Contribua   Assine   ou Acesse nossa campanha no Apoia-se

Nossos sites

Parceiros

Expediente

Políticas do Portal

Contribua para manter o Parque Nacional Serra da Capivara | Patrimônio Mundial pela Unesco
GERAL CADERNO 1 CADERNO 2 CADERNO 3
CADERNO 4 BLOGS LINKS ÚTEIS METEOROLOGIA

| Dengue, Zika e Chikungunya no Caderno Saúde |
A sociedade mobilizada para vencer essa luta

Cultura | Livros | Lazer | ViverBem

Ecopontos, Feiras-Livres e outros serviços em Uberlândia
Segunda-feira, 28 Julho, 2014 21:55

EACH elabora guia eletrônico sobre patrimônio cultural

Vanessa Fiore / Divulgação
Capela de Nossa Senhora da Ajuda, um dos locais catalogados em Guararema-SP | Vanessa Fiore
Guia traz 268 fotografias do patrimônio tombado de 13 municípios

Materiais didáticos com informações relevantes e práticas sobre o patrimônio histórico e artístico nacional – herança visível de nosso desenvolvimento e cultura –, embora sejam de fundamental importância para o ensino superior, podem ter um alto custo ou, até mesmo, serem difíceis de encontrar.

Com o financiamento da Pró-Reitoria de Graduação (PRG) e apoio da Escola de Artes, Ciências e Humanidade (EACH) da USP, o professor do curso de Lazer e Turismo, André Fontan Köhler, tendo como bolsistas os alunos Vanessa Souza Fiore, do curso de Lazer e Turismo, e Marcelo Fukuyama Sobata, de Marketing, desenvolveram o Guia Eletrônico do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional: Região Metropolitana de São Paulo e municípios de Santos e São Vicente.

O guia eletrônico traz, em suas primeiras páginas, informações gerais sobre cultura, patrimônio, identidade e memória nacional, além de introduzir o tema das políticas patrimoniais brasileiras.

O estudante também encontra a lista de todos os processos de tombamento do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), na Região Metropolitana de São Paulo e municípios de Santos e São Vicente.

Com 268 fotografias do patrimônio tombado de 13 municípios, o guia eletrônico possui uma ficha individual para cada bem cultural, com proteção legal, endereço, descrição e comentários, atividades didáticas sugeridas e fotos; ele oferece ao aluno uma maior proximidade, sem nenhum custo, com o patrimônio cultural paulista, apresentando seu significado e importância.

Finalizado em março de 2014, o guia elaborado pela equipe da EACH já está sendo utilizado em uma disciplina da unidade: Seminários de Politicas Publicas V (tema: Cidade patrimonial e a identidade e memória nacional), que conta com a presença de alunos de Gestão de Políticas Públicas e Lazer e Turismo. De acordo com o professor André Fontan Köhler, futuramente, o guia será disponibilizado gratuitamente a qualquer estudante que se interessar pelo assunto.

O projeto Guia Eletrônico do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional: Região Metropolitana de São Paulo e municípios de Santos e São Vicente foi aprovado pelo edital do Programa de Apoio à Produção de Materiais Didáticos Especiais – Pró-Ensino – 2012, da Pró-Reitoria de Graduação da Universidade de São Paulo (PRG) da USP.

via Agência USP com Comunicação da EACH

Material jornalístico de uso livre segundo as atribuições específicas de cada fonte exceto quando especificado em contrário. Fotos e textos podem pertencer a autores diferentes, sempre devidamente identificados. Créditos das fotos devem ser preservados. Nenhuma das fontes mantém qualquer vínculo comercial ou de outra ordem conosco. Em caso de dúvida, consulte. Leia também nossos Termos de Uso e Serviço | Preços, prazos, links e demais informações podem sofrer alteração e correspondem ao dia em que o material foi publicado sendo de responsabilidade da fonte original.

Documento sem título
Considere contribuir com nosso trabalho

Últimas no FarolCom

Veja também

FarolCom no Twitter

FarolCom no Pinterest