CaldoQuantico   Holopraxis   CQL   CreSentes   DNAtos   PARCEIROS   EXPEDIENTE   ANUNCIE   PRIVACIDADE E USOS  
   
CAPA | GERAL | CADERNO 1 | CADERNO 2 | CADERNO 3 | CADERNO 4 | BLOGS | LINKS ÚTEIS
Saúde

Campanha realizada em seis capitais marca Dia Mundial de Conscientização Sobre a Artrite Reumatóide

A idéia é atender o dobro do número de pessoas em relação ao ano anterior

Uma campanha mundial que no Brasil acontece simultaneamente em seis capitais brasileiras marca o Dia Mundial de Conscientização sobre a Artrite Reumatóide, no dia 12 de outubro. Com o mote “Pense Positivo”, a ação pretende levar informações sobre a doença para mais de quatro mil pessoas em seis importantes capitais: Belo Horizonte, Brasília, Fortaleza, Porto Alegre, Rio de Janeiro e São Paulo, onde acontece a Ação Reumato. Além de solucionar dúvidas com especialistas, a população receberá material informativo e participará de atividades recreativas que incluem oficinas de origami.

Embora já seja possível controlar a doença e oferecer aos pacientes uma boa qualidade de vida, a idéia da atividade é enfatizar a dificuldade que os portadores da artrite freqüentemente encontram para realizar movimentos que exijam esforço das articulações. A campanha é organizada através de uma parceria firmada entre a Sociedade Brasileira de Reumatologia e a Farmacêutica Roche, com a efetiva participação das sociedades locais de reumatologia e associações de pacientes.

As tendas com os monitores e médicos serão instaladas em locais de grande circulação pública das seis regiões: Praça Jornalista Eduardo Couri (BH), Torre da TV (BSB), Avenida Beira Mar (FOR), Parque Marinha do Brasil (POA), Parque Nossa Senhora da Paz e Parque Villa-Lobos (SP). Os especialistas e monitores ficarão à disposição da população para esclarecer informações e tirar dúvidas das 9h às 17h (em São Paulo o horário será das 9h às 15h).

Este é o segundo ano da campanha no Brasil. Em 2007, três cidades brasileiras foram contempladas e duas mil pessoas receberam orientações sobre o problema. “Com o sucesso do ano passado, percebemos que seria importante levar esta conscientização para mais pessoas no País. A artrite é uma doença grave e é preciso ficar atento aos sintomas iniciais para a detecção mais rápida”, afirma a presidente da Sociedade Brasileira de Reumatologia, Ieda Laurindo.

Em São Paulo, há três anos a Sociedade Paulista de Reumatologia realiza a Ação Reumato, movimento que objetiva alertar e esclarecer quanto às diferentes doenças reumáticas. Este ano o evento da capital paulista, que conta com o apoio da Sociedade Brasileira de Reumatologia e patrocínio de diversas indústrias farmacêuticas, se junta às cinco capitais brasileiras para, numa mesma voz, alertar a população sobre a importância do diagnóstico precoce e tratamento da doença. Neste estado o movimento ganhou proporções maiores e, este ano, a Acão Reumato se estenderá para uma cidade do interior: São Carlos.

O Dia Mundial de Conscientização Sobre a Artrite Reumatóide é um movimento que começou na Europa e, aos poucos, ganha proporções mundiais. O objetivo é disseminar as informações relacionadas à doença, que atinge cerca de 1% da população mundial, tanto para portadores quanto para o público em geral. No Brasil, a ação acontece desde 2007e vem crescendo motivada pelo contato com o World Arthritis Day (www.worldarthritisday.org ).

Sobre a artrite reumatóide
A artrite reumatóide é uma doença auto-imune, inflamatória, crônica e progressiva. A inflamação que acomete as articulações pode causar perda progressiva da cartilagem e dano ósseo articular. O quadro é caracterizado por dor articular, limitação dos movimentos e deformidades. Além do comprometimento das juntas, outros sintomas podem ocorrer como fadiga, febre e nódulos subcutâneos, além do importante impacto na qualidade de vida dos pacientes. No Brasil, estima-se que cerca de 1,5 milhão de pessoas seja acometida pela doença, na maioria mulheres em idade economicamente ativa – entre 30 e 50 anos.

Serviço:

Dia Mundial de Conscientização da Artrite Reumatóide
Data: 12 de outubro
Horário: 9h às 17h
Locais:

Belo Horizonte
Praça Jornalista Eduardo Couri
Av. Arthur Bernardes, s/n - são Bento -

Brasília
Torre da TV
Eixo Monumental Oeste

Fortaleza
Avenida Beira Mar – Recuo do anfiteatro

Porto Alegre
Parque Marinha do Brasil
Av. Borges de Medeiros, 2035 - Menino Deus

Rio de Janeiro
Praça Nossa Senhora da Paz
Ipanema

São Paulo – Ação Reumato
Parque Villa-Lobos – Das 9h às 15h


07/10/2008
Rafaela Manzo
Máquina Comunicação Corporativa Integrada
www.maquina.inf.br
Material jornalístico protegido por direitos autorais - Proibido reproduzir sem autorização expressa dos detentores dos direitos

FarolCom no Pinterest
Brasil no Google Maps
Tudo sobre o HIV e a AIDS
http://www.soropositivo.org 
Meteorologia