Que marcas você quer deixar no planeta? Calcule sua Pegada Ecológica.
Minas Gerais / Economia / Mercado Pirata

quarta-feira, 14 janeiro, 2009 13:46

Minas Gerais tem crescimento de 198% no número de discos ilegais apreendidos em 2008

Foram 3,7 milhões de itens apreendidos no estado em 2008; Região Sudeste registra 42% de crescimento.

Minas Gerais foi o grande destaque no combate à pirataria da região Sudeste, em 2008. O estado praticamente dobrou o número de discos piratas retirados de circulação pelas autoridades locais. Em 2008, foram 3,7* milhões de itens apreendidos, número 198% maior do registrado no ano anterior - 1,2 milhão.

O estado do Rio de Janeiro também aumentou em mais de 60% o número de DVDs apreendidos em 2008, comparando-se com o número de itens retirados de circulação em 2007. No total, foram apreendidos 2.272.302 DVDs (filmes, shows e discos virgens) no ano passado, enquanto em 2007 esse número foi de 1.414.983 itens.

A região Sudeste, por sua vez, em 2008, também teve crescimento nos números de apreensões de CDs e DVDs piratas – 42%. Os dados divulgados pela Motion Picture Association (MPA) mostram no ano passado a região mais rica do país teve 16.870.805* unidades ópticas retiradas de circulação do mercado.

Além da atuação das autoridades que realizaram 2.584 operações de apreensão, a Motion Picture Association destaca também o aumento da conscientização dos brasileiros na compra de produtos ilegais.

Recente pesquisa feita pelo IBOPE Inteligência, a pedido da Amcham e ANGARDI, revela que de 2007 para 2008 houve um crescimento de 22% para 33% no número de pessoas que disseram nunca comprar produtos piratas. Esse aumento da conscientização das pessoas é creditado ao importante trabalho das autoridades, juntamente com as ações e iniciativas promovidas pela MPA e APCM (Associação Antipirataria de Cinema e Música), ao longo dos últimos anos.
A indústria calcula que 59% dos DVDs comercializados no país sejam piratas.

* Números da Associação Antipirataria de Cinema e Música (APCM).

Sobre a MPA
A MPA - Motion Picture Association - é a associação que representa os seis principais estúdios de cinema dos Estados Unidos e que realiza uma intensa campanha mundial contra pirataria. A Motion Picture Association América Latina (MPA-AL) é o escritório regional da Motion Picture Association (MPA), localizado em São Paulo Brasil. Para mais informações: www.mpaal.org.br

Sobre a APCM
A APCM, com sede em São Paulo, substituiu as antigas Associações Protetoras dos Direitos Intelectuais, a Apdif do Brasil (Fonográfico) e Adepi (Audiovisual), respectivamente os braços operacionais de combate à falsificação da indústria fonográfica (ABPD) e da indústria de cinema e vídeo (MPA) e tem como objetivo principal a defesa dos direitos de propriedade intelectual, o fomento aos estudos e ações pertinentes ao combate à violação destes direitos e a defesa dos interesses de seus associados junto às autoridades policiais, governamentais e judiciais, em todo o território nacional.

Rodrigues & Freire Comunicação



outros destaques:

Minas Gerais

Brasil no Google Maps

Grupos do Google
Participe do grupo Farol Comunitário
E-mail:
Visitar este grupo

no blog
Últimas do Farol no
Notícias no Google News Brasil

Rádio Web Viola Viva

Núcleo da Música

JanCom AgÊncia da Informação 

Anuncie aqui

METEOROLOGIA