Contribua   Assine   ou Acesse nossa campanha no Apoia-se

Nossos sites

Parceiros

Expediente

Políticas do Portal

Contribua para manter o Parque Nacional Serra da Capivara | Patrimônio Mundial pela Unesco
GERAL CADERNO 1 CADERNO 2 CADERNO 3
CADERNO 4 BLOGS LINKS ÚTEIS METEOROLOGIA

| Dengue, Zika e Chikungunya no Caderno Saúde |
A sociedade mobilizada para vencer essa luta

Ambiente | Energia | Lixo | Água | Mariana

Ecopontos, Feiras-Livres e outros serviços em Uberlândia
quinta-feira, 17 dezembro, 2015 - 22h55 | TRAGÉDIA EM MARIANA

MMA e ICMBio se reúnem com a comunidade de Regência

O impacto sobre o oceano e a fauna marinha ainda estão sendo avaliados e os moradores falaram sobre os problemas ambientais e sociais que estão enfrentando

   

Na quarta-feira (16/12), a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, e o presidente do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Cláudio Maretti, retornaram ao Espírito Santo para participar de uma reunião com a comunidade de Regência (ES), município na foz do rio Doce, atingido pela lama da barragem da mineradora Samarco, em Mariana (MG), que rompeu no dia 5 de novembro.

O impacto sobre o oceano e a fauna marinha ainda estão sendo avaliados e os moradores falaram sobre os problemas ambientais e sociais que estão enfrentando. “Os pescadores dependem do rio para pescar e a população precisa da água do rio para beber”, relatou o presidente da associação de pescadores de Regência, Leone Carlos.

João Freire/ICMBio
Município capixaba conta com apoio do Governo Federal para revitalização do Rio Doce | João Freire/ICMBio
Município capixaba conta com apoio do Governo Federal para revitalização do Rio Doce

“Eu quero lutar com vocês para recuperar a região. O impacto nunca será apagado, mas temos de pensar no que podemos fazer: um novo rio Doce”, propôs a ministra Izabella Teixeira. “Esse é o maior acidente ambiental do país e as empresas responsáveis vão ter de pagar pelo que causaram”, afirmou a ministra. “A receita para a reconstrução será elaborada em conversas com vocês para definirmos as suas prioridades”, concluiu.

A reunião foi realizada em uma das sedes do Centro Nacional de Pesquisa de Tartarugas Marinhas (Tamar/ICMBio) e contou com a participação de mais de 100 moradores da região e de gestores de unidades de conservação administradas pelo ICMBio, no Espírito Santo. Participaram também, as associações: de moradores, de pescadores, de surfistas e dos comerciantes de Regência.

“Estamos monitorando o impacto da lama na biodiversidade marinha e nas unidades de conservação da região, em parceria com universidades e ONGs”, explicou o presidente do ICMBio, Cláudio Maretti. “A Reserva Biológica de Comboios, a APA Costa dos Corais e a Reserva Santa Cruz já foram atingidas e a extensão total do problema continua sendo avaliada” afirmou Maretti.

O secretário de Meio Ambiente do Espírito Santo, Rodrigo Giúdice, destacou a necessidade de que a Samarco monte um escritório em Regência para receber demandas socioeconômicas e ambientais. “Estamos trabalhando junto com os municípios e o governo federal para cobrar que a empresa reaja de forma mais rápida para resolver o problema que causou”, pontuou o secretário.

“O plano emergencial com o governo do estado está em andamento e as informações serão disponibilizadas para a comunidade entender o que está acontecendo”, garantiu a ministra Izabella. “A revitalização do rio Doce é prioridade para o governo federal”, concluiu.

João Freire/ICMBio

Veja outras notícias sobre:

Desastre Ambiental em Mariana

Caderno Meio Ambiente

Material jornalístico de uso livre segundo as atribuições específicas de cada fonte exceto quando especificado em contrário. Fotos e textos podem pertencer a autores diferentes, sempre devidamente identificados. Créditos das fotos devem ser preservados. Nenhuma das fontes mantém qualquer vínculo comercial ou de outra ordem conosco. Em caso de dúvida, consulte. Leia também nossos Termos de Uso e Serviço | Preços, prazos, links e demais informações podem sofrer alteração e correspondem ao dia em que o material foi publicado sendo de responsabilidade da fonte original.

Documento sem título
Considere contribuir com nosso trabalho

Últimas no FarolCom

Veja também

FarolCom no Twitter

FarolCom no Pinterest