Contribua   Assine   ou Acesse nossa campanha no Apoia-se

Nossos sites

Parceiros

Expediente

Políticas do Portal

Contribua para manter o Parque Nacional Serra da Capivara | Patrimônio Mundial pela Unesco
GERAL CADERNO 1 CADERNO 2 CADERNO 3
CADERNO 4 BLOGS LINKS ÚTEIS METEOROLOGIA
Ecopontos, Feiras-Livres e outros serviços em Uberlândia
domingo, 27 janeiro, 2013 22:06

Árvore da Praça Farid Nader será substituída

Enivaldo Silva
Extração da árvore da espécie popularmente conhecida por “Falsa-seringueira” deve ocorrer nos próximos dias

A Secretaria de Meio Ambiente vai cortar e arrancar uma das mais antigas árvores da Praça Farid Nader.

Depois de amplos estudos foi diagnosticado que a árvore centenária popularmente chamada de “Falsa-seringueira” ou “Árvore-da-borracha”, apresenta uma doença chamada de ganoderma applunatum, registrado como o segundo caso no Brasil.

Os técnicos da Secretaria de Meio Ambiente identificaram que a árvore estava perdendo a folhagem e uma grande quantidade de galhos e passaram a monitorá-la. Para garantir a integridade dos frequentadores da praça, foi afixada uma placa informando sobre a queda de galhos e os riscos de acidente. A área de alcance da copa da árvore foi isolada.

A árvore está sendo monitorada desde setembro do ano passado. O diagnóstico ambiental revela que a as condições fitossanitárias estão piorando a cada dia. As raízes aéreas estão secas e quebradiças. O caule do tipo tronco está oco em boa parte de seu diâmetro e apresenta fungos decompositores do tipo orelha-de-pau e cupins.

De acordo com o secretário de Meio Ambiente, vereador licenciado Wesley Marcos Lucas de Mendonça, a identificação do fungo causador da doença ocorreu por meio de exames laboratoriais realizados pelo Instituto de Agronomia da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

O diagnóstico apresentado, por fim, sugere que por não haver a possibilidade de controlar o declínio da árvore, é necessário que ela seja removida. A Secretaria de Meio Ambiente já autorizou a supressão da árvore e o plantio de cedro, árvore nativa de grande porte.

Enivaldo Silva | Comunicação PMA

Material jornalístico de uso livre segundo as atribuições específicas de cada fonte exceto quando especificado em contrário. Fotos e textos podem pertencer a autores diferentes, sempre devidamente identificados. Créditos das fotos devem ser preservados. Nenhuma das fontes mantém qualquer vínculo comercial ou de outra ordem conosco. Em caso de dúvida, consulte. Leia também nossos Termos de Uso e Serviço | Preços, prazos, links e demais informações podem sofrer alteração e correspondem ao dia em que o material foi publicado sendo de responsabilidade da fonte original.

Documento sem título
Considere contribuir com nosso trabalho

Últimas no FarolCom

Veja também

FarolCom no Twitter

FarolCom no Pinterest