Contribua   Assine   ou Acesse nossa campanha no Apoia-se

Nossos sites

Parceiros

Expediente

Políticas do Portal

Contribua para manter o Parque Nacional Serra da Capivara | Patrimônio Mundial pela Unesco
GERAL CADERNO 1 CADERNO 2 CADERNO 3
CADERNO 4 BLOGS LINKS ÚTEIS METEOROLOGIA

| Dengue, Zika e Chikungunya no Caderno Saúde |
A sociedade mobilizada para vencer essa luta

Cultura | Livros | Lazer | ViverBem

Ecopontos, Feiras-Livres e outros serviços em Uberlândia
domingo, 23 novembro, 2014 - 22h25

Nexo Implícito de George Thomaz na galeria do Mercado Municipal

Divulgação
Nexo Implícito na Galeria do Mercado

Nexo Implícito é a nova exposição do artista plástico George Thomaz no Espaço Cultural do Mercado Municipal de Uberlândia.

George Thomaz, para não incorrer no erro de tentar justificar a obra com discurso, prefere se abster de profundas significações.

Seu trabalho é simplesmente um exercício evolutivo, lúdico e inadvertidamente decorativo.

"Zoevikwys" 2012, "Doces Lambanças" 2013, "Buscapérolas" 2014 e agora, "NEXO IMPLÍCITO" foram criadas da necessidade de nomear diferentes fases de um mesmo processo meio patológico, obsessivo, lúdico e libertador.

Não é sem razão, que os humoristas se regozijam das palavras usadas por artistas plásticos para tentar justificar suas obras.

De fato são risíveis e ridículas, já que as artes visuais são mais sensoriais que intelectuais.

O artista que as vivencia, sabe que essas experiências estéticas sutis são evolutivas e análogas às subjetividades inerentes à alma. Essa mesma alma que o senso comum ou o materialismo cético e sarcástico tenta negar com estratagemas defensivos, mercadológicos, etc.

Ainda há a horda de artistas engajados em "causas nobres" pra defender os pobres, ungidos de boas intenções e mensagens edificantes para transformar o mundo, mas como dizia o mestre Júlio Plaza: "ARTE + MENSAGEM = BOBAGEM".

Nosso trabalho nunca teve essa pretensão. É simplesmente um exercício estético lúdico e evolutivo, quase mal intencionado, pois pretende (aí sim) ser reconhecido e valorizado como produto cultural para estar nas paredes, convivendo e de certa forma "incomodando" as famílias das muiiitas casas de mais de milhão de reais, que proliferam em condomínios de classe média, onde se vende a ideia de que a vida é perfeitinha atrás das grades de segurança, bem distante da pobreza.

Essas pessoas, além de desfilarem seus bólidos polidos, viajam, tem acesso à cultura (de alguma forma) mas persistem em colocar lixo nas suas paredes, inspirados por decoradores que infelizmente ajudamos a formar. Acreditamos que as coisas evoluam e essa mentalidade se modifique, apesar de apontarem para um apartaid explícito.

Estampas exclusivas

Durante a exposição acontece o lançamento das estampas NEZO no mesmo padrão das obras.

George Thomaz
Artes Plásticas Belas Artes 1975 e Faap 1982 - Folha de S. Paulo ilustrador 1978/ 1983 - TV Cultura 1983/ 1984 - Exposições Sesc Paulista, Sesc Interlagos, Masp. Professor no curso de Artes Visuais da Universidade Federal de Uberlândia 1993/ 2002. Trabalhos de Design Gráfico ambiental, exposições individuais e coletivas em Minas Gerais.

Nexo Implícito
Galeria de Arte do Espaço Cultural do Mercado Municipal
Rua Olegário Maciel, 255 - Centro (acesso pela rampa)
Uberlândia - MG
Abertura: 16/12/2014 - das 19h30 às 22h00
Visitação: 17/12/2014 a 30/01/2015
de segunda a sexta das 12h00 às 18h00
Informações: 3235-7790 - [email protected]

com informações do artista

Material jornalístico de uso livre segundo as atribuições específicas de cada fonte exceto quando especificado em contrário. Fotos e textos podem pertencer a autores diferentes, sempre devidamente identificados. Créditos das fotos devem ser preservados. Nenhuma das fontes mantém qualquer vínculo comercial ou de outra ordem conosco. Em caso de dúvida, consulte. Leia também nossos Termos de Uso e Serviço | Preços, prazos, links e demais informações podem sofrer alteração e correspondem ao dia em que o material foi publicado sendo de responsabilidade da fonte original.

Documento sem título
Considere contribuir com nosso trabalho

Últimas no FarolCom

Veja também

FarolCom no Twitter

FarolCom no Pinterest