CaldoQuantico   Holopraxis   CQL   CreSentes   DNAtos   PARCEIROS   EXPEDIENTE   ANUNCIE   PRIVACIDADE E USOS  
   
CAPA | GERAL | CADERNO 1 | CADERNO 2 | CADERNO 3 | CADERNO 4 | BLOGS | LINKS ÚTEIS
Saúde

APM promove Curso de Atualização em Ortopedia e Traumatologia

Boa parte dos pacientes que procuram ortopedistas reclama de dores no corpo. Entre as principais causas está o desgaste dos ossos com o passar do tempo e as quedas, fatores que ocasionam fraturas.

Em 3 e 4 e outubro, a Associação Paulista de Medicina (APM) tratará desse problema num curso de atualização científica em ortopedia. O diagnóstico, o tratamento de lesões agudas e os quadros degenerativos progressivos crônicos, no joelho, ombro, quadril, pé e punho estarão em evidência para o desenvolvimento profissional e o esclarecimento de médicos.

“A educação continuada é sempre muito importante. O curso concede facilidades e novas técnicas diante de problemas comuns do dia-a-dia dos ortopedistas”, diz um dos coordenadores do evento, o dr. Carlos Górios, ortopedista e prof. adjunto da Universidade de Santo Amaro (UNISA).

Os temas estão relacionados a luxações, lesões, síndromes e quadros mais graves como a osteoartrose, no caso, de joelho e quadril: são quadros degenerativos progressivos, que provocam a destruição da cartilagem articular. Esse quadro, diga-se de passagem, surge como conseqüência de condições como traumas, deformidade da articulação, idade, hereditariedade e postura inadequada.

Entre as novidades a ser apresentadas no curso, outro coordenador, o prof. dr. Walter Yoshinori Fukushima, da Faculdade de Medicina do ABC, tratará da técnica de enxerto de osso vascularizado em casos de pseudoartrose do escafóide (um dos ossos do punho). Esta complicação acontece quando o osso não consolida, decorrente da fratura.

Com o tempo, sem tratamento adequado, os ligamentos se afrouxam e rompem, sendo que, no intervalo de 5 a 10 anos, ocorre a destruição do carpo com a perda do movimento da articulação.

“Quando um paciente chega com dor é fundamental investigar bem, cautelosamente, as causas para um diagnóstico e tratamento corretos. Nesse curso serão ressaltadas as doenças que maltratam as articulações e discutidas as formas para ajudar no diagnóstico”, afirma dr. Walter.

A reunião é direcionada para médicos, ortopedistas e residentes. Para mais informações: (11) 3188-4252


Curso de atualização em Ortopedia
Data: 03 e 04 de outubro
Horário: sexta das 19h30 às 22h e sábado das 08h30 às 12h
Local: Associação Paulista de Medicina
Endereço: Av. Brigadeiro Luís Antônio, 278 – São Paulo – SP
Inscrições: no local
Informações: (11) 3188-4252


26/09/2008
Acontece Comunicação e Notícias
Thais Holanda ou Monica Kulcsar
www.acontecenoticias.com.br
Material jornalístico protegido por direitos autorais - Proibido reproduzir sem autorização expressa dos detentores dos direitos

FarolCom no Pinterest
Brasil no Google Maps
Tudo sobre o HIV e a AIDS
http://www.soropositivo.org 
Meteorologia