CaldoQuantico Holopraxis CQL CreSentes DNAtos PARCEIROS EXPEDIENTE ANUNCIE PRIVACIDADE E USOS
   
CAPA | GERAL | CADERNO 1 | CADERNO 2 | CADERNO 3 | CADERNO 4 | BLOGS | LINKS ÚTEIS
Instituto Eu Quero Viver
quinta-feira, 11 junho, 2009 18:39

Igreja de Ouro Preto é eleita maravilha portuguesa

   
Márcio Carvalho
A Igreja da Ordem Terceira de São Francisco de Assis da Penitência fica em Ouro Preto, a primeira cidade brasileira declarada Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade pela UNESCO, em 1980

A Igreja da Ordem Terceira de São Francisco de Assis da Penitência, em Ouro Preto, foi eleita uma das sete Maravilhas de Origem Portuguesa no Mundo, em concurso realizado pela "New 7 Wonders Portugal", empresa que também organizou a declaração oficial das Novas 7 Maravilhas do Mundo.

O anúncio foi feito na noite desta quarta-feira (10), em Portugal.

Concorreram à disputa 27 bens de 16 países, sendo seis deles do Brasil. A escolha foi feita por meio de votação no site www.7maravilhas.pt onde cada internauta pôde escolher sete monumentos dentre os 27 listados.

Os monumentos concorrentes foram definidos de acordo com o valor histórico e patrimonial de origem e influência portuguesa no Mundo, sendo que alguns deles têm a chancela da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) como patrimônio da humanidade e outros, poderão tê-la no futuro.

Após o anúncio, a secretária de Estado de Turismo, Érica Drumond,a disse que a Igreja São Francisco de Assis, em Ouro Preto, é um monumento de grande valor histórico e cultural para Minas Gerais. "Com a premiação, nosso Estado ganha mais visibilidade e mais proximidade com Portugal.

Nossa meta agora, em nossa política pública de promoção e divulgação internacional é estimular que o português e o europeu conheçam a Igreja de São Francisco, assim como todo acervo cultural e natural que Minas Gerais tem a oferecer", comemorou.

A secretária lembrou ainda que Minas Gerais abriga cerca de 60% do patrimônio histórico do Brasil e que, entre suas singularidades, possui rico conjunto arquitetônico representativo do sistema colonial luso-brasileiro.

No Brasil também foi escolhida como "Maravilha" a Igreja e Convento de São Francisco de Assis e Ordem Terceira de Salvador (BA). "Com certeza a eleição de dois monumentos brasileiros entre as sete maravilhas portuguesas do mundo, é mais um diferencial que o nosso País, dono de uma riqueza natural e cultural enorme, oferece ao turista português", destacou Jeanine Pires, presidente da Embratur.

Perfil do turista cultural

Pesquisa realizada pela Embratur e Unesco demonstrou que 49% dos turistas que visitam o País em busca de cultura são europeus. Para 61% destes visitantes, a cultura foi o motivo principal para escolher o Brasil como destino de férias. O nível acadêmico desses turistas também se revelou ser elevado, 76% possuem curso superior, sendo que destes, 40% são pós-graduados.

Considerado um país prioritário para a promoção turística de Minas Gerais no Exterior, de acordo com o Projeto Estruturador Destinos Turísticos Estratégicos do Governo de Minas, Portugal é o terceiro maior emissor de visitantes para o Brasil. Atualmente, quatro vôos semanais ligam os Minas Gerais à Lisboa, pela Transportadora Aérea Portuguesa (TAP).

Igreja de São Francisco de Assis da Penitência

A Igreja da Ordem Terceira de São Francisco de Assis da Penitência fica em Ouro Preto, a primeira cidade brasileira declarada Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade pela UNESCO, em 1980.

A igreja construída em estilo rococó constitui uma etapa posterior na evolução do barroco mineiro. A obra teve início em 1766, com projeto arquitetônico, risco da portada e elementos ornamentais como púlpitos, retábulo-mor, lavabo e teto da capela-mor da lavra de Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho. As pinturas são de Manuel da Costa Ataíde, outro importante artista do barroco mineiro.

Os dois artistas, Aleijadinho nascido em Vila Rica (hoje Ouro Preto) e Mestre Ataíde em Vila do Carmo (hoje Mariana) são considerados os dois mais importantes nomes da arte colonial brasileira.

via Agência Minas

Leia o que já publicamos sobre Patrimônio & História


Material jornalístico passível de direitos autorais.
Fotos e textos podem pertencer a autores diferentes.
Antes de reproduzir por qualquer meio, consulte sobre autorização
Leia também nossos Termos de Uso e Serviço
Preços, prazos e links podem sofrer alteração e correspondem ao dia em que o material foi publicado

FarolCom no Pinterest
Brasil no Google Maps
Meteorologia