Contribua   Assine   ou Acesse nossa campanha no Apoia-se

Nossos sites

Parceiros

Expediente

Políticas do Portal

Contribua para manter o Parque Nacional Serra da Capivara | Patrimônio Mundial pela Unesco
GERAL CADERNO 1 CADERNO 2 CADERNO 3
CADERNO 4 BLOGS LINKS ÚTEIS METEOROLOGIA

#zikazero | CLIQUE AQUI, SAIBA MAIS E PARTICIPE | #zikazero
A sociedade mobilizada para vencer a luta contra o mosquito

Inovação | Navios Pesquisa| Luz Síncrotron

Instituto Eu Quero Viver
sexta-feira, 31 julho, 2015 - 9h30

Alunos da Poli-USP e da FEI desenvolvem protótipos de veículos

O Brasil sediou pela primeira vez o Fórum Partners for the Advancement of Collaborative Engineering Education (PACE), programa liderado pela General Motors mundial para a educação de engenharia

   

A 4ª edição do PACE, realizada em São Bernardo do Campo entre os dias 26 e 30 de julho, reuniu 350 estudantes de 58 instituições de Israel, Itália, Alemanha, entre outros países, tendo com o tema Repensando a mobilidade.

A programação incluiu uma competição de veículos desenvolvidos por estudantes das instituições participantes.

Alunos da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP) e de mais quatro universidades estrangeiras apresentaram projeto de veículos reconfigurável e de uso compartilhado para a cidade de São Paulo (SP).

Batizado com o nome de Opal, o projeto do veículo modelo hatch, de duas portas, amplia a capacidade de passageiros, de três para cinco assentos por meio de atuadores eletrônicos.

Divulgação
Projeto Opal, desenvolvido por alunos da Politécnica da USP em parceria com colegas de outras quatro universidades estrangeiras (foto: Divulgação)
Projeto Opal, desenvolvido por alunos da Politécnica da USP em parceria com colegas de outras quatro universidades estrangeiras

“A reconfiguração, ainda uma novidade, consiste em adequar o veículo para mais de uma aplicação, como, por exemplo, transformando o veículo de passageiros em veículo de carga. Esse é um modo de atender demandas específicas e variadas, usando a mesma frota”, explica Marcelo Alves, do Centro de Engenharia Automotiva da Poli-USP.

Integram o time da Poli alunos de Hochschule RheinMain University of Applied Sciences (Alemanha), Howard University (Estados Unidos), New Mexico State University (Estados Unidos) e University of Ontario Institute of Technology (Canadá).

O Centro Universitário da FEI, em parceria com a Universidade Iberoamaricana (México), Universidade de Porto Rico (Porto Rico) e College for Creative Studies (Estados Unidos), apresentou o protótipo do Revo, equipado com uma sanfona entre a parte da frente e de trás, que permite expandir a cabine e reconfigurar o veículo.

Os projetos têm prazo de dois anos para serem concluídos. Nesta primeira etapa são avaliados os protótipos e projetos do veículo e, na segunda, que ocorrerá no próximo ano, serão analisados o conceito e o alinhamento do projeto aos critérios do programa.

Agência FAPESP

Material jornalístico de uso livre segundo as atribuições específicas de cada fonte exceto quando especificado em contrário. Fotos e textos podem pertencer a autores diferentes, sempre devidamente identificados. Créditos das fotos devem ser preservados. Nenhuma das fontes mantém qualquer vínculo comercial ou de outra ordem conosco. Em caso de dúvida, consulte. Leia também nossos Termos de Uso e Serviço | Preços, prazos, links e demais informações podem sofrer alteração e correspondem ao dia em que o material foi publicado sendo de responsabilidade da fonte original.

Documento sem título
Considere contribuir com nosso trabalho

Últimas no FarolCom

Veja também

FarolCom no Twitter

FarolCom no Pinterest