Contribua   Assine   ou Acesse nossa campanha no Apoia-se

Nossos sites

Parceiros

Expediente

Políticas do Portal

Contribua para manter o Parque Nacional Serra da Capivara | Patrimônio Mundial pela Unesco
GERAL CADERNO 1 CADERNO 2 CADERNO 3
CADERNO 4 BLOGS LINKS ÚTEIS METEOROLOGIA

| Dengue, Zika e Chikungunya no Caderno Saúde |
A sociedade mobilizada para vencer essa luta

Ambiente | Energia | Lixo | Água | Mariana

Ecopontos, Feiras-Livres e outros serviços em Uberlândia
domingo, 7 junho, 2015 - MINAS GERAIS

Escolas mineiras desenvolvem ações com foco na preservação ambiental

Inspiração neste Dia Mundial do Meio Ambiente, escolas da rede estadual estimulam a destinação correta de resíduos e incentivam reaproveitamento de materiais

   

O dia 5 de junho é o “Dia Mundial do Meio Ambiente”. A data, criada em uma Conferência da Organização das Nações Unidas (ONU) em 1972, surgiu para fazer uma reflexão sobre a degradação que o homem tem causado ao meio ambiente e os riscos para sua sobrevivência.

Nas escolas da rede estadual de ensino de Minas Gerais, a premissa de que as pequenas ações podem mudar o mundo e trazem benefícios para o meio ambiente é constantemente trabalhada com os alunos.

Pensando assim, a professora de Geografia da Escola Estadual Professor Soares Ferreira, em Barbacena, Letícia das Mercês Silveira Costa, desenvolve o projeto “Sabão Ecológico”.

Arquivo da Escola Estadual Professor Soares Ferreira
Projeto produz sabão a partir do descarte correto do óleo de cozinha

A iniciativa, que é desenvolvida há cinco anos, consiste em conscientizar a comunidade sobre o descarte correto do óleo de cozinha e produzir sabão a partir desse material.

“Muitas pessoas não sabem dos danos que o descarte incorreto do óleo de cozinha é capaz de gerar. É importante mostrar que alguns problemas ambientais podem ser evitados com pequenas ações”, conta a idealizadora do projeto. A produção do sabão é feita durante as aulas e o óleo utilizado é doado pela comunidade.

Desde que o projeto teve início, a educadora já percebeu uma mudança de postura dos alunos. “Eles sabem como deve ser feito o descarte correto e muitos alunos me procuram falando que o óleo já está separado”, ressalta Letícia.

A preocupação com o meio ambiente foi um dos motivos que levaram o estudante, Igor de Paula Elias, do 3º ano do ensino médio da Escola Estadual Professor Soares Ferreira, a conscientizar seus familiares . “A realização do projeto nos mostrou os perigos de jogar o óleo fora de qualquer jeito. Hoje sei os impactos que traz para o meio ambiente e já falei para a minha família. Estamos fazendo certinho e não estamos jogando o óleo na pia”, concluiu.

Em julho, a professora Letícia das Mercês Silveira Costa irá participar do “III Congresso Internacional de Educação Ambiental dos Países e Comunidade de Língua Portuguesa”, em Portugal. O evento tem como objetivo proporcionar o intercâmbio de experiências ligadas à Educação Ambiental desenvolvidas por regiões e comunidades falantes da Língua Portuguesa. Por conta do projeto “Sabão Ecológico”, Letícia foi convidada para participar do congresso e das reuniões setoriais promovidas pela comissão organizadora.

Meio ambiente e revitalização do espaço escolar

Na Escola Estadual Pedro de Alcântara Nogueira, em Ribeirão das Neves, materiais reciclados são utilizados para a revitalização do espaço escolar. “É um trabalho de organização de pequenos espaços da escola. Estamos construindo bancos com pneus, uma horta vertical com garrafas pet e fazendo o plantio de mudas”, conta a professora de Biologia, Márcia Aparecida Silva.

Para a iniciativa, é feito todo um trabalho de conscientização ambiental. “Durante o processo, fizemos oficinas com os alunos e discutimos que o que podemos fazer para cuidar do meio ambiente, uma das coisas é a reciclagem e a reutilização de materiais. É isso que estamos fazendo na nossa escola”, finalizou Márcia.

Agência Minas

Veja outras notícias sobre:

Desastre Ambiental em Mariana

Caderno Meio Ambiente

Material jornalístico de uso livre segundo as atribuições específicas de cada fonte exceto quando especificado em contrário. Fotos e textos podem pertencer a autores diferentes, sempre devidamente identificados. Créditos das fotos devem ser preservados. Nenhuma das fontes mantém qualquer vínculo comercial ou de outra ordem conosco. Em caso de dúvida, consulte. Leia também nossos Termos de Uso e Serviço | Preços, prazos, links e demais informações podem sofrer alteração e correspondem ao dia em que o material foi publicado sendo de responsabilidade da fonte original.

Documento sem título
Considere contribuir com nosso trabalho

Últimas no FarolCom

Veja também

FarolCom no Twitter

FarolCom no Pinterest