CaldoQuantico   Holopraxis   CQL   CreSentes   DNAtos   PARCEIROS   EXPEDIENTE   ANUNCIE   PRIVACIDADE E USOS  
   
CAPA | GERAL | CADERNO 1 | CADERNO 2 | CADERNO 3 | CADERNO 4 | BLOGS | LINKS ÚTEIS
Saúde

A experiência de portadores de HIV diante da doença e do tratamento é tema de livro lançado em São Carlos

Obra, editada pela UFSCar, tem autoria de professor do Departamento de Medicina da Universidade

"O HIV, seu Portador e o tratamento anti-retroviral - implicações existenciais" é título de livro lançado pela EdUFSCar neste mês, escrito por Bernardino Geraldo Alves Couto, professor do Departamento de Medicina da UFSCar. A obra expõe e discute as percepções de um grupo de portadores do HIV sobre os significados e as representações da infecção pelo vírus e do tratamento anti-retroviral, além de abordar a forma como eles enfrentam esse fenômenos.

Para produzir a obra, o autor parte do pressuposto de que infecção pelo HIV é um fenômeno existencial, ultrapassando questões de ordem biológica, tecnológica ou epidemiológica, para envolver aspectos políticos, sociais, culturais e antropológicos.

O vírus não afeta somente os infectados, mas também lhes rompe a linha da vida, alteram seus valores e tradições ao interferir na forma de viver e conviver dessas pessoas. Para retratar isto, o livro de Alves Couto reúne portadores de HIV. Na visão dele, as pessoas que já receberam o diagnóstico da infecção pelo vírus têm um saber a mais sobre a existência humana, que serve de instrumento para administrar a ruptura provocada pelo próprio diagnóstico.

Para o autor da obra, as pessoas que prestam assistência aos infectados também precisam se aproximar deste saber para oferecer um cuidado centrado no paciente, mais humanizado e eficaz. De acordo com o autor, conhecer a percepção dos indivíduos infectados pelo HIV fornece subsídios que apóiam esses pacientes no seu processo de reajustamento existencial a partir do impacto do diagnóstico e, conseqüentemente, no processo de adesão ao tratamento anti-retroviral.

A obra é voltada para profissionais de saúde, portadores de HIV e também amigos, familiares e demais cuidadores dos pacientes. O livro tem por objetivo ajudar a compreender o que se passa com os infectados a partir do diagnósticos da presença do vírus.

O livro já está disponível para venda na Livraria da EdUFSCar, que fica na área Norte do campus São Carlos da Universidade, na área externa da Biblioteca Comunitária. Mais informações podem ser obtidas em www.editora.ufscar.br, ou em (16) 3351-8137.

01/12/2008
Gisele Catarina Bicaletto
Informativo da Coordenadoria de Comunicação Social da
Universidade Federal de São Carlos
[email protected]



FarolCom no Pinterest
Brasil no Google Maps
Tudo sobre o HIV e a AIDS
http://www.soropositivo.org 
Meteorologia