CaldoQuantico   Holopraxis   CQL   CreSentes   DNAtos   PARCEIROS   EXPEDIENTE   ANUNCIE   PRIVACIDADE E USOS  
   
CAPA | GERAL | CADERNO 1 | CADERNO 2 | CADERNO 3 | CADERNO 4 | BLOGS | LINKS ÚTEIS
Saúde

VII Simpósio Internacional de Sono, XVI Simpósio Brasileiro de Sono e X Congresso Paulista de Sono

Evento alerta a população sobre às doenças do sono e promove a atualização científica dos médicos

A Associação Paulista de Medicina (APM) promove, nos dias 28 e 29 de novembro, o VII Simpósio Internacional de Sono, o XVI Simpósio Brasileiro de Sono e o X Congresso Paulista de Sono. Médicos de diversas especialidades e de distintos pontos do planeta discutirão os aspectos acadêmicos e científicos dos distúrbios do sono, além de seus reflexos no cotidiano dos cidadãos.

Coordenado pelo Dr. Rubens Reimão, presidente do Departamento de Neurologia da APM, o evento pretende atrair neurologistas, psiquiatras, otorrinos, clínicos gerais, odontologistas e psicólogos. “Cada uma dessas áreas tem sua prática relacionada ao sono, mas nem todos os profissionais têm um conhecimento mais profundo sobre o tema”, alerta o Dr. Rubens. “Portanto, os congressos são fundamentais para a difusão do conhecimento de excelência e a qualificação do atendimento”.

Para transmitir as novidades e falar sobre a história e o futuro da medicina do sono, um dos convidados é o neurofisiologista Fructuoso Ayala Guerrero, da Universidade Nacional Autônoma do México.

“O professor Ayala é pioneiro no estudo do sono no México, tem uma experiência muito rica com pacientes, pesquisas e uma visão excepcional em relação à área”, destaca o dr. Rubens.

O aperfeiçoamento do diagnóstico e tratamento das doenças será abordado nas palestras, entre outros temas. Os convidados falarão também sobre medicamentos, novos equipamentos e o avanço das pesquisas.

O simpósio, que já foi um sucesso no ano passado, terá um número ainda maior de especialistas e, segundo o coordenador do evento, o público leigo também aumentará.


Módulos para o público leigo: insônia e narcolepsia

O simpósio conta com módulos abertos ao público, entre eles o painel Narcolepsia: mudanças e estratégias de enfrentamento. A idéia é auxiliar pessoas que passam a vida inteira enfrentando problemas por sentir sonolência diurna excessiva, principal conseqüência do distúrbio. O que essas pessoas não sabem é que são portadoras de uma doença comum e que pode ser tratada.

Outro assunto que será abordado é a Insônia, o sono normal e suas complicações. Como a falta de sono desliga centros do cérebro que controlam emoções, um dos sintomas pode ser a irritação. Ao contrário do que se imagina, muitas vezes essa falta de paciência do dia-a-dia também é uma doença.

A programação para alertar os cidadãos sobre os distúrbios do sono será no dia 29. Como é gratuita, as vagas são limitadas; os interessados devem fazer a inscrição por telefone.


Serviço
Data: 28 e 29 de novembro
Horário: a partir das 8h30
Local: Associação Paulista de Medicina
Endereço: Av. Brigadeiro Luís Antônio, 278 – São Paulo - SP
Informações/ Inscrições: (11) 3188-4252/ 3188-4248


20/11/2008
Acontece Comunicação e Notícias
www.acontecenoticias.com.br

FarolCom no Pinterest
Brasil no Google Maps
Tudo sobre o HIV e a AIDS
http://www.soropositivo.org 
Meteorologia