Contribua   Assine   ou Acesse nossa campanha no Apoia-se

Nossos sites

Parceiros

Expediente

Políticas do Portal

Contribua para manter o Parque Nacional Serra da Capivara | Patrimônio Mundial pela Unesco
GERAL CADERNO 1 CADERNO 2 CADERNO 3
CADERNO 4 BLOGS LINKS ÚTEIS METEOROLOGIA

#zikazero | CLIQUE AQUI, SAIBA MAIS E PARTICIPE | #zikazero
A sociedade mobilizada para vencer a luta contra o mosquito

Instituto Eu Quero Viver
terça-feira, 27 setembro, 2011 23:19

Estão abertas as inscrições para o Prêmio ODM Brasil

 
 
 
Lúcia Sebe/Secom MG
 
   
  Secretária Renata Vilhena no lançamento da 4ª edição do prêmio  
     

A secretária de Estado de Planejamento e Gestão, Renata Vilhena, participou, nesta terça-feira (27), do lançamento da 4ª edição do Prêmio Objetivos do Milênio.

A solenidade reuniu representantes governamentais, da sociedade civil e do setor empresarial no Teatro Nansen Araújo, em Belo Horizonte.

A secretária enfatizou as ações do Governo de Minas para diminuir as desigualdades regionais e assim oferecer condições sociais dignas. “Pobreza não deve ser tratada como uma estatística, queremos tornar Minas o melhor lugar para se viver para todos os mineiros e para aqueles que aqui escolheram viver”, falou.

Ela comemorou o fato do Estado, já em 2008, ter superado cinco dos oito Objetivos do Milênio previstas para 2015: redução da fome e da miséria; promoção da igualdade entre homens e mulheres; redução da mortalidade infantil; combate a AIDS, malária e outras doenças e garantia da sustentabilidade ambiental.

“Temos ainda um longo caminho a percorrer, queremos reduzir a mortalidade materna, melhorar o ensino, inserir cada vez mais mulheres no mercado de trabalho, unir esforços em prol da cidadania e superar a vulnerabilidade de várias famílias”, declarou Renata Vilhena.

O ministro de Estado chefe da secretaria geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, informou que pelo menos 30 milhões de brasileiros vivem abaixo da linha da pobreza, com uma renda familiar mensal de até R$ 70. “Acabar com a exclusão, pelo menos nesse patamar que mais nos envergonha, é o nosso desafio”. Ele destacou a importância de Minas, por meio dos avanços conquistados, neste processo.

Opinião semelhante foi manifestada pelo representante do Programa Nacional das Nações Unidas para o Desenvolvimento no Brasil, Jorge Chediek, ao afirmar que Minas é um exemplo bem sucedido, inovador e com indicadores acima da média nacional.

“Mas o melhor é que, apesar dos avanços, os mineiros ainda não estão satisfeitos e estamos comemorando o compromisso de fazer muito mais”, finalizou Chediek, se referindo à assinatura de um memorando, em maio deste ano, entre o Programa das Nações Unidas (PNUD) e Governo de Minas para o estabelecimento de novas metas para o Estado em 2015.

O Prêmio
O Prêmio ODM Brasil foi criado em 2004 pelo Governo Federal, com o apoio do PNUD e do Movimento Nacional para Cidadania e Solidariedade, que é composto por um conjunto de empresas e associações do setor privado.

O Governo de Minas é parceiro da iniciativa, que irá premiar prefeituras e organizações da sociedade civil que contribuam efetivamente para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, através de ações, programas e projetos. As metas do milênio foram estabelecidas pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2000, com o apoio de 191 nações.

As inscrições para o Prêmio estão abertas até o dia 31 de outubro de 2011 e devem ser feitas através do site http://www.odmbrasil.org.br. As práticas serão selecionadas pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap).

Os critérios de avaliação incluem: contribuição para os ODM; impacto no público atendido, participação da comunidade, existência de parcerias, potencial de replicabilidade e articulação com outras políticas públicas.

via Agência Minas

Material jornalístico de uso livre segundo as atribuições específicas de cada fonte exceto quando especificado em contrário. Fotos e textos podem pertencer a autores diferentes, sempre devidamente identificados. Créditos das fotos devem ser preservados. Nenhuma das fontes mantém qualquer vínculo comercial ou de outra ordem conosco. Em caso de dúvida, consulte. Leia também nossos Termos de Uso e Serviço | Preços, prazos, links e demais informações podem sofrer alteração e correspondem ao dia em que o material foi publicado sendo de responsabilidade da fonte original.

Documento sem título
Considere contribuir com nosso trabalho

Últimas no FarolCom

Veja também

FarolCom no Twitter

FarolCom no Pinterest