CaldoQuantico   Holopraxis   CQL   CreSentes   DNAtos   PARCEIROS   EXPEDIENTE   ANUNCIE   PRIVACIDADE E USOS  
   
CAPA | GERAL | CADERNO 1 | CADERNO 2 | CADERNO 3 | CADERNO 4 | BLOGS | LINKS ÚTEIS
Saúde

Socesp Marília preocupada com a qualificação do atendimento a pacientes com doenças cardiovasculares

A Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo Regional Marília (SOCESP) realiza palestra com um cardiologista pioneiro em pesquisa sobre aterosclerose: o professor dr. Protásio Lemos da Luz. Em encontro no Hotel Quality Sun Valley, em 27 de setembro, ele abordará o tema Endotélio, Disfunção Endotelial e Aterogênese.

O endotélio é uma camada interna dos vasos sangüíneos. Quando está normal, permite a circulação do sangue sem que ele coagule. Mas, se há disfunção ou aterosclerose já está estabelecida, a capacidade de dilatação dos vasos diminui drasticamente.

As pessoas que sofrem com essa diminuição, ao longo de um período aproximado de cinco anos, têm um número maior de eventos cardiovasculares. A alteração do endotélio é o primeiro passo para o desenvolvimento da aterogênese.

Há cerca de 15 anos, o grupo de pesquisa do professor Protásio foi um dos primeiros a estudar essa questão no Brasil. Em 2004, vale registrar, produziu o livro “Endotélio e Doenças Cardiovasculares”, com o qual ganhou o Prêmio Jabuti. Na palestra, serão mostradas as situações que levam à alteração do endotélio, além dos avanços em diagnóstico e tratamento.

Segundo o especialista, a disfunção do endotélio pode reduzir o fluxo de sangue para o coração e provocar a morte por enfarte, por exemplo. “Por isso, do ponto de vista de prevenção, é muito importante conhecer a função endotelial, mesmo de um indivíduo jovem”, afirma.

Em sua exposição, o professor Protásio fará um painel completo de quando e para quê indicar uma tomografia de coronária, conforme informa o presidente da Regional de Marília, dr. Paulo Moreira. O exame serve para identificar a presença de lesões coronárias antecipadamente, mas tem custo alto e não está disponível em todos os laboratórios e hospitais.

Mais sobre o endotélio

A descoberta da função do endotélio foi tão importante que rendeu um Prêmio Nobel de medicina. Os pesquisadores perceberam que sua função é alterada quando há qualquer um dos fatores de risco – tabagismo, hipertensão, diabetes, colesterol alto, sedentarismo etc. –, o que indica sua relação direta com a maioria das patologias cardíacas.

A disfunção endotelial é, na maioria dos casos, reversível. O tratamento é feito nos fatores de risco. “Nessa reversão, o paciente precisa dos remédios e sofre uma mudança no seu estilo de vida”, afirma o dr. Protasio.

O evento faz parte da educação continuada da SOCESP, sendo gratuito e, como aborda um tema de interesse geral, esta palestra será aberta não só a cardiologistas, mas também aos neurologistas, cirurgiões vasculares, angiologistas, geriatras e clínicos da região.


Serviço
Data: 27 de setembro de 2008
Local: Hotel Quality Sun Valley
Horário: 9h às 12h30
Endereço: Rua Aimorés, 501, Salgado Filho – Marília – SP
Entrada Franca
Informações/Inscrições: (11) 3179-0044


25/09/2008
Acontece Comunicação e Notícias
Brunna Soares ou Chico Damaso
www.acontecenoticias.com.br
Material jornalístico protegido por direitos autorais - Proibido reproduzir sem autorização expressa dos detentores dos direitos

FarolCom no Pinterest
Brasil no Google Maps
Tudo sobre o HIV e a AIDS
http://www.soropositivo.org 
Meteorologia