Contribua   Assine   ou Acesse nossa campanha no Apoia-se

Nossos sites

Parceiros

Expediente

Políticas do Portal

Contribua para manter o Parque Nacional Serra da Capivara | Patrimônio Mundial pela Unesco
GERAL CADERNO 1 CADERNO 2 CADERNO 3
CADERNO 4 BLOGS LINKS ÚTEIS METEOROLOGIA

| Dengue, Zika e Chikungunya no Caderno Saúde |
A sociedade mobilizada para vencer essa luta

Ecopontos, Feiras-Livres e outros serviços em Uberlândia
sexta-feira, 21 setembro, 2012 22:51

Governo de Minas inaugura Museu Peter Lund

Omar Freire/Imprensa MG
Príncipe da Dinamarca acredita que o evento estreitará os laços entre o seu país e o Brasil

Com acervo de fósseis cedidos pela Dinamarca. Cerimônia teve a presença do governador Antonio Anastasia e do príncipe herdeiro dinamarquês Frederik André Henrik Christian, acompanhado pela princesa Mary Elizabeth

O governador Antonio Anastasia inaugurou, nesta sexta-feira (21), ao lado do príncipe herdeiro da Dinamarca, Frederik André Henrik Christian, e da princesa Mary Elizabeth o Museu Peter Lund, museu de território inspirado na trajetória do naturalista dinamarquês Peter Wilhelm Lund (1801-1880) pela região de Lagoa Santa, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.

“Tenho a certeza que a inauguração do museu vai permitir não só um estudo acadêmico cada vez mais profundo da obra maravilhosa de Peter Lund, mas também vai estreitar ainda mais os laços de amizade e reciprocidade entre o Brasil, por meio de Minas Gerais, e a Dinamarca”, disse o governador.

O Museu Peter Lund compreende todo o Parque do Sumidouro, onde foi construída a sede ao lado da Gruta da Lapinha. Nela, estão reunidos fósseis descobertos por Lund, no século 19, durante suas pesquisas na região de Lagoa Santa. O governo da Dinamarca cedeu a Minas, em comodato, por três anos, 82 fósseis encontrados pelo naturalista e que teriam sido enviados àquele país em 1846. As peças estavam no Museu de História Natural dinamarquês.

É um conjunto de pequenos fósseis, como pedaços de ossos de dedos, patas, dentes e costelas, de animais como anta, preguiça, tamanduá, raposa, puma, porco, tigre-dente-de-sabre e tatu gigante, espécies que viveram na região há cerca de 10 mil anos. Entre eles estão 30 ossos de homens pré-históricos encontrados por Lund. São peças de relevância por se tratarem dos primeiros fósseis de homem pré-histórico encontrados nas Américas.

“Estamos certos de que o museu não somente incentivará as pesquisas e estreitará os laços científicos, mas vai despertar a curiosidade para fora do meio científico, de outras pessoas e de outros setores. Muitas pessoas colocaram muito tempo e esforço para tornar o museu possível. Estamos extremamente orgulhosos do que vocês conseguiram”, afirmou o príncipe Frederik André Henrik Christian.

O Governo de Minas investiu R$ 5,3 milhões na obra. O prédio, que abriga a sede do Museu Peter Lund, possui 1.850 mil metros quadrados e será um espaço destinado à conscientização da importância histórica e cultural do carste de Lagoa Santa. O espaço dispõe de duas salas para que o visitante tenha conhecimento dos planos de manejo do parque e espeleológico, além de salas multiuso e de exposição, sendo uma delas dedicada ao acervo vindo da Dinamarca, espaço para reserva técnica, conservação e restauro de obras, café e loja.

A Rota das Grutas Peter Lund
O Museu integra a ‘Rota das Grutas Peter Lund’, um projeto que está sendo implementado pelas secretarias de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, de Cultura e de Turismo. O objetivo é promover o desenvolvimento regional por meio do turismo, com a estruturação de um roteiro nacional e internacional de conhecimento, pautado em elementos naturais e culturais da região cárstica nos municípios que englobam a Rota – Belo Horizonte, Lagoa Santa, Pedro Leopoldo, Sete Lagoas e Cordisburgo.

“A ideia é fazermos em Minas Gerais com o nosso acervo espeleológico, com as grutas da Lapinha, Rei do Mato e Maquiné, um circuito a ser explorado não só por especialistas, por acadêmicos, por pesquisadores, mas também por turistas que possam conhecer esse patrimônio imenso de Minas Gerais. Estamos a poucos quilômetros do Aeroporto Internacional Tancredo Neves e, agora, com grandes eventos internacionais em Minas, em 2013 e 2014, vamos ter aqui um aumento no número de visitantes”, explicou Anastasia.

O Museu de Ciências Naturais da PUC Minas é o marco zero da Rota que inclui o túmulo de Peter Lund, o Centro de Arqueologia Annette Laming Emperaire, o Parque Estadual do Sumidouro (Lagoa Santa), as grutas Rei do Mato (Sete Lagoas) e de Maquiné (Cordisburgo), terminando no Museu Casa Guimarães Rosa, em Cordisburgo.

A vida de Peter Lund
Peter Wilhelm Lund nasceu em Copenhagen (Dinamarca) em 1801. Diplomado pela Universidade de Copenhagem, visitou o Brasil pela primeira vez em 1825. No Rio de Janeiro, realizou um levantamento de toda a vegetação da baixada fluminense e estudos sobre o comportamento de formigas, além de montar várias coleções zoológicas.

Em 1833, retornou, em caráter definitivo, ao Brasil e iniciou uma viagem para estudar a flora brasileira em companhia do botânico L. Riedel, quando fixou residência em Lagoa Santa. As primeiras grutas visitadas foram a Lapa Vermelha e a Lapa Nova de Maquiné, tendo descrito com minúcias, os espeleotemas encontrados. Lund pesquisou mais de uma centena de grutas, onde encontrou em torno de 120 espécies fósseis e 94 espécies pertencentes à fauna atual.

Museu Peter Lund | Parque Estadual do Sumidouro
Ingresso: R$ 15,00 (quinze reais), que dá direito também a visitação na Gruta da Lapinha
Horário de funcionamento: De terça a domingo - de 9h às 16h30
Endereço: Estrada Campinho Lapinha, km 6 – Lagoa Santa
Telefone: (31) 3689-8592

Omar Freire/Imprensa MG

via Agência Minas

Veja também + Assuntos relacionados:

Material jornalístico de uso livre segundo as atribuições específicas de cada fonte exceto quando especificado em contrário. Fotos e textos podem pertencer a autores diferentes, sempre devidamente identificados. Créditos das fotos devem ser preservados. Nenhuma das fontes mantém qualquer vínculo comercial ou de outra ordem conosco. Em caso de dúvida, consulte. Leia também nossos Termos de Uso e Serviço | Preços, prazos, links e demais informações podem sofrer alteração e correspondem ao dia em que o material foi publicado sendo de responsabilidade da fonte original.

Documento sem título
Considere contribuir com nosso trabalho

Últimas no FarolCom

Veja também

FarolCom no Twitter

FarolCom no Pinterest