CAPA | CIDADES | EVENTOS | ARTIGOS | AÇÕES AFIRMATIVAS | LIVROS | QUALIDADE DE VIDA | AGRO | ESPECIAIS | VIAJAR
VIVER BEM | ENDEREÇOS | VÍDEOS | FOTOS | AUTOS | SAÚDE | CULTURA | EDUCAÇÃO | CIÊNCIA | MEIO AMBIENTE | ENERGIA | LIXO

METEOROLOGIA| QUEIMADAS | SINE | PROCON UBERLÂNDIA | DEFESA CIVIL | CEMIG | DMAE | CEP | CTBC | DETRAN'S | CINEMAS

FALE CONOSCO | EXPEDIENTE | ANUNCIE


Holopraxis - Caminhos para o autoequilíbrio
Saúde
 
 
 
 
 
REPRODUÇÃO
 
   
  Novas imagens, com mensagens muito mais contundentes, certamente terão um efeito ainda melhor  

O bom senso adverte: As embalagens de cigarro fazem mal à Saúde

sábado, 30 maio, 2009 15:32

Por Paula Johns, diretora-executiva da Aliança de Controle do Tabaco

A lei 10.167/2000 tornou proibida a propaganda e promoção de produtos derivados de tabaco em TV, rádio, jornais, revistas e outdoor, restringindo essas ações aos pontos de venda.

Desta época até agora, as técnicas de atração para o produto nos pontos de venda sofisticaram-se muito, assim como as embalagens de cigarros. O ponto de venda é privilegiado para a publicidade, pois é o momento onde o consumidor está com o dinheiro nas mãos, pronto para efetuar uma compra. Ali é onde ele tem o poder de escolher como usar seu dinheiro e o apelo imediato é muito forte. Um produto bem posicionado e com uma publicidade atrativa é capaz de conquistar o consumidor no ato. Esse é o caso dos displays para cigarros.

Aqui no Brasil, além dos fabricantes usarem displays criativos, com formas coloridas e referências a esportes, moda, música, temos observado um incremento na exposição e oferta de produtos promocionais que despertam interesse dos jovens em bancas de jornal, postos de gasolina, padarias e lanchonetes.

A parte mais pesada de um orçamento de uma campanha de publicidade é a veiculação em mídia, especialmente TV, e esses valores sobem muito se a campanha for nacional.

Surpreende, então, saber que desde o início da década as verbas para marketing da indústria do tabaco tiveram um aumento considerável, mesmo sem haver anúncio nos meios de comunicação? Não, porque as empresas de cigarro passaram a apostar nas embalagens e nos pontos de venda.

A embalagem dos produtos de fumo é parte da publicidade, seu principal veículo de comunicação com o consumidor. Em razão disso, os fabricantes de cigarro têm investido cada vez mais em embalagens sofisticadas com o objetivo de atingir o público jovem e, muitas vezes, infanto-juvenil. Além das embalagens atrativas, os fabricantes usam outros produtos, junto com o cigarro, para torná-las ainda desejadas, como isqueiros, mochilas, bases para IPod, relógios digitais, xícaras etc. Evidentemente, esses itens vêm embalados em caixas transadas, coloridas, por preços módicos, o que estimula o consumo de cigarros principalmente entre os jovens.

Países como Austrália e Canadá têm políticas públicas de saúde muito interessantes no que diz respeito às embalagens. No Canadá, é proibida a publicidade de cigarros nos pontos de venda, os produtos não ficam à mostra e as embalagens têm advertências de ambos os lados. Na Austrália, 14 mensagens de advertência são trocadas a cada 12 meses, permitindo uma constante informação ao usuário sobre os males do cigarro.

No Brasil, depois de estudos que atestaram a validade das mensagens para diminuir o consumo – atualmente o país tem cerca de 16% de fumantes, de acordo com a última pesquisa do Ministério da Saúde – estão para entrar em vigor novas imagens, com mensagens muito mais contundentes, que certamente terão um efeito ainda melhor. A indústria do tabaco, como sempre faz quando se melhoram políticas públicas de saúde, tenta impedir essas advertências na Justiça, alegando que são metafóricas.

Vale lembrarmos que durante todos os anos em que lhe foi dada permissão para anunciar, esta indústria foi das mais hábeis em fazer todo tipo de metáfora para vender cigarros para mulheres independentes, jovens que queriam ser diferentes dos outros, deixar sua marca na vida, homens que queriam sucesso...Por que atrasam o processo agora?

Acontece Comunicação e Notícias
www.acontecenoticias.com.br


outros destaques:

Saúde

Dia Mundial sem Tabaco 2009

Últimas no farolcomunitario.com.br

Farol Comunitário Blog vol.02

Brasil no Google Maps