Contribua   Assine   ou Acesse nossa campanha no Apoia-se

Nossos sites

Parceiros

Expediente

Políticas do Portal

Contribua para manter o Parque Nacional Serra da Capivara | Patrimônio Mundial pela Unesco
GERAL CADERNO 1 CADERNO 2 CADERNO 3
CADERNO 4 BLOGS LINKS ÚTEIS METEOROLOGIA

| Dengue, Zika e Chikungunya no Caderno Saúde |
A sociedade mobilizada para vencer essa luta

Ambiente | Energia | Lixo | Água | Mariana

Ecopontos, Feiras-Livres e outros serviços em Uberlândia
quarta-feira, 11 novembro, 2015 - 21h58

Assembleia cria Comissão Extraordinária das Barragens

Objetivo é, em virtude de tragédia em Mariana, realizar estudos, debater e propor medidas de monitoramento da mineração

   

O presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), deputado Adalclever Lopes (PMDB), anunciou, na Reunião Ordinária de Plenário desta quarta-feira (11/11/15), a criação da Comissão Extraordinária das Barragens.

Na última quinta-feira (5), duas barragens de rejeitos de minério da mineradora Samarco se romperam e devastaram a região de Bento Rodrigues, distrito de Mariana (Região Central do Estado).

Há o temor de que acidentes semelhantes possam se repetir em outras das mais de 700 barragens similares em funcionamento no Estado.

A Comissão Extraordinária, criada por decisão da Mesa da Assembleia, tem a finalidade de realizar estudos, promover debates e propor medidas de acompanhamento das consequências sociais, ambientais e econômicas da atividade minerária no Estado. Estarão em pauta na comissão, que terá vigência até o final de 2016, os desdobramentos da tragédia ocorrida em Mariana e as ações de recuperação dos danos causados.

Pollyanna Maliniak | ALMG
Estarão em pauta na comissão, que terá vigência até o final de 2016, os desdobramentos da tragédia ocorrida em Mariana - Foto: Pollyanna Maliniak | ALMG
Estarão em pauta na comissão, que terá vigência até o final de 2016, os desdobramentos da tragédia ocorrida em Mariana

O deputado Adalclever Lopes esclareceu, ao grupo de parlamentares que cobra a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) na ALMG para investigar as atividades das mineradoras, os benefícios de se implantar uma comissão extraordinária neste momento, como o fato de que ela continuará atuando durante o recesso parlamentar e a possibilidade de a comissão centrar seus esforços nas questões que envolvem a atividade minerária como um todo, em vez de focar em um assunto específico. A atuação da comissão não inviabiliza a instalação de uma CPI após o fim do recesso parlamentar, em fevereiro do próximo ano.

Confira a composição da Comissão Extraordinária das Barragens

Efetivos

Deputado Rogério Correia (PT); Deputado João Magalhães (PMDB); Deputado Celinho do Sinttrocel (PCdoB); Deputado Agostinho Patrus Filho (PV); Deputado Thiago Cota (PPS); Deputado Gustavo Corrêa (DEM); Deputado Gustavo Valadares (PSDB); Deputado Gil Pereira (PP); Deputado Cássio Soares (PSD)

Suplentes

Deputado Doutor Jean Freire (PT); Deputada Celise Laviola (PMDB); Deputada Rosângela Reis (Pros); Deputado Glaycon Franco (PTN); Deputado Wander Borges (PSB); Deputado Bonifácio Mourão (PSDB); Deputado João Vítor Xavier (PSDB); Deputado Paulo Lamac (PT); Deputado Inácio Franco (PV)

Consulte o resultado da reunião

Leia também:

Deputados vão debater desdobramentos de tragédia em Mariana

Imprensa ALMG

Veja outras notícias sobre:

Desastre Ambiental em Mariana

Caderno Meio Ambiente

Material jornalístico de uso livre segundo as atribuições específicas de cada fonte exceto quando especificado em contrário. Fotos e textos podem pertencer a autores diferentes, sempre devidamente identificados. Créditos das fotos devem ser preservados. Nenhuma das fontes mantém qualquer vínculo comercial ou de outra ordem conosco. Em caso de dúvida, consulte. Leia também nossos Termos de Uso e Serviço | Preços, prazos, links e demais informações podem sofrer alteração e correspondem ao dia em que o material foi publicado sendo de responsabilidade da fonte original.

Documento sem título
Considere contribuir com nosso trabalho

Últimas no FarolCom

Veja também

FarolCom no Twitter

FarolCom no Pinterest