Contribua   Assine   ou Acesse nossa campanha no Apoia-se

Nossos sites

Parceiros

Expediente

Políticas do Portal

Contribua para manter o Parque Nacional Serra da Capivara | Patrimônio Mundial pela Unesco
GERAL CADERNO 1 CADERNO 2 CADERNO 3
CADERNO 4 BLOGS LINKS ÚTEIS METEOROLOGIA

| Dengue, Zika e Chikungunya no Caderno Saúde |
A sociedade mobilizada para vencer essa luta

Cultura | Livros | Lazer | ViverBem

Ecopontos, Feiras-Livres e outros serviços em Uberlândia
Terça-feira, 17 Junho, 2014 22:34

Memorial Vale recebe projetos de jovens artistas

Lúcia Sebe / Imprensa MG
Instalado no antigo prédio da Secretaria de Estado da Fazenda, o local enfoca a história geral do Estado, reunindo sua riqueza cultural desde o século XVIII até o cenário contemporâneo, incluindo uma perspectiva futurista

Jovens artistas mineiros podem expor trabalho no Circuito Cultural Praça da Liberdade. O Memorial Vale recebe até o final do mês de junho projetos de cidadãos mineiros ou residentes em Minas Gerais de até 35 anos em início de carreira

O Memorial Minas Gerais Vale, integrante do Circuito Cultural Praça da Liberdade, está com edital aberto até o dia 30 de junho para seleção de artistas que se interessarem expor seus trabalhos nas salas de exposição do espaço.

Poderão se inscrever artistas individuais ou em grupo, residentes ou nascidos em Minas Gerais a partir de 1.979 com propostas artísticas inéditas em pintura, desenho, vídeo, instalações e fotografias ou em qualquer outro suporte, formato ou linguagem.

O edital está disponível no site até 30 de junho e selecionará até quatro artistas. Ao longo desse projeto, denominado Ciclo de Exposições, serão realizadas mostras com cerca de dois meses de duração cada.

"O Memorial Vale procura ser referência em exposições de jovens artistas mineiros. Por isso, temos um edital específico, voltado para esse segmento. Já percebemos que estamos alcançando nosso objetivo de abrir as portas para que os artistas possam alavancar suas carreiras e dar visibilidade aos seus trabalhos", afirma o gestor do museu, Wagner Tameirão.

"O desejo, mais uma vez, é dar visibilidade a produção artística contemporânea em Minas Gerais vinda de artistas jovens, pois acreditamos na potência das obras e na importância de dar boas condições profissionais de exposição e circulação dessa produção", relata o curador Eduardo de Jesus.

Os artistas podem apresentar propostas para ocupação de qualquer uma das duas salas ou ambas simultaneamente. Os selecionados receberão bolsa de R$ 7 mil cada, além dos custos de montagem e divulgação. Os artistas do interior recebem ainda custo de passagem terrestre, hospedagem e transporte das obras.

As propostas serão escolhidas por uma comissão de seleção composta por especialistas da área e integrantes do Memorial Minas Gerais Vale. Como desdobramentos das exposições serão feitas ações como bate papo com artista, além de lançamento de catálogo final com o trabalho dos artistas selecionados.

"Além de proporcionar um espaço muito bom para a exposição de meu trabalho, dentro de um belo museu muito bem localizado em Belo Horizonte, o edital nos ajuda financeiramente, o que nos permite investir em nossos projetos. A exposição também contribuiu para colocar o meu nome em evidência, dando mais visibilidade ao meu trabalho", conta artista Renata Laguardia, no espaço entre dezembro de 2013 e março de 2014.

Memorial Minas Gerais Vale

O Memorial Minas Gerais Vale é resultado da parceria entre a Vale, a Fundação Vale e o Governo de Minas e funciona no antigo prédio da Secretaria de Estado da Fazenda. O espaço é uma iniciativa que se alinha ao propósito da Fundação Vale de fortalecer as identidades culturais regionais e valorizar a cultura, a memória e o patrimônio histórico nos territórios onde a Vale atua.

A atração integra o Circuito Cultural Praça da Liberdade, uma iniciativa pioneira que constitui um complexo de equipamentos dedicados à arte, à cultura e à ciência em Belo Horizonte e já está inserido na programação cultural da cidade. Mensalmente é produzida uma programação com iniciativas próprias, parcerias com produtos e projetos culturais existentes e contrapartidas de projetos patrocinados pela Vale.

via Agência Minas

Material jornalístico de uso livre segundo as atribuições específicas de cada fonte exceto quando especificado em contrário. Fotos e textos podem pertencer a autores diferentes, sempre devidamente identificados. Créditos das fotos devem ser preservados. Nenhuma das fontes mantém qualquer vínculo comercial ou de outra ordem conosco. Em caso de dúvida, consulte. Leia também nossos Termos de Uso e Serviço | Preços, prazos, links e demais informações podem sofrer alteração e correspondem ao dia em que o material foi publicado sendo de responsabilidade da fonte original.

Documento sem título
Considere contribuir com nosso trabalho

Últimas no FarolCom

Veja também

FarolCom no Twitter

FarolCom no Pinterest