CaldoQuantico Holopraxis CQL CreSentes DNAtos PARCEIROS EXPEDIENTE ANUNCIE PRIVACIDADE E USOS
CAPA | GERAL | CADERNO 1 | CADERNO 2 | CADERNO 3 | CADERNO 4 | BLOGS | LINKS ÚTEIS
Instituto Eu Quero Viver

quarta-feira, 14 janeiro, 2009 13:03

Raios em tempo real

 

A partir de agora os usuários do Portal Climatempo poderão acompanhar a incidência de descargas elétricas em tempo real pelo computador. É que a Climatempo acaba de firmar uma parceria com a Ag Solve Monitoramento Ambiental.

O equipamento, que detecta a formação e a ocorrência de raios, comercializado pela empresa, foi instalado na própria sede da empresa, em Indaiatuba, no interior do Estado de São Paulo. Os dados são coletados e enviados para o Portal Climatempo.

“Desde a metade de novembro, estamos disponibilizando em nossa pagina na internet, dados sobre as descargas elétricas, que ocorrem a 400 km de raio da região de Indaiatuba, pegando praticamente todo o Estado de São Paulo, sul do Rio de Janeiro e sul de Minas Gerais”, conta Carlos Magno, meteorologista e presidente do Grupo Climatempo.

O aparelho - Boltek Storm Tracker - funciona com um dispositivo conectado ao computador que permite a visualização, não só da direção para onde estão indo as descargas atmosféricas, como também do local onde elas estão se formando. Na tela do monitor, a imagem com um mapa da área monitorada e os dados aparecem em tempo real.

Parceria entre Ag Solve e Climatempo oferece serviço online de monitoramento de raios para o publico

A idéia de firmar a parceria, segundo o Carlos Magno, surgiu por conta dos próprios usuários dos serviços da Climatempo. “Eles têm grande interesse por novidades que envolvam questões ambientais e prestação de serviço. Vimos na parceria com Ag Solve, a possibilidade de mostrarmos o potencial de um instrumento de observação de descargas elétricas em tempo real, como um conteúdo de interesse publico”, ressalta o meteorologista. Ele afirma ainda que, este projeto é importante porque “disponibiliza dados que já são bem comuns nos países desenvolvidos e que são de utilidade publica”.

A detecção antecipada sobre a ocorrência de raios auxilia empreendimentos residenciais, fazendas, clubes, estabelecimentos comerciais e industriais na prevenção de prejuízos causados pelas descargas elétricas.

A média de consultas ao link tem sido de mais de 2 mil acessos por dia, de acordo com Magno. O publico está tendo acesso ao conteúdo de forma gratuita. O link para acesso direto ao site com as descargas elétricas é o:

http://www.climatempo.com.br/pop_agsolve.html

Banner com a imagem da ocorrência das Descargas Elétricas na tela do computador Storm Tracker Visualização das descargas elétricas em celular com acesso a internet

Daniela Mattiaso | ArtCom - Fotos: Divulgação / Ag Solve


Material jornalístico passível de direitos autorais.
Fotos e textos podem pertencer a autores diferentes.
Antes de reproduzir por qualquer meio, consulte sobre autorização
Leia também nossos Termos de Uso e Serviço
Preços, prazos e links podem sofrer alteração e correspondem ao dia em que o material foi publicado

FarolCom no Pinterest
Ciência e Pesquisa
Brasil no Google Maps
Meteorologia