CaldoQuantico   Holopraxis   CQL   CreSentes   DNAtos   PARCEIROS   EXPEDIENTE   ANUNCIE   PRIVACIDADE E USOS  
   
CAPA | GERAL | CADERNO 1 | CADERNO 2 | CADERNO 3 | CADERNO 4 | BLOGS | LINKS ÚTEIS
Saúde

CQH promove curso para formação de Examinadores

O programa CQH – Compromisso com a Qualidade Hospitalar, mantido pela Associação Paulista de Medicina (APM) e Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp), promove, em 9 e 10 de outubro, a partir das 8h30, o Curso para Formação de Examinadores para o Prêmio Nacional de Gestão em Saúde (PNGS). Visa a habilitar os participantes a avaliar os sistemas de gestão das organizações, segundo os critérios de avaliação do PNGS.

O curso também possibilita a participação na banca examinadora do PNGS, desde que os alunos sejam considerados aptos pelos instrutores e pelo CQH. Transmite ainda orientações sobre preparação e avaliação de relatórios de gestão e visita a instalações.

É voltado a profissionais da área de saúde em geral interessados em gestão no setor. “A familiarização da metodologia do PNGS permite que os participantes reavaliem suas unidades, aperfeiçoando a gestão”, afirma a administradora hospitalar Ivana Mara Rodrigues da Silva, assessora da Superintendência do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP e coordenadora do curso.

O curso será ministrado pela fisioterapeuta Camila Regina Carreiro, especializada em Administração Hospitalar e Sistemas de Saúde pela Fundação Getulio Vargas; e pela enfermeira Sara Diniz Rubinsztejn Azevedo, especializada em Administração Hospitalar pelo Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e de Pesquisas Hospitalares (IPH).


PROGRAMA

· Apresentação do PNGS e do CQH
· Código de Ética para os examinadores
· Fundamentos de excelência
· Critérios de Avaliação do PNGS
· Exercício de estudo de caso
· Processo e etapas de avaliação
· Preparação do Relatório de Avaliação


PNGS

O Prêmio Nacional da Gestão em Saúde (PNGS) foi criado para estimular organizações da área da saúde a avaliar e buscar melhorias contínuas de seus sistemas de gestão, reconhecendo e premiando as organizações que se destacam pela utilização de práticas de gestão e que apresentam resultados superiores de desempenho.

Concorrendo ao PNGS, além de ter a divulgação e reconhecimento de sua organização, associando-a à qualidade, caso seja premiada, cada participante tem a oportunidade de identificar os requisitos para o melhor desempenho de sua empresa. Comparando-se aos referenciais de excelência, o participante poderá identificar, de forma sistemática, os pontos fortes e aqueles em que há possibilidade de melhoria.

Além dos participantes do CQH, podem se inscrever no PNGS hospitais, laboratórios de patologia clínica, clínicas de especialidades médicas ou de atendimento domiciliar, desde que obedeçam aos seguintes critérios: ter pelo menos um ano de existência, pelo menos 10 profissionais na força de trabalho, registro em seu respectivo CRM e ter CNPJ próprio.

O PNGS conta com o apoio institucional da AMB, APM, Comitê Saúde da Fundação para o Prêmio Nacional da Qualidade, Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo, Universidade Federal do Estado de São Paulo, Hospital das Clínicas da FMUSP e Associação Baiana para Gestão Competitiva. Outras informações (11) 3188-4213 ou [email protected]

CQH
O CQH é um programa de adesão voluntária, cujo objetivo é contribuir para a melhoria contínua da qualidade hospitalar, do local de trabalho dos profissionais de saúde e de atendimento à população.
Mantido pela APM e pelo Cremesp, busca a mudança de atitude e comportamento através do estímulo à participação e à auto-avaliação. O objetivo não é classificar os melhores e os piores estabelecimentos, mas elevar a qualidade do atendimento, intervindo nas práticas de gestão hospitalar, estimulando o uso de indicadores, a avaliação da opinião dos usuários e o foco nos funcionários.
Coordenado pelo dr. Haino Burmester, o programa conta com mais de 180 hospitais participantes, entre públicos, privados e filantrópicos, todos inscritos voluntariamente. Os estabelecimentos são visitados constantemente para reavaliação do Selo de Conformidade.


Curso para Formação de Examinadores para o Prêmio Nacional de Gestão em Saúde (PNGS)
Datas e horários: 09/10, quinta-feira, das 8h30 às 17h3010/10, sexta-feira, das 8h30 às 17h30Local: APM
Endereço: Av. Brigadeiro Luís Antônio, 278 – São Paulo – SP

Vagas Limitadas

Informações e inscrições: CQH
(11) 3188-4213 / 3188-4214


25/09/2008
Acontece Comunicação e Notícias
Material jornalístico protegido por direitos autorais - Proibido reproduzir sem autorização expressa dos detentores dos direitos

FarolCom no Pinterest
Brasil no Google Maps
Tudo sobre o HIV e a AIDS
http://www.soropositivo.org 
Meteorologia