Contribua   Assine   ou Acesse nossa campanha no Apoia-se

Nossos sites

Parceiros

Expediente

Políticas do Portal

Contribua para manter o Parque Nacional Serra da Capivara | Patrimônio Mundial pela Unesco
GERAL CADERNO 1 CADERNO 2 CADERNO 3
CADERNO 4 BLOGS LINKS ÚTEIS METEOROLOGIA
Ecopontos, Feiras-Livres e outros serviços em Uberlândia
domingo, 27 janeiro, 2013 22:57

Planejamento implanta o GAE

Wilson Prado
Grupo discute políticas públicas de melhorias nos empreendimentos habitacionais do município

Com o objetivo de nortear novos empreendimentos imobiliários do programa “Minha Casa, Minha Vida”, com base em novas determinações do Ministério das Cidades, a Prefeitura de Araguari criou o Grupo de Análise de Empreendimento (GAE).

Formado por representantes de diversas secretarias e coordenado pela Secretaria Municipal de Planejamento e com orientação técnica da Caixa Econômica Federal.

A segunda reunião do grupo foi realizada hoje (23), com a presença de representantes das secretarias de Obras, de Trânsito e Transportes, de Saúde, de Meio Ambiente, de Trabalho e Ação Social, de Planejamento, da Fundação Araguarina de Educação e Cultura (FAEC) e da Superintendência de Água e Esgoto (SAE). Também participaram a engenheira Romina Beatriz Silva Moura e a assistente social Liz de Fátima Fernandes, ambas da Caixa Econômica Federal.

O GAE será responsável pela elaboração do Relatório de Diagnóstico de Demandas por Equipamentos e Serviços Públicos e Urbanos do empreendimento Padre Nilo I e para os demais programas de casas populares do município com faixa de rendimento de até R$1,6 mil. O Residencial Padre Nilo I terá mil unidades habitacionais construídas entre os bairros São Sebastião e Vieno.

Durante e encontro foram analisados pontos críticos apresentados por alguns loteamentos que acabaram gerando importantes transtornos na conclusão e entrega das unidades habitacionais e sugeridas adoções de algumas medidas para evitar falhas nos novos empreendimentos.

A engenheira da Caixa, Romina Moura, salientou que o GAE será responsável por identificar possíveis falhas e proceder as correções e observou que os novos projetos habitacionais deverão ter a estrutura mínima de serviços públicos como transporte, saúde, creches, escolas e policiamento.

O Secretário de Planejamento, Nilton Eduardo Castilho, enfatizou que a meta do prefeito Raul Belém é entregar três mil casas e para isto está reestruturando o Departamento de Habitação para dar agilidade aos processos e atender a grande demanda por moradias existente em Araguari. Quanto ao GAE, explicou que o Grupo terá grande importância, contribuindo para oferecer projetos substanciais do ponto de vista político-social, onde além da Prefeitura, serão chamados a participar os empreendedores, que terão papel fundamental no aparelhamento dos novos conjuntos habitacionais.

Durante a reunião foram determinadas as tarefas dos representantes do grupo, que irão se debruçar sobre o mapa da região e elencar os serviços públicos oferecidos no entorno, bem como apurar as deficiências e as formas como serão sanadas.

Nilton Eduardo informou que o GAE será oficializado através de Decreto Municipal devidamente assinado pelo prefeito, em que serão nomeados dois representantes de cada secretaria, sendo um titular e um suplente. A próxima reunião o grupo está agendada para o dia 30 deste mês.

via Comunicação PMA

Material jornalístico de uso livre segundo as atribuições específicas de cada fonte exceto quando especificado em contrário. Fotos e textos podem pertencer a autores diferentes, sempre devidamente identificados. Créditos das fotos devem ser preservados. Nenhuma das fontes mantém qualquer vínculo comercial ou de outra ordem conosco. Em caso de dúvida, consulte. Leia também nossos Termos de Uso e Serviço | Preços, prazos, links e demais informações podem sofrer alteração e correspondem ao dia em que o material foi publicado sendo de responsabilidade da fonte original.

Documento sem título
Considere contribuir com nosso trabalho

Últimas no FarolCom

Veja também

FarolCom no Twitter

FarolCom no Pinterest