Contribua   Assine   ou Acesse nossa campanha no Apoia-se

Nossos sites

Parceiros

Expediente

Políticas do Portal

Contribua para manter o Parque Nacional Serra da Capivara | Patrimônio Mundial pela Unesco
GERAL CADERNO 1 CADERNO 2 CADERNO 3
CADERNO 4 BLOGS LINKS ÚTEIS METEOROLOGIA

| Dengue, Zika e Chikungunya no Caderno Saúde |
A sociedade mobilizada para vencer essa luta

Instituto Eu Quero Viver
quinta-feira, 11 abril, 2013 10:03

Sabe o Azerbaijão?

Wikipedia
No último ranking de inovação, do World Economic Forum o Brasil ocupa a 49ª posição, atrás do Chile, Azerbaijão e Malta. Investimos menos de 1% do PIB

Sabe o Azerbaijão? É!! Aquele país lá entre a Europa e a Ásia, que dá de cara pra Rússia, para o Irã, a Armênia e afins? Lembra?! Não?! Por quê?

Porque metade da população não é servida de esgoto? Ou porque a sua terra é contaminada por uso indevido de agrotóxicos? Talvez porque muita gente lá morra de doenças respiratórias? Não?! Nada disso?

Então que tal lembrar deles como um país que tem melhor educação que o Brasil? Porque foi isso que mostrou um informe do Fórum Econômico Mundial.

Por causa de uma péssima educação, principalmente em ciências e matemática, o Brasil está inclusive atrasado nas tecnologias. E países como nosso querido Azerbaijão nos superam. Não quero menosprezar aqui o Azerbaijão. Não conheço a região, não conheço ninguém de lá. Não faço idéia de como é a qualidade de vida por lá. Mas tenho certeza que terá um futuro mais promissor que o nosso, já que mesmo com tantos problemas, ainda conseguem oferecer melhor educação.

Enquanto isso, por aqui, estádios são destruídos por torcedores no primeiro jogo, após o investimento de milhões. Queria saber se pacientes destruiriam um hospital, caso o dinheiro fosse gasto com isso. Mas mantendo o foco... Enquanto isso, no país da Copa, a turista é estuprada oito vezes dentro de uma van, enquanto seu namorado é agredido. Enquanto isso, o tomate e a cebola viram piada, porque estão custando praticamente a mesma coisa que o kilo da carne. Enquanto isso, problemas demais para pensar em educação.

O que esperar de um cenário destes? Como tentar fazer algo para seu país, quando neste, a pessoa mais sensata do momento é o próprio Feliciano? Sim, porque ao pedir a saída de João Paulo Cunha e José Genoíno, condenados pelo mensalão e atuais integrantes da bancada da Comissão de Constituição e Justiça, ele está praticamente fazendo um favor ao que resta da imagem ética e coerente do país. Como é que se lida com um país que chegou a esse ponto?

Sinceramente, não sei dizer. Todas as atividades que alcanço como cidadã, exerço com o máximo de vigor possível... Mas às vezes desanima saber que eu represento menos que um legume por aqui. Provavelmente, no Azerbaijão, seria pior, já que sobram fatos sobre vários problemas bem complexos do país. Mas enquanto consigo enxergar fios de esperança de que eles se tornem um país melhor e mais desenvolvido, aqui, que teoricamente somos bem mais desenvolvidos, vejo muito mais chance de regresso e falência. Porque aqui, tudo acontece e nada prevalece. E porque aqui, infelizmente, tudo acaba em pizza. E numa pizza cada vez mais cara. Afinal, que boa pizza não vem cheia de molho de tomate?

Leia outros artigos de Dannie Karam
Dannie Karam tem cinco nomes enormes, mas espalha seus textos com um e meio. Já estudou em dezesseis escolas, morou em quase dez cidades, e já rasgou mais de trezentas poesias. Transita entre oito e oitenta, mas só costuma bater o pé por uma ou duas coisas. Criou com três amigas o Pipoca, Pimenta e Poesia. Vive mergulhada em milhares de folhas amassadas e acha que nasceu pra letras. Odeia esse negócio de números... E aceita assinantes em sua página do facebook

Material jornalístico de uso livre segundo as atribuições específicas de cada fonte exceto quando especificado em contrário. Fotos e textos podem pertencer a autores diferentes, sempre devidamente identificados. Créditos das fotos devem ser preservados. Nenhuma das fontes mantém qualquer vínculo comercial ou de outra ordem conosco. Em caso de dúvida, consulte. Leia também nossos Termos de Uso e Serviço | Preços, prazos, links e demais informações podem sofrer alteração e correspondem ao dia em que o material foi publicado sendo de responsabilidade da fonte original.

Documento sem título
Considere contribuir com nosso trabalho

Últimas no FarolCom

Veja também

FarolCom no Twitter

FarolCom no Pinterest