CAPA - GERAL - EVENTOS - ARTIGOS - AÇÕES AFIRMATIVAS - - QUALIDADE DE VIDA - AGRO - ESPECIAIS - VIAJAR - VIVER BEM - ENDEREÇOS
VÍDEOS - FOTOS - AUTOS - SAÚDE - CULTURA - EDUCAÇÃO - CIÊNCIA - MEIO AMBIENTE - COMUNIDADES - METEOROLOGIA

BLOGS
- ARAGUARI | ARAXÁ | UBERABA | UBERLÂNDIA | MINAS | BRASIL | NÚCLEO DA MÚSICA
- CANAIS - YouTube | GoogleNews | Orkut | Twitter | Facebook | Flickr | LinkedIn
EXTRAS - QUEIMADAS - SINE - PROCON - DEFESA CIVIL - CEMIG - DMAE - CTBC - DETRAN'S - CINES - SOBRE NÓS - PARCEIROS | FALE CONOSCO | EXPEDIENTE | ANUNCIE | PRIVACIDADE


ESPECIAL AMAZÔNIA BRASIL
sexta-feira, 1 fevereiro, 2008 13:42

Exposição Amazônia Brasil lança projeto pedagógico em Nova York com a rede pública de ensino da cidade

 
 
 
Interfoto
 
   
 
Da esquerda para a direita: Anna Claudia Agazzi, diretora-executiva da exposição; Meg Mc Donald, presidente da Alcoa Foundation; Antonio Patriota, embaixador do Brasil em Washington; Eugênio Scannavino Netto, organizador da mostra; John Haworth, diretor do Museu Nacional do Índio Americano e Nemércio Nogueira, diretor de Assuntos Institucionais da Alcoa América Latina.
 
     

Alunos novaiorquinos terão a Amazônia e os povos da floresta em sala de aula

A Exposição Amazônia Brasil, uma das mais importantes mostras da região já realizadas no mundo, lança no dia 26 de Fevereiro, em Nova York, o projeto “Amazônia Brasil nas Escolas” para professores e alunos da rede pública de ensino da cidade. Esse trabalho, que conta com apoio da Secretaria de Educação da cidade de Nova York (The Board of Education), tem como objetivo levar informações sobre a Amazônia a docentes e estudantes, estimulando o olhar crítico desse público a respeito das questões socioculturais e biológicas da região. A mostra, em Nova York, é patrocinada pela Alcoa e Alcoa Foundation, com apoio da IBM e American Express Foundation.

Essa primeira atividade da Exposição Amazônia Brasil será realizada às 16h, no Museu Nacional do Índio Americano (www.nmai.si.edu) e contará com a participação de 600 professores. Na oportunidade, os profissionais conhecerão o guia pedagógico da Amazônia Brasil, criado especialmente para orientar alunos de 3ª e 6ª séries a respeito da região e a grande variedade de assuntos e enfoques que podem ser abordados – desde a história e cultura da população e comunidades tradicionais, passando pela geografia, até a importância da conservação e das estratégias sustentáveis de desenvolvimento. Os responsáveis pela Amazônia Brasil estão desenvolvendo esse mesmo projeto para alunos do ensino fundamental no Brasil

“Esse projeto pedagógico é uma ferramenta diferenciada, que possibilita gerar uma consciência a respeito da importância da região amazônica e despertar o interesse de professores e alunos para a discussão sobre a necessidade de preservar a região e criar áreas de preservação, ajudando a estabelecer mudanças de comportamento nas crianças. O trabalho também oferece a possibilidade de melhor compreender como vivem os povos da Amazônia e seu estratégico papel no desenvolvimento da região”, afirma Anna Claudia Agazzi, diretora executiva da Fare Arte, empresa que está produzindo a exposição.

A proposta desse projeto visa a integrar não apenas os conteúdos acadêmicos sobre a Amazônia, mas também propor atividades didáticas e artísticas paralelas para as crianças durante todo o ano letivo nas escolas. Para o evento do dia 26, os professores já estão se cadastrando pelo site do projeto (www.amazoniabrasil.org.br), no qual podem obter as primeiras informações sobre o material didático. Durante o encontro, além do documento contendo dados sobre os aspectos geográficos, floresta, povos e comunidades tradicionais, os professores receberão convites para que possam visitar a exposição, juntamente com seus alunos.

“A Amazônia Brasil é uma das mais importantes mostras da região já realizadas mundialmente e agrega ao Projeto Pedagógico a situação real e atual da Amazônia, a visão dos povos da floresta e de quem lá habita e trabalha diariamente para a sua proteção e possíveis soluções.”, afirma o médico Eugênio Scannavino Netto, do Projeto Saúde e Alegria-PSA, organizador da Exposição.

Sobre a Amazônia Brasil New York City 2008 - A exposição, que acontecerá de 17 de Abril a 13 de Julho, em Nova York, será a maior versão internacional da mostra, com expectativa de participação de aproximadamente 400 mil pessoas. Serão 11 pontos da cidade, incluindo uma extensa programação multicultural com a presença de artistas da música e do artesanato da região amazônica, festival de cinema, exposição fotográfica, entre outras atividades.

O evento também trará diversas inovações como a mostra de mudanças climáticas, que visa a sensibilizar os habitantes de Nova York e os turistas que a visitarem para a realidade da Amazônia brasileira e sobre os projetos que promovem o desenvolvimento sustentável na região. A exposição, que está na sua oitava edição, é uma iniciativa do Projeto Saúde e Alegria e Grupo de Trabalho Amazônico-GTA, que representa mais de 600 entidades da Amazônia brasileira. A direção executiva é da Fare Arte, com patrocínio da Alcoa e Alcoa Foundation e apoio da IBM, American Express Foundation e Ministérios da Cultura, Relações Exteriores e do Meio Ambiente. Entre as relevantes instituições participantes do evento em Nova York estão World Financial Center, Universidade de Nova York, Central Park, Smithsonian Institute e o Museu do Índio Americano.

Uma das principais atrações estará no Píer 17, na ilha de Manhattan, onde ficarão expostos a reconstituição de uma floresta, com sons de água, araras e outros animais, além de casas, cidades e vilas em maquetes feitas por artesãos. Com espaço sensorial de 1.200 metros quadrados, esses ambientes simularam a região e poderão ser vistos pelas 30 mil pessoas que passam diariamente pelo píer.

Lançamento do Projeto Amazônia Brasil nas Escolas
Local: Museu Nacional do Índio Americano
Endereço: One Bowling Green Nova York – NY – 10004 (www.nmai.si.edu)
Data: 26/02
Horário: 16 horas (Nova York)
Mais informações:
www.amazoniabrasil.org.br

Exposição Amazônia Brasil em Nova York será o maior evento já realizado no exterior sobre a região

http://www.amazoniabrasil.org.br

Amazônia Brasil
Exposição Amazônia Brasil lança projeto pedagógico em Nova York com a rede pública de ensino da cidade

Mudanças Climáticas, Moda e Ecomercado, e a floresta viva na programação
Projeto Pedagógico
Exposição Itinerante - Loja
Sobre o Projeto Saúde e Alegria
Sobre o GTA-Grupo de Trabalho Amazônico
Sobre a Fare Arte

Programação
Amazônia Brasil em Nova York Alcoa é a principal patrocinadora da exposição
Parceria com CI prevê a criação de novo corredor ecológico
Mina de Juruti reúne preservação ambiental, diálogo com a comunidade e desenvolvimento socioeconômico
Araquém Alcântara expõem em Nova York
Sobre a Alcoa
Créditos