Contribua   Assine   ou Acesse nossa campanha no Apoia-se

Nossos sites

Parceiros

Expediente

Políticas do Portal

Contribua para manter o Parque Nacional Serra da Capivara | Patrimônio Mundial pela Unesco
GERAL CADERNO 1 CADERNO 2 CADERNO 3
CADERNO 4 BLOGS LINKS ÚTEIS METEOROLOGIA

| Dengue, Zika e Chikungunya no Caderno Saúde |
A sociedade mobilizada para vencer essa luta

Ecopontos, Feiras-Livres e outros serviços em Uberlândia
segunda-feira, 1 setembro, 2008 19:48

Educação e Prevenção Contra o Fogo

Divulgação
Cartilha será distribuída nas escolas da rede pública
Veja o vídeo do lançamento

O dia 04 de setembro de 2008 marca o lançamento de uma publicação especial: a cartilha para prevenção de acidentes da Turma da Mônica, que será distribuída em escolas do ensino fundamental para conscientizar a população, em especial as crianças, sobre os perigos potenciais que podem provocar queimaduras em ambientes domésticos.

A cerimônia, que será presidida pelo governador de Minas Gerais, Aécio Neves, irá reunir figuras ilustres como o Dr. Ivo Pitanguy, o cartunista Maurício de Sousa, o Secretário de Estado da Saúde, Marcus Pestana, o Presidente da Rede FHEMIG (Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais), Luís Márcio Ramos, a Secretária de Estado da Educação, Profª.Vanessa Guimarães, entre outros empresários e autoridades nacionais e estaduais.

O lançamento da cartilha é o desenlace positivo de uma história que tinha tudo para terminar mal. Em outubro de 2007, o empresário catarinense Guido Bretzke participava de um seminário de gestão empresarial em Nova Lima (MG), quando foi vitima de um acidente com álcool, provocado por terceiros, que resultou em queimaduras graves em seu rosto e atingiu 15% de seu corpo.

Internado por 15 dias no Hospital Mater Dei, sob os cuidados do cirurgião plástico Dr. Carlos Eduardo Leão, chefe do Serviço de Cirurgia Plástica e Queimados da Rede FHEMIG, Guido sensibilizou-se com as estatísticas alarmantes da Unidade de Tratamento de Queimados Prof. Ivo Pitanguy, no Hospital João XXIII em Belo Horizonte - o maior centro de queimados em Hospital Público da América Latina - onde 51% dos atendimentos representam acidentes domésticos perfeitamente evitáveis e 43% atingem crianças de 0 a 10 anos de idade.

Do bem-sucedido processo de recuperação e da amizade com o Dr. Leão, Guido levou adiante a missão de encontrar parceiros para estabelecer ações concretas para evitar os acidentes domésticos com queimaduras, que atingem mais de 1 milhão de casos por ano em todo o Brasil, especialmente crianças de famílias com baixo índice sócio-cultural.

Menos de dois meses depois, em contato com o empresário e amigo, Giem Guimarães, dono da Posigraf - maior gráfica da América Latina -, ele já tinha conseguido a parceria para viabilizar a impressão das cartilhas para o projeto educacional. A malharia Marisol, na figura do presidente Giorgio Donini, também uniu-se ao projeto, com a produção de camisetas para divulgar a campanha.

Para atingir com consistência o público-alvo principal, o Dr. Leão chegou até Maurício de Souza através do Dr. Paulo Nishimura, médico cirurgião plástico que atende o cartunista há mais de 30 anos. Uma relação de amizade que rendeu ao Dr. Nishimura a sua participação como o Dr. Meximuda junto aos famosos personagens da Turma da Mônica, que ilustram o conteúdo das cartilhas.

Inseridas numa dinâmica de atividades escolares a serem concluídas em casa, a cartilha traz quatro histórias em quadrinhos que buscam promover a conscientização sobre os acidentes mais comuns que envolvem queimaduras, por meio de uma abordagem lúdica.

Em parceria com a Profª. Vanessa Guimarães, da Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais, o objetivo é que as crianças funcionem como vetores, levando para casa os preciosos ensinamentos da cartilha - como os cuidados básicos com água fervente, álcool, óleo de cozinha e outros líquidos inflamáveis - para transmiti-los ao restante da família. "Precisamos promover uma cultura do perigo que ainda não existe no Brasil", afirma o Dr. Leão.

Neste contexto, o evento em Belo Horizonte representa a primeira etapa de um projeto maior, que tem como objetivo criar uma entidade para a prevenção e tratamento de acidentes com queimaduras – que envolvem graves danos estéticos, psicológicos e funcionais às vítimas - e a instituição do tema como uma disciplina obrigatória dentro do currículo escolar.

Assim, as cartilhas serão inicialmente distribuídas em escolas da rede estadual do Ensino Fundamental em Minas GeraiO dia 04 de setembro de 2008 marca o lançamento de uma publicação especial: a cartilha para prevenção de acidentes da Turma da Mônica, que será distribuída em escolas do ensino fundamental para conscientizar a população, em especial as crianças, sobre os perigos potenciais que podem provocar queimaduras em ambientes domésticos.

A partir daí, o projeto se estende para outras regiões do país, sob a supervisão das Secretarias de Estado da Saúde e da Educação, atingindo, numa segunda fase, também alunos do Ensino Médio, em tiragens mensais de 50 mil exemplares, num total previsto de 1,2 milhões de cartilhas distribuídas nos próximos dois anos – número que pode crescer mediante a adesão de novos parceiros ao projeto.

Lançamento da Cartilha Turma da Mônica
Data: 04/09/2008
Local: Salão Nobre - Palácio da Liberdade – Belo Horizonte
Horário: 11:00 horas

MCK Cultura da Informação

Leia também:

Fhemig faz alerta sobre os agentes causadores de queimaduras

Associação dos produtores e envasadores posiciona-se em relação ao álcool líquido

Célula-tronco agiliza cicatrização de queimadura grave

Minas lança campanha de prevenção a queimaduras

Educação e Prevenção Contra o Fogo

Material jornalístico de uso livre segundo as atribuições específicas de cada fonte exceto quando especificado em contrário. Fotos e textos podem pertencer a autores diferentes, sempre devidamente identificados. Créditos das fotos devem ser preservados. Nenhuma das fontes mantém qualquer vínculo comercial ou de outra ordem conosco. Em caso de dúvida, consulte. Leia também nossos Termos de Uso e Serviço | Preços, prazos, links e demais informações podem sofrer alteração e correspondem ao dia em que o material foi publicado sendo de responsabilidade da fonte original.

Documento sem título
Considere contribuir com nosso trabalho

Últimas no FarolCom

Veja também

FarolCom no Twitter

FarolCom no Pinterest