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segunda-feira, 26 novembro, 2012 0:00
Empresas
de aviação se fundem para ampliar oferta
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Renan
Birck |
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As
alianças são vistas por estudiosos como
uma estratégia de adaptação ao
mundo globalizado para que as empresas aéreas
reduzam custos e aumentem a cobertura de atendimento |
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Foi
anunciada nesta semana a autorização prévia
para a fusão de mais duas companhias brasileiras:
a Azul Linhas Aéreas Brasileiras e a Trip Linhas
Aéreas.
A
aprovação foi concedida pela Agência
Nacional de Aviação Civil (Anac), reguladora
do transporte aéreo no Brasil. Agora precisa passar
pelo crivo do Conselho Administrativo de Defesa Econômico
(Cade).
Com a fusão, a nova holding será conhecida
como Azul Trip S/A e vai operar com 840 voos diários
domésticos. A companhia contará ainda com
116 aviões e nove mil funcionários. Isso vai
representar uma fatia de quase um terço das operações
no Brasil.
Este ano também marcou a fusão das companhias
TAM (Brasil) e LAN (Chile). A nova denominação
das duas empresas será Latam e elas vão seguir
operando como duas companhias separadas, porém não
independentes. Mais ainda, cada empresa continuará
com as próprias aeronaves, guichês e serviços.
A holding será responsável por atender 150
destinos em 22 países com operações
domésticas em Argentina, Brasil, Chile, Colômbia,
Equador e Peru, e operações internacionais
na América Latina, Estados Unidos, Europa e Oceania.
Uma das grandes modificações para os clientes
da TAM será o uso de milhagens e as conexões
com uma reserva. Isso poderá acontecer devido a uma
possível saída da TAM da maior rede mundial
de companhias aéreas, a Star Alliance. Ao todo, são
28 companhias de todo o mundo que se aliaram a essa rede,
fundada em 1997. Gigantes como TAP, Lufthansa, Turkish e
United fazem partes dessa ligação.
Como a LAN é membro antiga de outra rede, a oneworld
(o nome se escreve todo em letras minúsculas) e ela
não pode, por uma decisão judicial, pertencer
à mesma rede que a Avianca-Taca, a qual já
ingressou na Star Alliance, a holding Latam deverá
mesmo se juntar à oneworld.
O desligamento da TAM da sua rede de alianças ainda
não foi anunciado oficialmente à Star Alliance.
Até a saída oficial, os clientes que têm
pontos acumulados podem utilizá-los na rede. Depois,
as novas políticas sobre os programas de milhas deverão
ser explicados pela companhia aos seus clientes.
A one world é a segunda maior rede de alianças
com 12 companhias aéreas. Em breve se juntará
à rede a Qatar Airways, uma das três principais
do Oriente Médio. Além da Qatar, a oneworld
conta com companhias importantes como Ibéria, Qantas,
British Airways e American Airlines.
As alianças são vistas por estudiosos como
uma estratégia de adaptação ao mundo
globalizado para que as empresas aéreas reduzam custos
e aumentem a cobertura de atendimento. A alta concorrência
no setor também reforça a necessidade dessas
parcerias. Neste ambiente inóspito, alianças
globais se resumem a uma questão de market-share,
literalmente, compartilhamento de mercado.
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