Contribua   Assine   ou Acesse nossa campanha no Apoia-se

Nossos sites

Parceiros

Expediente

Políticas do Portal

Contribua para manter o Parque Nacional Serra da Capivara | Patrimônio Mundial pela Unesco
GERAL CADERNO 1 CADERNO 2 CADERNO 3
CADERNO 4 BLOGS LINKS ÚTEIS METEOROLOGIA

#zikazero | CLIQUE AQUI, SAIBA MAIS E PARTICIPE | #zikazero
A sociedade mobilizada para vencer a luta contra o mosquito

Inovação | Navios Pesquisa| Luz Síncrotron

Instituto Eu Quero Viver
terça-feira, 14 abril, 2015 - 22h54

Rio ganha maior centro de células tronco da América Latina

   

O Estado do Rio se consolida como um importante centro de produção de medicamentos biotecnológicos do Brasil. Ao todo, 23 micro e pequenas empresas com atuação em biotecnologia na área de saúde humana estão em território fluminense.

Nesta terça-feira (14/4), a Cryopraxis se juntou à lista com a ampliação do primeiro banco de sangue de cordão umbilical privado do país, no Polo de Biotecnologia do Rio de Janeiro (Bio-Rio), no Parque Tecnológico da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro).

– Os novos investimentos em ciência e tecnologia e em saúde melhoram cada vez mais a vida da população. Para ajudar no desenvolvimento dessas áreas, o Governo do Estado oferece recursos da Faperj e da AgeRio a centros de pesquisas que chegam no Rio, especialmente na capital – afirmou o governador Luiz Fernando Pezão, que estava acompanhado da primeira-dama e presidente do RioSolidario, Maria Lucia Horta Jardim.

André Gomes de Melo
Inauguração do novo Laboratório de Manipulação de Células e do maior Centro de armazenamento de amostras biológicas da América Latina (CRYOPRAXIS)

Com a expansão do laboratório, a unidade de pesquisa torna-se o maior centro de armazenamento e manipulação de amostras biológicas da América Latina. A empresa investiu cerca de R$ 5 milhões no empreendimento. A Cryopraxis planeja armazenar ainda amostras de sêmen, óvulos, embriões, tecido adiposo e célula mezenquimal de cordão.

– Esse centro coloca o Brasil e o Rio no auge da medicina regenerativa e da terapia celular. Antigamente, falávamos da importância dos antibióticos e de outros tipos de medicamentos. As células-tronco, a medicina regenerativa e a terapia celular são a realidade do século 21 – disse Janaína Machado, diretora-técnica da Cryopraxis.

Com o novo ciclo de crescimento, e por acreditar no alto potencial regenerativo das células-tronco, a empresa garantirá 10% de espaço para o “armazenamento social”, realizado em parceria com o RioSolidario. A partir de maio, famílias carentes com histórico genético de leucemia do Rio e de São Paulo terão acesso gratuito ao armazenamento de células-tronco do sangue de cordão umbilical para uso particular.

– Vamos receber e analisar as solicitações de gestantes que comprovem o histórico genético na família. No Rio, o Instituto de Pediatria da UFRJ, instituição que trata da promoção da saúde e o bem-estar da criança e do adolescente, vai contribuir na identificação e encaminhamento de casos com potencial de uso – explicou Eduardo Cruz, presidente da Cryopraxis.

Thaise Constancio | Imprensa RJ

Material jornalístico de uso livre segundo as atribuições específicas de cada fonte exceto quando especificado em contrário. Fotos e textos podem pertencer a autores diferentes, sempre devidamente identificados. Créditos das fotos devem ser preservados. Nenhuma das fontes mantém qualquer vínculo comercial ou de outra ordem conosco. Em caso de dúvida, consulte. Leia também nossos Termos de Uso e Serviço | Preços, prazos, links e demais informações podem sofrer alteração e correspondem ao dia em que o material foi publicado sendo de responsabilidade da fonte original.

Documento sem título
Considere contribuir com nosso trabalho

Últimas no FarolCom

Veja também

FarolCom no Twitter

FarolCom no Pinterest