Contribua   Assine   ou Acesse nossa campanha no Apoia-se

Nossos sites

Parceiros

Expediente

Políticas do Portal

Contribua para manter o Parque Nacional Serra da Capivara | Patrimônio Mundial pela Unesco
GERAL CADERNO 1 CADERNO 2 CADERNO 3
CADERNO 4 BLOGS LINKS ÚTEIS METEOROLOGIA

| Dengue, Zika e Chikungunya no Caderno Saúde |
A sociedade mobilizada para vencer essa luta

Instituto Eu Quero Viver
terça-feira, 7 maio, 2013 21:48

Você sabe qual é a eficiência energética do seu carro?

Marcello Casal Jr./ABr
Uma informação contida na etiqueta é a quilometragem alcançada por litro de combustível, na cidade e na estrada, e a emissão de gás carbônico

Apesar do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBE Veicular) ter sido lançado em 2008, ainda há muita gente que desconhece a importância de levar a etiqueta de eficiência energética em consideração na hora de escolher um novo carro.

E não estamos falando apenas de sustentabilidade.

Só pra se ter uma ideia: se na hora de escolher um carro popular, integrante da classe subcompacto, você optar por um modelo com nível de eficiência energética A ao invés de E, numa simulação que leva em consideração cerca de 40 km/dia, você pode economizar até R$ 900 por ano. Ao final de cinco anos você terá economizado de 10 a 15% do valor investido no próprio veículo.

Outra informação contida na etiqueta é a quilometragem alcançada por litro de combustível, especificando inclusive o que pode ser obtido na cidade e na estrada, e a emissão de gás carbônico. O meio ambiente agradece. “Apenas consumir menos não é a solução, mas já ajuda.

O ideal seria unir a diminuição do consumo e da emissão de poluentes com melhores políticas de mobilidade. Escolher carros que consomem e poluem menos é bom pro bolso de quem compra e também pro meio ambiente”, afirma a Mestre em Ecologia Neiva Antunes.

Usuários conscientes já estão atentos. “Quando comprei meu Kia Soul ele não tinha a etiqueta. Mas é uma coisa que eu levaria em consideração na escolha de um carro tanto pela economia quanto pela questão ambiental. Espero poder contar com a etiqueta na minha próxima compra ou troca de carro”, diz a estudante de Medicina Larissa Marinovich.

Mas como saber o nível de eficiência energética do carro que você pretende comprar? Para facilitar a sua vida, o Inmetro disponibiliza em seu site uma cartilha que explica o funcionamento do PBE Veicular e é super simples de entender. http://www2.inmetro.gov.br/pbe/pdf/35135_cartpbe.pdf

Além disso, já está disponível a Tabela de Consumo / Eficiência Energética dos Veículos Automotores Leves de 2013.

A tabela está dividida em sete categorias: sub-compacto, compacto, médio, grande, carga derivado, comercial, fora-de-estrada. São mais de 400 modelos/versões de 33 marcas.
http://www.inmetro.gov.br/consumidor/pbe/veiculos_leves_2013.pdf

 
Isabella Peixoto é Jornalista, Assessora de Comunicação e viciada em Redes Sociais. Caiu de gaiata no mundo dos automóveis e se apaixonou perdidamente. Hoje escreve para o Blog do Autoscar e responderá todas as suas dúvidas no Facebook

Material jornalístico de uso livre segundo as atribuições específicas de cada fonte exceto quando especificado em contrário. Fotos e textos podem pertencer a autores diferentes, sempre devidamente identificados. Créditos das fotos devem ser preservados. Nenhuma das fontes mantém qualquer vínculo comercial ou de outra ordem conosco. Em caso de dúvida, consulte. Leia também nossos Termos de Uso e Serviço | Preços, prazos, links e demais informações podem sofrer alteração e correspondem ao dia em que o material foi publicado sendo de responsabilidade da fonte original.

Documento sem título
Considere contribuir com nosso trabalho

Últimas no FarolCom

Veja também

FarolCom no Twitter

FarolCom no Pinterest