere contribuir com nosso trabalho

Últimas no FarolCom

Veja também

FarolCom no Twitter

FarolCom no Pinterest