Contribua   Assine   ou Acesse nossa campanha no Apoia-se

Nossos sites

Parceiros

Expediente

Políticas do Portal

Contribua para manter o Parque Nacional Serra da Capivara | Patrimônio Mundial pela Unesco
GERAL CADERNO 1 CADERNO 2 CADERNO 3
CADERNO 4 BLOGS LINKS ÚTEIS METEOROLOGIA

#zikazero | CLIQUE AQUI, SAIBA MAIS E PARTICIPE | #zikazero
A sociedade mobilizada para vencer a luta contra o mosquito

Inovação | Navios Pesquisa| Luz Síncrotron

Instituto Eu Quero Viver
domingo, 13 setembro, 2015 - 10h03

Aplicativo prevê marés oceânicas em portos brasileiros

Observatório Nacional desenvolve aplicativo para prever marés oceânicas em portos brasileiros. Astro-mares pode ser utilizado para conferir dados de 56 atracadouros de todo o País

   

Aplicativo Astro-mares simula eventos astronômicos associados ao fenômeno das marés, como a perturbação da Lua e do Sol sobre a Terra.

No início do século XX, era função do Observatório Nacional (ON/MCTI) fazer a previsão das marés oceânicas para o Porto do Rio de Janeiro.

De 1912 a 1964, era utilizada uma máquina de fabricação inglesa para executar este trabalho – depois atribuído à Marinha do Brasil.

Porém, agora será com auxílio de tecnologia de ponta que o ON voltará a exercer a atividade de previsão de marés na capital fluminense e em outros 55 portos em diferentes regiões do Brasil.

Ascom do MCTI
Aplicativo Astro-mares simula eventos astronômicos associados ao fenômeno das marés, como a perturbação da Lua e do Sol sobre a Terra. | Crédito: Ascom do MCTI
Aplicativo Astro-mares simula eventos astronômicos associados ao fenômeno das marés, como a perturbação da Lua e do Sol sobre a Terra

A Divisão de Atividades Educacionais do ON desenvolveu um programa utilizando ferramentas de Astronomia e Geofísica, que compila os dados oceanográficos das Tábuas de Marés publicadas pela Marinha.

A aplicação, batizada de Astro-mares, visa simular eventos astronômicos associados ao fenômeno das marés, como a perturbação da Lua e do Sol sobre a Terra.

ON
Previsor dos níveis de maré do fabricante Kelvin, Bottomley & Biard (Londres-Inglaterra), utilizado pelo Observatório Nacional de 1912 a 1964
Previsor dos níveis de maré do fabricante Kelvin, Bottomley & Biard (Londres-Inglaterra), utilizado pelo Observatório Nacional de 1912 a 1964

Com o programa, o usuário poderá obter uma visualização aproximada em três dimensões das marés dos oceanos, acompanhada de um texto explicativo.

A aplicação, de utilidade pública, é de fácil navegação e pode ser acessada por meio de computadores e de smartphones que possuam navegadores capacitados a executar a tecnologia WebGL.

Para usar o programa Astro-mares, acesse este link: http://daed.on.br/astro/mares.
Fonte: Observatório Nacional

por Ascom do MCTI

Material jornalístico de uso livre segundo as atribuições específicas de cada fonte exceto quando especificado em contrário. Fotos e textos podem pertencer a autores diferentes, sempre devidamente identificados. Créditos das fotos devem ser preservados. Nenhuma das fontes mantém qualquer vínculo comercial ou de outra ordem conosco. Em caso de dúvida, consulte. Leia também nossos Termos de Uso e Serviço | Preços, prazos, links e demais informações podem sofrer alteração e correspondem ao dia em que o material foi publicado sendo de responsabilidade da fonte original.

Documento sem título
Considere contribuir com nosso trabalho

Últimas no FarolCom

Veja também

FarolCom no Twitter

FarolCom no Pinterest